Vistos e Imigração
Newfoundland quer atrair mais de 5 mil imigrantes por ano
De acordo com o premier Andrew Furey, a província de Newfoundland and Labrador vive uma “crise populacional” e está pronta pra investir pesado na atração de mais moradores.
Para isso, o novo orçamento da única província canadense que sofre de declínio de população traz cerca de oito milhões de dólares a serem gastos com uma gama de atividades de apoio à imigração. O dinheiro vem ainda acompanhado da promessa de que o tempo de processamento da papelada dos imigrantes irá encolher, com a digitalização dos serviços e a contratação de mais pessoal.
A província está particularmente interessada em pessoal especializado em TI assim como gente pronta pra ajudar a assumir posições ligadas aos cuidados de uma população predominantemente mais velha. Mas tem também em estoque vagas no setor de aquacultura (fazendas de peixe e frutos do mar), exploração de petróleo em alto-mar e mineração.
Em contrapartida, Newfoundland oferece moradias com preços atraentes e fantásticas vistas do oceano Atlântico com direito, inclusive, a ver o desfile de icebergs que costuma ocorrer por lá na primavera. Traz também segurança, tranquilidade e índices extremamente baixos de infecções por COVID.
No entanto, as ofertas de trabalho são poucas, o que significa que a esposa ou esposo de alguém que chega com emprego garantido pode ficar a ver navios. E há quem reclame também que um povo tão insular seja pouco dado a se integrar com quem chega. E os dados mostram mesmo que, de um modo ou de outro, quase metade dos imigrantes que desembarcam por lá deixam a província cinco anos após a chegada.
Para saber mais: https://www.gov.nl.ca/immigration/
A província também oferece respostas aos interessados que escrevem para [email protected].