Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Cuidado com o chumbo na água

Você provavelmente já ouviu muita gente afirmar, insistentemente, que a água da pia (tap water) de Toronto é limpa o suficiente para ser bebida. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam, infelizmente. A água pode até ser limpa, mas não necessariamente chega até a sua casa no mesmo estado em que deixou a fonte de tratamento de água de Toronto.

Se você mora em casa construída antes de 1950 e não costuma usar filtros de água, pode começar a se preocupar, porque provavelmente sua saúde está sendo afetada pela ingestão de chumbo. Antigamente, esta substância era utilizada na confecção dos canos, e hoje está comprovado que ela se dissolve na água que ficar parada por mais de 2 horas, caso os canos estejam corroídos.

Prédios com mais de seis apartamentos não contêm chumbo, independente da data de construção. Canos de chumbo não aguentam a pressão da água que este tipo de residência necessita.

O chumbo pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, principalmente em fetos, bebês e crianças com menos de seis anos.

Nos próximos anos, o governo pretende substituir os canos de chumbo que levam água até as residências. Mas o problema não termina aí. O proprietário terá que substituir também os canos da propriedade em si para que a água realmente chegue limpa até a sua pia.

Enquanto os canos não são trocados, a fim de minimizar a exposição ao chumbo, o governo indica abrir a torneira e deixar a água correr até ficar bem gelada, e depois deixar por mais pelo menos 1 minuto correndo antes de ser bebida. Para cozinhar e beber use a água da pia sempre fria, pois a água quente dissolve mais facilmente o chumbo dos canos.

Se o seu bebê for recém-nascido, continue dando de mamar para o seu bebê, pois a quantidade de chumbo no leite materno é bem menor do que na água da pia.

No entanto, se você está grávida, tem criança com menos de seis anos de idade, ou está alimentando seu bebê com baby formula, considere adquirir um filtro de água urgentemente, certificado pela Fundação Nacional de Saneamento (National Sanitation Foundation). Procure pelo rótulo “NSF-53 for lead removal/reduction”. Lead significa “chumbo” em inglês, e você vai precisar de um filtro que realmente remova ou reduza a quantidade de chumbo na sua água, a fim de assegurar o bom desenvolvimento dos seus filhotes. Enquanto você não providencia o filtro, use água engarrafada (bottled water), pois ferver a água não remove o chumbo.

Para mais informações, visite o site da Toronto Public Health ou ligue 416-338-7600.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Saúde

    Topo