Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Por que mulheres pagam mais por café do que homens, numa mesma cafeteria?

Também não sei. Aliás, sei sim. Num belo dia de verão, uma cafeteria de Toronto resolveu cobrar mais caro das mulheres por cada cafezinho do seu cardápio. Uma mesma xícara de café: $2.75 para os homens e $4.25 para as mulheres. Mas, por que tanta misoginia peluda no coração? A ação fazia parte de uma campanha chamada #FightPinkTax – pra mostrar que café é apenas a ponta do iceberg dos preços diferenciados para eles e para elas.

Shampoos. Você já reparou nos títulos dos shampoos femininos e dos masculinos? Femininos: “Shampoo Ação Total Plus para Cabelos Semi Cacheados Secos Pela Manhã Com Pontas Bifurcadas Ao Leste do Himalaia”. Masculinos: “Shampoo”. Preço: Feminino, $7 e o Masculino, $3. Seria o nome do shampoo a causa dessa discrepância monetária? Isto é só um exemplo de diversos produtos, com uma mesma função para ele e para ela, mas com valores (e nomes) bem diferentes para os dois.

Uma empresa chamada ParseHub analisou 3.191 produtos que atendem tanto eles quanto elas, e o valor pago pela mulherada ficou bem acima da ala masculina. Em geral, as mulheres pagam 6% a mais do que os homens em produtos básicos, como: sabonetes, desodorantes, shampoos, cremes, lâminas etc. Desodorante pra homem é $6.85, pra mulher, $10.42. Calma, ainda não é a hora de queimar os sutiãs. Ainda mais com o preço que tá um sutiã!

prices-oi

Se você dividir o preço pelas quantidades, a coisa piora. Angelina Fomina, da ParseHub, diz que o marketing por trás dos produtos femininos é um dos culpados, isso tem um preço. É uma foto a mais, é uma cor a mais, é um detalhe a mais – é dinheiro a mais. As meninas da #FightPinkTax dizem que a diferença chega a $2,000 ao ano! Por isso, as campanhas pra dar um “oiiii, tá certo isso?”. Eu acho que não. Mas, espero que a igualdade desça aos preços masculinos, e não o contrário.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo