Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Novas multas no TTC

Desde segunda-feira, se alguém for pego colocando os pés em assentos de ônibus ou metrô, pode levar multa. Veja quais outras grosserias que podem causar dor no bolso daqueles que não se comportarem ao usar sistema de transporte público de Toronto.

No ano passado, o TTC aplicou mais de 5 mil multas em usuários, representando C$600,000 para os cofres da empresa. As ofensas mais comuns foram entrar em estação sem pagar, fumar, a falta de pagamento integral da tarifa e jogar lixo. Com a entrada em vigor das novas, e também das atualizadas leis internas, do Toronto Transit Commision, que ocorreram essa semana, os policiais especiais têm mais poder para multar e os valores não são pequenos.

A pessoa que não pagar a tarifa correta levará multa de C$195. O mesmo valor serve para quem for pego fumando dentro de qualquer propriedade do TTC. A diferença é que, por fumar no lugar errado, é cobrada uma sobretaxa de C$35, a chamada victim fine surcharge, uma espécie de valor administrativo. Já a pena por usar tokens ou passes falsificados, ou ainda desenhar bigodes, grafitar ou fazer qualquer marca em material de propaganda, sai por C$345 e ainda sobretaxa de C$75.

Os policiais do TTC também podem aplicar multa para quem se recusar a mudar de assento para dar lugar a uma pessoa mais velha ou com deficiência, para quem se deitar em uma fileira de assentos e por obstrução de portas. Agora também é lei que os usuários devem escutar fone de ouvidos com volume moderado, a ponto de não incomodar os vizinhos. É tudo uma questão de ser educado.

Esses funcionários e policiais municipais continuarão a educar e alertar os passageiros sobre as leis revisadas e suas penalidades, mas estarão prontos a aplicar multas quando necessário.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

8 Comentários

8 Comments

  1. Julinho

    27/out/2009 at 19:16

    Sou de Belo Horizonte (Brasil) e estive em Toronto de 12 a 26 de outubro.
    Amei essa cidade cosmopolita, com tantas pessoas do mundo inteiro se respeitando (asiáticos, portugueses, gregos… entre muitos), a relação equilibrada entre pedestres-bicicletas-veículos, a natureza dialogando com o espaço urbano.
    Fiquei um pouco impressionado (negativamente) com certas coisas em Toronto. Listando:
    – ônibus-streetcars-metrôs sujos
    – copos descartáveis sendo deixados em quaisquer lugares (sendo que existem MUITAS lixeiras ENORMES, diferentemente daqui
    – enorme quantidade de cartazes em postes e caixas de correio (aqui em Belo Horizonte quase já não temos esse mal)

    Espero que Toronto consiga banir esses males do seu ambiente urbano.

    Um abraço.

    Julio

    • Evandro

      12/mar/2011 at 10:43

      O Juninho comentou algo que puder perceber quando estive em Toronto em 2007, realmente o que mais impressiona negativamente é a sujeira dentro do Metrô, onibus e street car, no mais á cidade é espetácular, lógico que não é perfeita, mas podiamos aprender muito com esta cidade, como transporte desconplicado e fácil de usar, um único cartão e vc se movimenta por quase toda a cidade…um dia SP vai chegar neste nível…abrços Evandro

  2. Fernanda

    16/out/2009 at 15:25

    nao li nada a respeito do lixo, e quem suja ou deixa jornal no metro?

    • Christian Pedersen

      16/out/2009 at 16:08

      Não existe informação específica sobre valor de multa em relação ao lixo ou a quem suja o metrô, mas a nova versão do TTC By-Law No.1, diz:

      3.20 No person shall litter or deposit any household, industrial or commercial waste in or on TTC property, unless otherwise authorized.

      3.21 All waste, litter and refuse, including recyclables, shall be placed in the proper containers for such purpose located on TTC property.

  3. Fernanda Thiesen

    15/out/2009 at 18:59

    Como o Rio de Janeiro (pelo menos a zona sul) é limpo se comparado a TO…

  4. Sobek

    15/out/2009 at 14:31

    Muito bem vamos zelar pelo nosso patrimonio. Devem colocar mais cameras dentro do metro, especialmente nos corredores e curvas de escadas das estações. Certo dia tinha que ir ao centro da cidade, deixei meu carro na estação da Wilson e fui pegar o metro entre 12:00/12:30 quase sem movimento, ao passar no corredor que liga a estação dou de cara com um jovem fazendo xixi em uma das paredes, só faltava levantar a perna. Pode!pode. Humano é asim racional. Possivelmente na casa dele faz xixi na boca do pai, dele. Quanto ao motorista, é verdade, encontramos reações alteradas, tudo depende também de que pergunta e como pergunta e ainda em que momento pergunta. Vamos nos colocar no lugar dele – motorista -.

    • Christian Pedersen

      15/out/2009 at 16:59

      Desde o inicio das novas regras, foram aplicadas 16 multas, algumas por pessoas que se recusaram a pagar a tarifa, alguns por fumar e até por entrar em estação pela porta errada.

  5. livia

    15/out/2009 at 08:36

    e os motoristas? vao levar multa qdo fizerem grosseria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Notícias

Posts Populares

Topo