Vistos e Imigração
Governo canadense quer realizar mudanças na lei da cidadania
O Canadá está cada vez mais perto de implementar novas medidas que permitirão a imigrantes solicitar a cidadania canadense mais rápido e facilmente do que através do processo atual. A mudança da Lei da Cidadania é considerada uma prioridade na agenda legislativa do novo governo Liberal.
O presidente do Comitê de Imigração da Câmara, MP Borys Wrzesnewskyj, disse este mês que espera que o projeto de lei, conhecido como C-6, seja aprovado a tempo para o Dia do Canadá, dia 1 de julho.
Isso teria grande relevância simbólica, já que os canadenses têm orgulho de sua cidadania e dos direitos e liberdades que ela oferece.
Entre as alterações propostas está a redução do tempo mínimo pelo qual os residentes permanentes devem viver no Canadá a fim de se tornarem elegíveis para aplicar para a cidadania, passando de 4 a 6 anos (atualmente) para de 3 a 5 anos.
Além disso, se a mudança for implementada, certos candidatos que passaram algum tempo no Canadá com status temporário serão capazes de considerar uma parte deste tempo para a exigência de 3 anos.
As alterações propostas também revogarão a provisão de intenção de residência –que exige que os candidatos tenham a intenção de residir no Canadá caso seja concedida a cidadania–, e requisitos de competência linguística para determinados candidatos.
Inclusive, a nova legislação pretende revogar uma disposição controversa, que revogou a dupla cidadania de cidadãos canadenses condenados por terrorismo, traição ou espionagem.
“O desejo do público –canadenses e potenciais imigrantes, igualmente– é por um Canadá aberto, positivo e acolhedor. É ótimo ver o novo governo tomar a iniciativa sobre essa questão poucos meses após assumir o cargo”, disse o advogado David Cohen.
Fonte: CICNews