Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Lei de revogação de cidadania gera polêmica no Canadá

Se você não nasceu no Canadá, ou até mesmo nasceu aqui, mas tem uma outra nacionalidade, e já obteve a sua cidadania canadense, agora você faz parte do grupo da “dupla cidadania” – e por causa do Bill C-24, você pode perdê-la. Mas, o quê é esse tão polêmico Bill C-24?

Aprovado no dia 11 de junho deste ano, o Projeto C-24 permite ao governo canadense revogar a cidadania daqueles com as características acima, ou seja: quem não é canadense mesmo. A medida, segundo o governo, visa coibir certas práticas ilegais. Contudo, a ação só viria a efeito em alguns casos bem específicos.

Os quais:

  • Caso a pessoa tenha obtido sua cidadania por meios fraudulentos;
  • Caso a pessoa tenha servido (ou sirva) em alguma organização armada que atacou, ou venha a atacar, o Canadá;
  • Caso a pessoa seja condenada por traição nacional, espionagem ou condenado à prisão perpétua;
  • Caso a pessoa seja condenada por terrorismo em terras canadenses ou internacionais, ou tenha sido condenada a mais de 5 anos de prisão.

Os motivos parecem sensatos. Porém, dentre as muitas controvérsias causadas pela lei, está o fato de que quem decidirá pela cassação da cidadania será o Ministro (ou Delegado) da Imigração e Cidadania e não uma corte federal. Grupos civis e até a Anistia Internacional alegam que é insensato alguns serem considerados “menos” canadenses do que outros.

A verdade é que esses “alguns” de dupla cidadania já somam milhões de pessoas de inúmeras origens. É mais uma questão sobre o que é o imigrante que vem a debate. O Governo está fazendo sua propaganda e já disponibilizou um infográfico sobre o tema. Mas, acreditamos que terá que se explicar um pouco mais.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo