Siga-nos

OiCanadá

Stephen Poloz, governador do Banco Central do Canadá

Dinheiro

Banco Central do Canadá quer lançar sua própria moeda digital

A moeda digital proposta pelo Banco Central do Canadá seria desenhada para combater a ameaça que as criptomoedas em geral representam contra o sistema financeiro e monetário, além de coletar mais informações sobre os hábitos de consumo das pessoas.

Uma apresentação interna do Banco do Canadá, preparada para o governador Stephen Poloz e o conselho de administração do banco, oferece uma visão detalhada do plano para a criação da moeda digital.

De acordo com a apresentação, a moeda digital estaria amplamente disponível. Inicialmente coexistiria com moedas físicas e papel-moeda, eventualmente substituindo-os completamente.

“Precisamos inovar para permanecer no jogo”, diz a apresentação. Uma moeda digital forneceria “todos os benefícios” de um ativo lastreado no banco central, bem como “toda a conveniência e segurança de pagamentos eletrônicos sem fio”.

A apresentação sugere, ainda, que uma moeda digital possa vir com a opção de pagar juros sobre os saldos e a capacidade de coletar mais informações sobre os canadenses do que é possível quando se usa dinheiro. “Detalhes pessoais não seriam compartilhados com beneficiários, mas podem ser compartilhados com a polícia ou autoridades fiscais”.

Leia a matéria completa em inglês no Financial Post.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Dinheiro

Topo