Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Saiba como reagir em caso de emergências no metrô

[GLAUBER SILVA] Muito provavelmente quem mora ou visita Toronto já se perguntou como funciona aquela barrinha de emergência amarela presente nos trens que compõem a linha de metrô da cidade. Pouco provável é que alguém tenha imaginado algo mais absurdo que eu: alguma coisa bem próxima a cenas de filmes hollywoodianos, com direito a SWAT, esquadrão antibomba, bombeiros, luzes piscando, cortina de gás etc.

Mas, de fato, não é nada disso. Se você, assim como eu, é novo na cidade, aqui vão algumas informações que podem ser valiosas.

Uma delas é, nunca, em hipótese alguma, pressione a barra amarela a não ser que realmente seja uma emergência. Entende-se por emergência as situações em que normalmente se discaria o 911 (número da emergência aqui no Canadá). Ou seja, quando algum passageiro for visto inconsciente, quando for vítima ou presenciar algum crime ou avistar fogo no vagão, deve-se acionar a barra de emergência, que emitirá um sinal sonoro e o trem irá parar na estação seguinte, onde haverá atendimento médico, auxílio da força policial ou do corpo de bombeiros à espera.

É importante saber que, se a barra de emergência for acionada indevidamente, poderá haver uma multa de até $500.

Outra dica de segurança que considero importante é a respeito do que deve ser feito se houver alguém caindo nos trilhos. Nessa situação a força elétrica deve ser cortada.

Em todas as estações, no final de cada plataforma, existe uma luz azul indicando o local onde pode ser feito o corte da energia. Lá você deverá pressionar um botão que vai liberar o acesso a um telefone. O próximo passo é seguir as instruções para efetuar o corte de energia, o que irá parar o trem e certamente impedir uma tragédia.

Corte de energia

Pronto, essas foram duas dicas que podem fazer a diferença entre salvar vidas e pagar uma multa de $500, o que daria para pagar uma viagem de ida e volta até Niágara, fazer compras num outlet em Vaughan, conhecer a CN Tower, assistir a um jogo dos Raptors e ainda sobrar algum dinheiro para o cachorro-quente!

Quer entender melhor? Dá só uma olhada no vídeo abaixo:

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo