Siga-nos

OiCanadá

Educação

Canadá é o 2º no mundo em nível de escolaridade e a “culpa” é dos imigrantes

O Canadá é um dos países com maior nível de escolaridade do mundo, mas deve o título em grande parte à imigração. Um considerável número de newcomers já chega ao país com diploma universitário. Além disso, um relatório do Departamento de Imigração descobriu que 36% dos filhos dos imigrantes se formam em universidade — 12% a mais que a média dos canadenses natos.

Os números, segundo os especialistas, têm a ver com dois fenômenos.

O primeiro é a repetição de um padrão. No mundo todo, filhos de quem tem título universitário tendem a seguir os passos dos pais.

Além disso, tudo indica que os imigrantes são também mais exigentes quanto à escolaridade das suas crias. Mesmo os que só têm high school pressionam e se esforçam para que seus filhos sigam estudando.

Por outro lado, uma surpresa: por aqui o nível de renda parece não ter impacto sobre o nível de escolaridade. Mesmo quem não tem uma renda alta consegue finalizar o terceiro grau.

A mesma facilidade, no entanto, não é encontrada na minorias visíveis porque o racismo muitas vezes ainda é uma barreira, em especial para os afrodescendentes.

De todo modo, no topo da pirâmide dos diplomados que são filhos de imigrantes estão os chineses e os indianos. Depois vêm os filipinos, os descendentes dos países do leste europeu e, enfim, os latino-americanos e caribenhos, que se encontram, de fato, empatados com o pessoal canadense.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, uma entidade que reúne 35 países, apontou o Canadá como o segundo país com o maior número de pessoas com diploma universitário do mundo. Com 60% da sua população devidamente diplomada, o país perde apenas apenas para a Coréia. Tudo muito diferente do Brasil onde o diploma universitário cobre apenas 11% da população.


3 Comentários

3 Comments

  1. Estou fazendo engenharia mecânica

  2. Ikaro Tenorio de Barros brandao

    20/fev/2018 at 09:26

    Gostaria muito de trabalhar no canada

  3. Pedro

    19/fev/2018 at 11:45

    Nesta hora o diploma do imigrante vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Posts Populares

Topo