Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

O que é Experiência Canadense e qual sua importância?

Todo aquele que adota o Canadá como residência permanente e pretende entrar no mercado de trabalho enfrenta dificuldades naquilo que é denominado Experiência Canadense. No que consiste esta prática? O que vem a ser esse conhecimento?

Experiência Canadense é o conjunto de habilidades adquiridas através de conhecimento prático e teórico. São ferramentas fundamentais para o sucesso e reconhecimento profissional daquele que emigra. Entenda:

  • Prática da língua inglesa: falar, escrever, pronúncia, seja na comunicação formal ou informal;
  • Noções básicas da legislação canadense, considerando as exigências profissionais e práticas de socialização;
  • Aprendizado das práticas utilizadas pelo sistema canadense de trabalho;
  • Habilidade para absorver a cultura do mercado de trabalho canadense;

Informação e dedicação

Gostaria de dividir algumas recomendações para todos que irão enfrentar o desafio da “Canadian Experience”. São elas:

  • Busca de informações relativas à profissão e ao mercado onde deseja atuar. Contatos com quem trabalha na área, associações de classe e boards que regulam a profissão são importantes para o entendimento das exigências profissionais de trabalho no Canadá.
  • Aprender a terminologia da indústria onde pretende atuar. Os jargões (jargons) utilizados na indústria canadense podem ser diferentes daqueles da sua indústria de origem.
  • Escrever o rèsume (equivalente ao que chamamos de currículo no Brasil) no formato adequado à prática canadense. Profissionais de Recursos Humanos e empresas de recrutamento selecionam résumés de candidatos a emprego e utilizam modernas técnicas de seleção. Se o rèsume do candidato não for feito com conteúdo adequado, a eliminação é certa.
  • Informações no rèsume que são consideradas importantes no país de origem podem ser dispensadas no Canadá. A objetividade para o cargo pretendido deve ser priorizada e dados pessoais específicos eliminados, como idade ou quantidade de filhos, por exemplo. O foco está na experiência profissional.
  • Nem todas oportunidades de trabalho são anunciadas nos sites das empresas de recrutamento. Posições são muitas vezes preenchidas, através da referência de colegas, mentores, ou visita aos sites das empresas. O relacionamento (networking) é muito importante na escola, nas associações de classe e nos locais de treinamento (co-op). A busca, via internet, das empresas da indústria pretendida, é também uma ação recomendada aos candidatos a emprego.
  • Todo aquele que chega ao Canadá deve passar a frequentar as job-fairs (feiras de trabalho), participar de workshops relacionados à profissão e fazer trabalhos voluntários. O trato com aqueles que o cercam na comunidade é uma forma de ampliar o networking. É importante mostrar capacidade de relacionar-se em grupo.

Pense em alternativas

Muitas vezes o candidato a emprego não consegue trabalho na profissão obtida originalmente no país de origem. Por isso, estudar para obtenção da designação exigida para a profissão é uma alternativa. Ser humilde e estar disposto a dar alguns passos para trás e recomeçar numa posição inferior, mas dentro da indústria de interesse é, muitas vezes, um movimento estratégico. Outra alternativa é a mudança de profissão, buscando cursos profissionalizantes em áreas onde a demanda por mão de obra seja grande.

Não há atalhos

Buscar orientação com mentores adequados e confiáveis é um bom caminho. Eles poderão orientar aqueles que chegam ao Canadá na busca da “Canadian Experience”. Não acredite em promessas ou ofertas de “facilitadores”. Siga sempre as normas canadenses. Não há “atalhos” ou “caminhos mais fáceis”. Experiência é adquirida, é uma conquista.

Avatar photo

Roberto Calfat é sócio da Loonie Canada, uma empresa canadense que nasceu do desejo de criar uma rede de suporte e atendimento que não ficasse limitado às necessidades burocráticas e logísticas dos clientes. A Loonie Canada trata de cada intercâmbio, viagem, expatriação ou processo de imigração, como grandes projetos de vida que devem ser gerenciados com seriedade e profissionalismo. Clique nos ícones abaixo para saber mais sobre a Loonie.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo