Saúde
Check-ups anuais não mais serão oferecidos pelo sistema de saúde canadense
No dia 1º de junho, Quebec mudou as regras do seu sistema de saúde e não mais oferecerá check-ups anuais para todos acima de 5 anos de idade. A província se juntou a cinco outras províncias que já fizeram tal mudança, dentre elas Ontário e Colúmbia Britânica.
A mudança segue orientação da Associação de Médicos e Cirurgiões, que não vê indícios de que check-ups anuais melhorem a saúde da população ou ajudem a prevenir doenças. Eles afirmam que é desperdício de dinheiro e recursos ficar fazendo consultas e testes em indivíduos saudáveis. A mudança visa abrir espaço no sistema para aqueles que estão doentes e precisam ver um médico.
Se você está considerando viver no Canadá, é bom saber que o sistema de saúde é 100% público –algumas coisas como dentista, fisioterapeuta, psicólogo e oftalmologista não são cobertas e há diferenças entre as províncias. Há muitas vantagens e desvantagens em tal sistema. A vantagem mais óbvia é a sua gratuidade. A maior desvantagem é a perda do controle sobre a sua saúde. Aqui você não faz o que quer, quando quer porque está pagando. Se você está acostumado e gosta de fazer check-ups anuais com aquela batelada de exames à brasileira, talvez o Canadá não seja a melhor opção para você.