Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Taxa para solicitação da cidadania canadense triplica e procura despenca

Tornar-se cidadão canadense já não é a coisa mais fácil do mundo, daí resolvem aumentar o valor das taxas de aplicação, e a coisa fica bem difícil pra muita gente. Reflexo disso é o declínio de quase 50% dos pedidos. Então, se você é um daqueles que pretende conseguir o tão sonhado passaporte canadense, acho melhor começar a guardar alguns dólares, porque você vai precisar.

A queda de pedidos é significativa. Pra se ter uma ideia: em 2015, cerca de 112 mil pedidos fora efetivados no Ministério da Imigração e Cidadania. Um ano depois, esse número despencou para uns 56 mil. Também, entre 2014 e 2015, a taxa deu um pulo de $100 para $530, e em 2016 fechou a $630. “Algo nessa faixa de valor chega a ser até proibitivo para algumas famílias”, disse Andrew Griffith, da Imigração.

“Uma taxa ideal seria em torno de $300”, ele diz. Para Griffith, a fama do Canadá no incentivo à imigração, bem como à cidadania, teriam que ser consideradas nesta hora. Já os defensores dos valores atuais dizem que as taxas estão abaixo das praticados pela Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra, e sobretudo os custos destes processos serem altos.

Muitos aguardam a votação da Bill C-6, uma lei que pretende facilitar algumas coisas nos processos de imigração e também de cidadania, entre elas até um possível financiamento destes valores todos e talvez a criação de um pacote família, pra que todo mundo da casa já pegue sua cidadania de uma vez só, pagando uma taxa bem mais baratinha no combo Canadá.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo