Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Liberais reduzem idade que qualifica idosos para receber pensão de segurança na velhice

O primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou recentemente a redução da idade mínima necessária para participar do programa Pensão de Segurança na Velhice — Old Age Security (OAS).

“Vamos manter a idade mínima de aposentadoria em 65”, disse Trudeau. “A forma como cuidamos daqueles que são mais vulneráveis em nossa sociedade é muito importante.”

Disse, ainda, que seu antecessor, Stephen Harper, errou ao mudar a elegibilidade da OAS de 65 para 67 anos. Harper aumentou a idade mínima no orçamento de 2012, que seria efetivada em 2023.

Trudeau afirmou que a ideia de Harper, de aumentar em dois anos a idade de aposentadoria, foi “uma solução simplista para um problema complexo que não iria funcionar.”

Como funciona

A OAS é financiada pelo governo do Canadá e, para qualificar, basta ter 65 anos ou mais, ser um cidadão canadense ou residente legal no momento de aprovação da OAS, e ter morado no Canadá por pelo menos 10 anos após ter feito 18 anos. Os fatores de elegibilidade são diferentes para idosos que não moram mais no Canadá.

Além da OAS, o Canadá também oferece outros três benefícios para idosos:

  • Suplemento de renda garantido (Guaranteed Income Supplement) — Se você mora no Canadá e possui baixa renda, um valor mensal pode ser adicionado a sua OAS.
  • Mesada (Allowance) — Se você tem entre 60 e 64 anos e seu cônjuge ou parceiro common-law está recendo OAS e é elegível para receber o Guaranteed Income Supplement, pode ser que você qualifique para receber esse benefício.
  • Mesada de Sobrevivente (Allowance for the Survivor) — Se você tem entre 60 e 64 anos e é viúvo, pode ser que você qualifique para receber esse benefício.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Fernanda Thiesen

Fernanda é carioca, publicitária, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá, e web designer no SiteToaster.co. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Dinheiro

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo