Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Desespero logo na chegada ao país

A jornalista Élida Rocha começa a dividir com os leitores do OiCanadá suas experiências de intercâmbio no Canadá.

Canadá é o lugar do estudante! Escrever esta constatação agora parece simples, mas quando cheguei aqui não foi tão claro assim.

Meu nome é Élida Rocha, sou jornalista no Brasil e vim ao Canadá fazer intercâmbio. Chegar aqui foi a realização de um sonho que sempre me acompanhou e que tem total ligação com a minha profissão. Ou seja, preciso falar bem o inglês pra continuar evoluindo na minha área.

Ao chegar aqui, me deparei com algumas situações curiosas, que quero compartilhar com você. Como nós (brasileiros) sempre achamos um “jeitinho” pra tudo, consegui me adaptar com a mesma rapidez com que me desesperei.

Usar esta palavra desespero parece exagero, mas é a que melhor descreve a situação, e sei de muita gente que sentiu o mesmo. A saudade bate, você sente falta de falar português, quer tirar dúvidas, mas tudo parece complicado, por mais simples que seja.

Pisei no Canadá com uma sensação maravilhosa, me comuniquei bem com o motorista e cheguei na homestay sem problemas. Minha host-mother me recebeu muito bem, cumprimentando-me com abraços e beijos (bem coisa de brasileiro) e isso me fez sentir ainda melhor. Quando ela sentou na cozinha e começou a mostrar o mapa de Toronto e a me explicar sobre o transporte, pedi pra parar. A cabeça doía tentando entender todas as coisas que ela falava e escrevia ao mesmo tempo. No final, ela me disse “não se preocupe, é fácil”.

Realmente foi fácil, porque adotei um dos nossos melhores ditados, aquele que diz: “quem tem boca vai à Roma”. No meu caso fui à Yonge Street. Cheguei na escola, após uma noite inteira mal dormida e quando escutei alguém falando português. Isso me trouxe algo tão bom, mas também me lembrou o quanto eu estava com saudades. Não teve jeito, me juntei com brasileiros.

Ouvi este mesmo relato de amigos do Japão, Venezuela, Coréia e por aí vai. Hoje, posso dizer com toda a certeza que você precisa falar o seu idioma, sim. Mas é claro, cabe a você também lembrar da quantia que está investindo para aprender inglês e fazer novos amigos. Não fique apenas com brasileiros, mas lembre-se que eles serão importantes.

Depois de uma semana o meu ritmo era outro. Eu já estava mais familiarizada com o transporte e principalmente com o mapa.

Lições da primeira semana:

  • Não se preocupe com a angústia que bate. Chore se sentir vontade, mas saiba que quase todos passam pela mesma situação e depois saem ilesos;
  • As pessoas aqui são prestativas, então você pode usar o “quem tem boca vai a Roma”, porque eles se esforçam bem pra entender;
  • Pode se juntar com brasileiros, pois seu cérebro precisa deste respiro. Mas não se acomode e saia pra fazer novos amigos sempre.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Curiosa por natureza e apaixonada por arte desde os primeiros passos, Élida sempre quis descobrir tudo que tinha por trás dos grandes resultados. Como sua personalidade não é ficar num único ponto, o jornalismo foi como uma porta que se abre para o novo todos os dias. “Nunca nenhum dia é igual ao outro; sem contar que passo conversar sempre com gente nova e interessante”, diz Élida. Pós-Graduada em Comunicação Corporativa. Nove anos de experiência no mercado de Comunicação, atuando como editora em revistas e apresentadora em programa televisivo no estado de São Paulo (Brasil). Chegou ao Canadá em 2009 e agora escreve para OiCanadá contando toda a experiência que o Canadá tem lhe dado.

