Siga-nos

OiCanadá

Experiência

A grande aventura da família Cardoso

Após alguns anos de espera, a família Cardoso chega a Toronto esta semana, trazendo sonhos e a vontade de viver novas experiências em solo canadense. Em um texto exclusivo para o OiCanadá, Ana Lúcia Cardoso conta um pouco sobre sua jornada até pouco antes da grande partida para o Canadá.

– Sinto “borboletas” na barriga, amigo – escreveu Ana em email para nossa equipe no fim da semana passada. – Não é fácil sermos… ousados. Não sei bem se a palavra é essa, mas resume as duas coisas que temos ouvido das pessoas à nossa volta: “Vocês são malucos!”, “Vocês são corajosos!” – continuou.

Seja maluquice ou uma decisão que requer muita coragem, Ana e família estão chegando a Toronto muito em breve para uma nova fase em suas vidas. Leia a seguir um pouco de sua história.

– Nós somos brasileiros, naturais de Santos, no litoral de São Paulo, cidade onde sempre vivemos. Temos uma vida tranquila, segura (na medida do possível) e feliz, mas sempre sonhamos com a possibilidade de viver em outro país, seja por um tempo ou para sempre. No entanto, sonho que é só sonho vira ilusão, por isso, quando planejamos, organizamos e caminhamos para realizá-lo, vira vida real! Assim tem sido com a gente. Estamos vivendo um momento de Indiana Card-Jones (de Cardoso, nome da família)! Uma grande aventura real. Nós estamos chegando a Toronto neste fim de semana! Eu (Ana), meu marido Ricardo, e os filhos Diego, Fernando e Gabriel, e mais dez malas e três caixas extras.

Nossos filhos estão com 22, 18 e 14 anos, respectivamente, e precisam crescer cultural, profissional, e emocionalmente, assim como nós mesmos. Eu tenho uma irmã que mora com a família em Denver, no Colorado (EUA), e há 22 anos e eles já são cidadãos americanos. Antes de entrar com o processo canadense de Skilled Worker do meu marido, entramos com o pedido de Green Card (de irmãos) para mim. Só que, embora estejamos ainda aguardando por esse benefício, soubemos que nossos filhos mais velhos não têm mais direito automático ao Green Card. Se eu fosse contemplada hoje, eles não poderiam ir conosco para lá. Eu teria que fazer o mesmo pedido, dessa vez de mãe para filhos e somente depois de virar cidadã americana, o que demora em média entre quatro e cinco anos. Então tudo perdeu o sentindo, a graça, o valor. Para nós, ou vamos todos juntos, ou não vai ninguém. Por isso, partimos para o processo canadense. Conversamos muito entre nós cinco e descobrimos que esse era um sonho, desejo, vontade e objetivo em comum.

Demos entrada no pedido de residência permanente em julho de 2007 e, somente dois meses depois, eu e o Ricardo embarcamos para Calgary, para vivermos uma das melhores viagens da nossa vida! Alugamos um carro e viajamos por 26 dias, quase cinco mil quilômetros, de Calgary à Vancouver, passando por Edmonton, Jasper, Banff, Kanloops, Wisthler, Victória… Nossa! Era tudo tão lindo e maravilhoso, que não poderíamos estar mais felizes com a escolha que fizemos de viver nesse país! O Canadá é lindo, simples, básico e rico, em todos os sentidos!

Então, voltamos para casa e contamos para os nossos meninos todas as nossas experiências e impressões sobre a vida canadense. Eles continuaram firmes no propósito e seguimos em frente. No final de 2009, chegou a correspondência pela qual tanto esperávamos e tivemos que tomar as providências necessárias para a nossa transferência de país. Sim, porque não estamos “virando as costas” para o Brasil, nem deixando de ser brasileiros, mas apenas aumentando o nosso grau de conhecimento.

Nós não vamos à procura da nossa felicidade aí, nós a levaremos junto conosco! Nós vamos apenas viver novas experiências, experimentar novos sabores, desenvolver novos conceitos, aprender novas lições e sentir outras emoções! É disso que estou falando: de vida! É isso o que queremos. Verdadeiramente, sinto que já estamos na aventura.

Chegaremos sem casa, sem carro, sem emprego, e detalhe, não conhecemos Toronto! Porém, chegaremos com muita vontade de crescer, aprender e vencer! Na bagagem, além das coisas pessoais de cada um, levamos esperança, muito amor, curiosidade e muita fé. Para que mais?  Estamos felizes e de malas quase prontas. Nessa semana, estaremos chegando aí, para continuar a nossa história de vida, escrevendo vários e vários capítulos da nossa jornada e aumentando o nosso livro biográfico.

Vivo falando que quero ficar bem velhinha e ver que vivi tudo o que pude. Quero ter a certeza de que não deixei passar nenhuma oportunidade, nenhuma chance. Mais vale se arrepender do que se fez, do que ficar pensando no que teria sido, se tivesse feito! Eu, hein!

Abraços a todos do OiCanadá, e aos novos amigos que iremos encontrar.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

27 Comentários

27 Comments

            Deixe uma resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            Mais em: Experiência

            Topo