Notícias
Canadá tem novo ministro da Imigração
Ano novo, tudo novo. Ou quase tudo, em boa parte dos gabinetes do Trudeau. Um deles, em especial, o da Imigração, Refugiados e Cidadania, está de cara nova – é a de Ahmed Hussen. O mais novo ministro da Imigração do Canadá assume o lugar deixado por John McCallum, que foi parar na China, como embaixador do país. Mas, quem é Ahmed Hussen?
Ahmed é o primeiro somaliano a alcançar um cargo político na esfera federal. Chegou no Canadá como refugiado em 1993. Ele tinha 16 anos. De lá pra cá, foi se envolvendo aqui e ali em serviços sociais, ajudas comunitárias, representando seu país e também nos cargos públicos, sendo o último em Toronto, como representante da Regent Park.
Suas formações, experiências e história marcam seu estilo de liderança: “Vou trazer comigo minha experiência como um imigrante no Canadá, mas também como um advogado de imigração. Vou trazer anos e anos de trabalho como ativista comunitário, de organizador de comunidades e de advogado dessas pessoas”, disse Ahmed.
O mais novo ministro se destaca pelo seu jeitão natural de liderar e também seu orgulho do Canadá, principalmente quando o assunto é “refugiados”, como ele.
Tendo em vista sua formação acadêmica em Criminalidade, Imigração, Direitos Humanos e Refugiados, tudo indica que ele dará conta de sua nova agenda. Na pauta: 300 mil novos imigrantes para 2017 e Estados Unidos pós-Obama. Tomara que o Brasil também esteja na lista.