Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Conheça 5 números de telefone essenciais no Canadá

Com certeza o 911 é o número mais conhecido do Canadá, dando acesso à polícia, corpo de bombeiro e paramédicos para casos de emergência. Mas existem vários outros telefones disponíveis para facilitar a vida de quem mora ou visita o país. Confira a lista dos números essenciais.

211

A United Way do Canadá é uma federação composta por 71 entidades locais espalhadas por todo país. A organização existe há mais de um século e, apesar de já ter tido outros nomes — como Community Chest, United Appeal e Red Feather — ela desde sempre tem como intuito oferecer melhores oportunidades de vida para todas as pessoas das comunidades onde atua. E é dentro deste propósito que a entidade mantém o serviço do número 211. 

Composto por uma rede de provedores que cobre todas as províncias e territórios do país, o número de telefone de discagem gratuita 211 atende dia e noite, todos os dias da semana, através de chat, texto ou voz — e com tradução em mais de 150 línguas, inclusive o português — além de manter uma espécie de catálogo de serviços provinciais online. Seus atendimentos são sempre gratuitos e confidenciais, não sendo preciso nem dar nome ou qualquer outro dado pessoal para acessar informações sobre programas governamentais ou fornecidos por ONGs.

A ideia do 211 é informar as pessoas com dúvidas ou necessidade de ajuda em termos de abuso/violência, questões legais, saúde (exceto questões clínicas), alimentação, problemas familiares, empregos e treinamentos, moradia, apoio financeiro, problemas mentais e dependência de drogas ou álcool, e ainda sobre serviços especiais dedicados a jovens, idosos, LGBTQ+ ou imigrantes recém-chegados.

311

O número 311 fornece informações sobre programas e serviços municipais e não está disponível em todas as cidades do Canadá. Em Ontário, por exemplo, ele só funciona nas regiões de Halton (Burlington, Milton, Oakville e Halton Hills), Peel (Mississauga e Brampton) e Grande Sudbury, além das cidades de Windsor, Ottawa e Toronto. Onde o número opera, o acesso funciona durante horário comercial, é gratuito e também multilíngue, mas o tipo de informação ou serviço fornecido varia de local para local. 

411

O 411 serve para achar o número de telefone de pessoas e negócios, mas é preciso ficar atento porque a consulta não é gratuita, com cada pedido saindo por CAD $3.50. Além disso, eles trabalham apenas com números de telefones fixos. A boa notícia é que dá para substituir a ligação pelo acesso à versão gratuita que se encontra online e que permite pesquisas variadas, como achar um endereço a partir de um número de telefone, por exemplo.

511

Algumas províncias implementaram a partir do começo dos anos 2000 serviços de informações de tráfego e condições meteorológicas através do número 511. Isso aconteceu com Alberta, Manitoba, Ontário, Quebec, New Brunswick, Nova Scotia, Prince Edward Island e ainda o território do Yukon. Mas mesmo onde o 511 não funciona, vale a pena conferir a oferta de serviços semelhantes através de outros números de telefone.

Em Ontário, o 511 atende em inglês e francês. Mas, à medida em que novos canais de distribuição surgiram, a província tratou de logo expandir os métodos de acesso às suas informações. Hoje o 511 do Ministério dos Transportes do Ontário tem app disponível no Google Play e na App Store, pode ser conferido na internet no Ontario.ca/511 e atua também com contas de Twitter regionalizadas sob os handlers @511Ontario, @511ONCentral, @511ONNorthwest, @511ONWest, @511ONNortheast e @511ONEastern.

Coisa semelhante aconteceu com o Québec, que hoje, além do serviço via fone, oferece ainda um app, em versão Android ou iOs, além de um website onde é possível acompanhar câmeras de tráfego, achar pontos de recarregamento de carros elétricos, interagir com um mapa, conferir as condições das estradas da província — inclusive rotas interditadas, em obras, com muito tráfego ou acidente — ou localizar espaços para descanso dependendo do tipo de viagem (local para caminhoneiro pernoitar, área boa para piquenique, paradas com vistas bonitas ou ainda postos de serviços de alimentação, banheiro e/ou combustível. 

Para os caminhoneiros, há ainda informações sobre altura do vão de passagens sob viadutos e restrições a peso e tamanho de veículos em estradas e pontes.

811

A primeira coisa a saber é que o 811 nos Estados Unidos fornece informações sobre a localização de canos e outros itens de infraestrutura — quando alguém precisa escavar uma área, liga para esse número para ter certeza de que não corre o risco de destruir alguma coisa sem querer. Já no Canadá, o serviço equivalente atende por vários números diferentes de acordo com cada província, mas dá para conferir todos eles neste website aqui.

Diferentemente, o número 811 no Canadá serve para se ter acesso a uma enfermeira que pode tirar dúvidas e ajudar a definir se a situação descrita requer atendimento de emergência ou não nas províncias de Alberta, British Columbia, New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Nova Escócia, Saskatchewan, Québec e Prince Edward Island.

O serviço é confidencial e gratuito, mas não é anônimo e deve ser usado para os casos não cobertos pelo 911, pode ainda ajudar as pessoas a navegarem pelo sistema de saúde provincial, indicando caminhos, clínicas e outros recursos disponíveis. Ele está à disposição de qualquer morador de cada província participante 365 dias por ano, 24 horas por dia. 

Importante também saber que, em regiões onde o 811 não está em operação, existem serviços semelhantes atendendo através de outros números, como acontece em Ontário, onde o mesmo tipo de assistência está disponível pelo 1-866-797-0000.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo