Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Organização lança campanha para incentivar uso de domínios .ca

A CIRA, uma organização sem fins lucrativos que cuida do registro de domínios de internet no Canadá, lançou uma campanha de popularização do sufixo .ca que vem dando o que falar. Você conhece as vantagens de registrar um .ca pro seu negócio?

A proximidade com os Estados Unidos e o idioma em comum trazem várias vantagens e desvantagens para os negócios canadenses e um dos pontos negativos é a tendência da identidade do país ser engolida pelo mercado dez vezes maior do seu vizinho mais próximo, o que resulta, em última instância, em perdas de faturamento no lado norte da fronteira.

No caso do endereço de um website, a CIRA garante que os empreendedores que apostam no .com pensando em morder um pedaço do saboroso mercado dos Estados Unidos estão errando na mira. Segundo a entidade, 83% dos usuários canadenses preferem comprar em sites com sufixo .ca e quem não está atento a isso está simplesmente perdendo negócios.

A regra vale especialmente para pequenos negócios que atendem a uma área geográfica restrita, como um restaurante ou um advogado local, ou um site de e-commerce que tem preços em dólares canadenses para seus produtos e serviços. 

Quando os resultados de uma busca aparecem, os canadenses tendem a clicar mais nos sites com final .ca, porque ficam mais tranquilos sabendo que terão preços na moeda local e evitarão problemas com taxas inesperadas de importação ou fretes mais caros.

Mas a máxima se encaixa como uma luva também para grandes multinacionais que têm negócios em diferentes países e precisam se diferenciar de suas outras praças.

Além disso, quem já tentou registrar um .com sabe como é difícil encontrar um domínio livre que seja curto e simples. A maioria das palavras e expressões já foram registradas e muitos deles são colocados à venda por valores absurdos. Em contrapartida, é muito mais fácil encontrar o domínio desejado usando o .ca.

Outra vantagem é que os sites de busca como o Google têm um mecanismo de geotarget que dá prioridade a websites com final .ca em pesquisas feitas no Canadá ou sobre tópicos relacionados ao país, gerando assim mais chances de bons negócios para aqueles que optam pelo .ca.

Segundo o site da CIRA, a campanha “Não seja um traidor” é uma forma divertida de educar as pessoas em relação ao valor do domínio .ca não apenas para os negócios canadenses mas, principalmente, para negócios que atendem consumidores residentes no Canadá.

Em um país feito de imigrantes, a campanha, que explora considerações práticas e lógicas para vender seu peixe, pode à primeira vista soar um pouco esquisita pelo seu tom nacionalista. Mas, de fato, tem feito muita gente pensar antes de registrar, no automático, um domínio .com para o seu negócio.

E você, já registrou o seu .ca? Clique aqui para fazer uma busca e, se precisar de ajuda profissional para a confecção do seu website, conheça a proposta da Fernanda Thiesen — que ajuda pequenos negócios a marcar presença na internet com um visual premium — clicando em SiteToaster. Precisa de ajuda na criação do conteúdo do seu website? Escreva para a Fátima Mesquita no [email protected] — especializada em criar textos que despertam o interesse do visitante, tanto em português quanto inglês e francês.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo