Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Um em cada cinco adolescentes canadenses já pensou em suicídio

Os números são alarmantes e preocupantes. Reais, infelizmente. Muitos chegam a concretizar o ato, para tristeza de familiares e amigos. As causas são diversas, porém as motivações têm sido levantadas pela organização Kids Help Phone, visando diminuí-las. E a ajuda de todos é fundamental nesta hora.

Foram entrevistados cerca de 1.300 adolescentes entre 13 e 18 anos sobre o tema. 22% revelou ter pensado em tirar a própria vida no último ano, sendo que metade deles tinha inclusive um plano para isso. “Temos que conversar sobre o assunto e buscar soluções para prevenir uma realidade trágica como esta”, disse Alisa Simon, vice-presidente da Kids Help Phone.

E os números ainda revelam que as meninas tendem mais ao suicídio – 67% contra 33% entre os meninos. Sendo que metade deles não chegam a falar com ninguém sobre suas intenções. Os motivos geralmente estão relacionados à violência doméstica ou escolar, autoimagem e dependência química, além do fator “volta às aulas” e todo o estresse envolvido nisto.

A internet tem se mostrado uma faca de dois gumes: pode funcionar tanto para o bem quanto para o mal. Muitos destes adolescentes procuram se informar sobre o assunto na web e acabam se conectando com outros que têm a mesma tendência que eles. O lado positivo é que, muitas vezes, encontram ajuda justamente nos momentos mais tensos, difíceis e decisivos. É aí que estas organizações querem atacar, ou pelo menos começar: entender o comportamento deles e criar um diálogo amigo. Muitas vezes isto basta.

Estudos revelam que a mídia deve silenciar sobre casos efetivos de suicídio, evitando uma reação em cadeia. Mas, eles têm acontecido. Para ajudar estancar esses números, divulguem o Kids Help Phone (1-800-668-6868), conversem com o conselho da escola de seus filhos para levar o KHP para falar sobre o assunto ou até mesmo voluntarie por lá. Às vezes, uma pequena atitude pode mudar o rumo de uma vida.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo