Notícias
Novas multas no TTC
Desde segunda-feira, se alguém for pego colocando os pés em assentos de ônibus ou metrô, pode levar multa. Veja quais outras grosserias que podem causar dor no bolso daqueles que não se comportarem ao usar sistema de transporte público de Toronto.
No ano passado, o TTC aplicou mais de 5 mil multas em usuários, representando C$600,000 para os cofres da empresa. As ofensas mais comuns foram entrar em estação sem pagar, fumar, a falta de pagamento integral da tarifa e jogar lixo. Com a entrada em vigor das novas, e também das atualizadas leis internas, do Toronto Transit Commision, que ocorreram essa semana, os policiais especiais têm mais poder para multar e os valores não são pequenos.
A pessoa que não pagar a tarifa correta levará multa de C$195. O mesmo valor serve para quem for pego fumando dentro de qualquer propriedade do TTC. A diferença é que, por fumar no lugar errado, é cobrada uma sobretaxa de C$35, a chamada victim fine surcharge, uma espécie de valor administrativo. Já a pena por usar tokens ou passes falsificados, ou ainda desenhar bigodes, grafitar ou fazer qualquer marca em material de propaganda, sai por C$345 e ainda sobretaxa de C$75.
Os policiais do TTC também podem aplicar multa para quem se recusar a mudar de assento para dar lugar a uma pessoa mais velha ou com deficiência, para quem se deitar em uma fileira de assentos e por obstrução de portas. Agora também é lei que os usuários devem escutar fone de ouvidos com volume moderado, a ponto de não incomodar os vizinhos. É tudo uma questão de ser educado.
Esses funcionários e policiais municipais continuarão a educar e alertar os passageiros sobre as leis revisadas e suas penalidades, mas estarão prontos a aplicar multas quando necessário.
8 Comments