Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Lei propõe construção de calçadas mesmo contra vontade de moradores

Acredito que todos aqui já se pegaram andando por uma calçada quando de repente… fim. Não mais calçadas. Algumas vezes, grama; algumas vezes, terra; algumas vezes, sua única opção é atravessar e continuar sua caminhada do outro lado da rua, havendo calçada por lá. Mas, isso pode mudar. Tramita em Toronto uma lei que obrigará a construção de calçadas onde até então só tinha um gramado lindo.

A proposta visa a trazer mais segurança para os pedestres, para que não tenham que caminhar pela rua, ou mesmo terem dificuldades de continuar o seu trajeto. O que se aplica principalmente à questão da acessibilidade, tendo o Ato de Acessibilidade de Ontário entrado em vigor no dia 1º de janeiro deste ano. “Calçadas deveriam ser consideradas como necessidade básica dos pedestres”, disse Nancy Smith Lea, diretora do Centro de Transporte Ativo de Toronto.

Parece até irreal, mas 1/3 das ruas de Toronto não possuem calçadas, principalmente nos subúrbios da cidade. Além disso, muitos moradores são anti-calçadas. Preferem deixar um gramadinho ou sei lá o quê. Porém, imagine um cadeirante nesta situação. “Em casos como este, não temos nem que questionar o morador se podemos ou não colocar uma calçada ali”, disse Fiona Chapman, coordenadora municipal de projetos para pedestres.

No mínimo um lado da rua terá calçadas. Não será uma luta fácil para os defensores dos pedestres. Há muita resistência. Espera-se, contudo, que o projeto seja aprovado e logo aplicado juntamente com as reformas das ruas. As calçadas de Toronto, em sua maioria, são bem conservadas, sem muitos buracos e ainda tem-se a vantagem da cidade ser bem plana. Vamos torcer para que as dificuldades de locomoção sejam só por causa da neve e não por falta de calçada.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo