Vistos e Imigração
Taxa para solicitação da cidadania canadense triplica e procura despenca
Tornar-se cidadão canadense já não é a coisa mais fácil do mundo, daí resolvem aumentar o valor das taxas de aplicação, e a coisa fica bem difícil pra muita gente. Reflexo disso é o declínio de quase 50% dos pedidos. Então, se você é um daqueles que pretende conseguir o tão sonhado passaporte canadense, acho melhor começar a guardar alguns dólares, porque você vai precisar.
A queda de pedidos é significativa. Pra se ter uma ideia: em 2015, cerca de 112 mil pedidos fora efetivados no Ministério da Imigração e Cidadania. Um ano depois, esse número despencou para uns 56 mil. Também, entre 2014 e 2015, a taxa deu um pulo de $100 para $530, e em 2016 fechou a $630. “Algo nessa faixa de valor chega a ser até proibitivo para algumas famílias”, disse Andrew Griffith, da Imigração.
“Uma taxa ideal seria em torno de $300”, ele diz. Para Griffith, a fama do Canadá no incentivo à imigração, bem como à cidadania, teriam que ser consideradas nesta hora. Já os defensores dos valores atuais dizem que as taxas estão abaixo das praticados pela Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra, e sobretudo os custos destes processos serem altos.
Muitos aguardam a votação da Bill C-6, uma lei que pretende facilitar algumas coisas nos processos de imigração e também de cidadania, entre elas até um possível financiamento destes valores todos e talvez a criação de um pacote família, pra que todo mundo da casa já pegue sua cidadania de uma vez só, pagando uma taxa bem mais baratinha no combo Canadá.