Siga-nos

OiCanadá

Stephen Poloz, governador do Banco Central do Canadá

Dinheiro

Banco Central do Canadá quer lançar sua própria moeda digital

A moeda digital proposta pelo Banco Central do Canadá seria desenhada para combater a ameaça que as criptomoedas em geral representam contra o sistema financeiro e monetário, além de coletar mais informações sobre os hábitos de consumo das pessoas.

Uma apresentação interna do Banco do Canadá, preparada para o governador Stephen Poloz e o conselho de administração do banco, oferece uma visão detalhada do plano para a criação da moeda digital.

De acordo com a apresentação, a moeda digital estaria amplamente disponível. Inicialmente coexistiria com moedas físicas e papel-moeda, eventualmente substituindo-os completamente.

“Precisamos inovar para permanecer no jogo”, diz a apresentação. Uma moeda digital forneceria “todos os benefícios” de um ativo lastreado no banco central, bem como “toda a conveniência e segurança de pagamentos eletrônicos sem fio”.

A apresentação sugere, ainda, que uma moeda digital possa vir com a opção de pagar juros sobre os saldos e a capacidade de coletar mais informações sobre os canadenses do que é possível quando se usa dinheiro. “Detalhes pessoais não seriam compartilhados com beneficiários, mas podem ser compartilhados com a polícia ou autoridades fiscais”.

Leia a matéria completa em inglês no Financial Post.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Dinheiro

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo