Lazer
Empresário cria super maquete de Toronto
Imagine ter a CN Tower, o mercado St. Lawrence, a Union Station e até mesmo o Rogers Centre dentro da sua casa. Melhor ainda, imagine ter Toronto quase inteira dentro da sua casa. Pois o empresário Jean-Louis Brenninkmeijer já vem montando a sua Toronto há um bom tempo e do jeitinho que ele quer.
O estimado senhor Brenninkmeijer (que nem sei como pronuncia esse nome) é descendente de uma das famílias mais ricas da Europa, cujo patrimônio foi estimado em cerca de US$29 bilhões. No Canadá ele faz investimentos em energia eólica e hídrica em uma das empresas da família, e no tempo livre dedica-se à sua paixão pessoal: criar uma maquete “quase perfeita” de Toronto.
A brincadeira chamada “Nossa Casa e Terra em Miniatura” já dura anos e consumiu uns $2 milhões do bolso do senhor Jean-Louis B., e estamos falando só de Toronto. Ele tem projetos de construção para Ottawa, Vancouver, algumas coisas do Norte de Ontário e Hamilton, que já começaram a ser construídos.
Embora pareça um tanto excêntrico, o senhor “Na-Terra-de-Gulliver” tem planos de dividir suas criações com estudantes e turistas, para fins de estudos urbanísticos, arquitetônicos ou curiosidade mesmo, numa possível exposição futura. É um vasto campo de detalhes a serem observados, de fato. Afinal de contas, ele contratou especialistas para cuidar de cada particularidade das cidades.
Por exemplo: o Rogers Centre foi construído com um teto retrátil (custo: apenas $50.000), a Union Station foi desenhada em sua arquitetura original, o Air Canada Centre tem até uma mini torcida Maple Leafs e tudo mais, além dos pátios da Distillery, da 401 e da Gardiner com trânsito fluindo tranquilo, sem contar as eternas construções que fazem parte de Toronto. Lembremos que o Canadá é o 2º maior país do mundo, haja cidadezinhas!