14 Comentários

14 Comments

  1. Marcela

    23/dez/2009 at 10:50

    Nossa que orgulho amiga ! Parabêns !
    Nunca tive duvidas que vc é uma super profissional.
    Amei o texto.
    Estou aqui torcendo por vc !
    Bjosss

  2. Élida

    22/dez/2009 at 19:52

    Que bom ler todas estas frases e saber que está resultando exatamente no que eu quero, que é ajudar a você que vem pra cá fazer seu intercâmbio.
    Obrigada por todas as palavras de carinho dos amigos ja conhecidos. E muito obrigada ao meu novo amigo, leitor. Esta semana tem mais dicas. Abraços.

  3. Zulay

    17/dez/2009 at 21:10

    Hi Elida!!!

    Excellent writing.

    I agree with your advice. Certainly, all who have ventured to live this beautiful experience have experienced the anxiety of the first week. Missing the family, your own country and your own language is quite difficult.

    But, Now that I am leaving Toronto I can tell you that the satisfaction of having accomplished a goal and the wonderful experiences lived are worth.

    My best wishes to you!

    I hope see you in the future and I am sure I will read an english writting of you soon! =D

    Your venezuelan friend!
    Zulay

  4. Lucia

    17/dez/2009 at 19:08

    Que orgulho da minha amiga jornalista !!!!
    Desejo toda sorte do mundo!!!!
    Curta o frio e esse país máximoooooooooooo
    beijos
    sucessssoooooooooooo

  5. Vládia

    17/dez/2009 at 16:13

    Parabéns Elida! Muito boa a matéria! Mas o mais incrível é essa experiência de vida que vc está tendo. Vc vai ver, levará isso para sempre!
    Beijão amiga! Saudades.

  6. Kenya

    17/dez/2009 at 10:29

    Parabéns Elida!!! Mto sucesso pra vc… sdd de Toronto… qdo vc vem embora… tb sente falta do que fica aí!

    Mto sucesso msm, td de bom!!!!

  7. Camello

    16/dez/2009 at 19:52

    Alguém já te falou q vc parece a Rihanna? (rs)
    Gostei do texto, com certeza vai ajudar muita gente.
    Esse é o caminho.
    Beijo,

  8. Patricia

    16/dez/2009 at 15:44

    Abri o meu email hoje e me deparei com um rosto conhecido, Élida! Parabéns pela coluna! Que surpresa boa!
    Bom eu passei pelos sufocos mas já estou de volta né (lembra, vc foi comigo no aeroporto e tudo!)

    Bjusss
    Paty (western town college)

  9. Fabio

    16/dez/2009 at 11:50

    Muito bom texto,
    Estou indo pra la dia 01 de janeiro e pelo jeito o sentimento será o mesmo.

    valew

  10. Julieta Jacob

    16/dez/2009 at 11:45

    Boa sorte, Élida! Desejo tudo de bom pra você no Canadá!

  11. Regis

    16/dez/2009 at 11:30

    Otimo post, estou indo pra Toronto dia 3 de janeiro, por intercambio tambem, estou bastante ancioso, se possivel gostaria de algumas dicas de vocês pessoal!

    Obrigado!!
    To chegando!!!

  12. Simone

    16/dez/2009 at 09:10

    É bom saber que você esta conseguindo realizar seu sonho!!Mais lindo ainda é você dividir parte deste sonho com seus amigos e desconhecidos, usando do que sabe fazer melhor que é o uso das palavras…texto leve,criativo e com conteúdo,gostoso de ler!!Vai fundo Élida e não esquece de nos atualizar sobre suas aventuras.Bjoo amiga linda.

  13. Cristina Schultz

    16/dez/2009 at 07:27

    Parabéns pela iniciativa e pela coragem.
    Obrigada pelas dicas, serão valiosas quando eu chegar aí.
    Sorte e Sucesso

  14. Sandro Ibios

    16/dez/2009 at 00:28

    Eu sou meio suspeito para fazer um comentário, mas a coluna ficou muito boa e acho que coisas melhores virão, pois esta super mulher é minha esposa e conheço muito bem o seu talento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Experiência

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo