Siga-nos

OiCanadá

Experiência

O que você precisa para preparar sua mala

Nos preparativos para uma viagem, os detalhes fazem a diferença! Leia como Monica está preparando suas malas e confira dicas importantes.

Quando nos preparamos para viajar, a mala é a nossa grande companheira, pois é nessa boa amiga que transportamos nossos pertences indispensáveis e também parte das nossas expectativas de viajantes.

Para garantir que essa vedete de viagens não se transforme em dor de cabeça, é importante tomarmos alguns cuidados.

Tamanho das malas despachadas

As companhias aéreas recomendam que o volume da mala não ultrapasse 158 cm. Esta medida é obtida através da soma da altura + largura + comprimento. Aqui no Brasil essa medida equivale a uma mala de tamanho grande (conjunto de malas P/M/G). Uma boa mala tem a dimensão de 18 cm de altura, 50 cm de largura e 90 cm de comprimento, e para ser facilmente transportada precisa ter rodinhas.

Tamanho das malas de mão

Entenda como bagagem de mão: mochila, sacola, caixa, mala pequena, etc. As companhias aéreas recomendam que o volume para os itens que serão transportados com o passageiro não ultrapassem a medida de 114 cm, para que caibam no bagageiro superior ou embaixo do assento.

Limite de peso e quantidade de itens

Os limites de peso e quantidade dependem da companhia aérea, do tipo de passagem (econômica, executiva ou primeira classe) e do destino. Veja no exemplo abaixo os limites de peso de bagagem da companhia aérea American Airlines para uma passagem tipo Classe Econômica.

Para os vôos de ida e volta entre o Brasil e USA ou Canadá:

  • Para bagagem despachada o limite de peso é de 32 Kg e podem ser levados até dois (02) itens, desde que juntos não ultrapassem o peso limite.
  • Para a bagagem de mão o limite de peso é de 18 Kg e podem ser levados dois (02) itens.

Importante: Caso o peso ou tamanho exceda os limites apresentados, é necessário pagar a taxa extra. O valor dessa taxa pode variar, e para saber maiores detalhes é melhor consultar o site da sua companhia aérea.

Dicas

  • Personalize sua mala, colocando uma etiqueta ou adesivo de identificação, um lencinho ou fita colorida, para que ela seja reconhecida facilmente no local de desembarque;
  • Sempre coloque seu nome e endereço nas partes interna e externa da bagagem;
  • Leve como bagagem de mão todos os artigos de valor, como equipamento eletrônico, câmeras, dinheiro em espécie e jóias;
  • Leve como bagagem de mão os artigos de grande necessidade, como medicamentos, receitas médicas e chaves;
  • Retire sua bagagem imediatamente após a chegada;
  • Embora não seja recomendado pelas companhias aéreas trancar as bagagens devido à inspeção da Administração de Segurança de Transporte (TSA, Transportation Security Administration), agora existem trancas que podem ser usadas para garantir a segurança de suas malas sem necessidade de quebrar a trava ou danificar a mala.

O verão em Toronto e outras informações

Agora que sabemos um pouco sobre as malas, é necessário saber o que levar dentro delas, e para isso vamos saber um pouco mais sobre o tempo em Toronto.

O verão começa oficialmente no dia 21 de junho e segundo o site de previsão do tempo The Weather Channel, a temperatura média histórica em Toronto para o mês de Julho é de 21°C e para Agosto é de 19°C. Estes são os meses da minha estadia em Toronto.

Como brasileira e paulistana (por opção), considero essas temperaturas agradáveis e já estou acostumada com as mudanças de temperatura ao longo do dia. As manhãs mais frescas, com tardes quentes e noites frescas (quase frias) não são privilégio dos paulistanos.

Como estarei em férias neste período, vou achar bem legal se a temperatura bater os 31°C.

Toronto, assim como toda a América do Norte, está em horário de verão, e com isso a diferença de fuso horário para o Brasil (Horário de Brasília) é de apenas 1 hora a menos. Também no verão em Toronto, o astro rei, nosso amado sol, se recolhe bem mais tarde do que no Brasil, por volta das 21:00 horas e, com isso, os dias são mais longos e podemos aproveitar muito mais. Não é o máximo?

O legal é sentir o relógio biológico ficar maluco sem saber a que horas que o sono vai bater, pois a noite ainda não chegou.

O que levar para uma viagem?

Chegou a vez de rechear as malas, ou melhor, a mala. Isso mesmo, no singular! Isso é uma missão e tanto para qualquer um, e em se tratando de mim, vira uma missão quase impossível. Já tenho duas informações importantes: o tamanho limite da mala e o que esperar do tempo durante minha estadia em Toronto. Por onde eu começo? Pelo básico, pelo obrigatório, pelo confortável, pelo necessário… bem, vamos começar pelo começo!

Olha que interessante: eu vou sair do inverno brasileiro para curtir o verão canadense! Nem parece verdade, mas é! E para aproveitar este verão Torontoniano (é assim que são chamados os nascidos em Toronto) com longos dias, separei roupas confortáveis:

  • Optei por roupas versáteis, que possam ser usadas de dia ou de noite e que permitam combinações variadas (calças de sarja e jeans, blusinhas, bermudas, vestidos, casaquinhos leves);
  • Decidi levar quatro pares de sapatos coringa: um par de tênis, duas sapatilhas, um sapato de salto alto. Um par de havaianas é indispensável, mas este não conta.
  • Separei também alguns acessórios (lenços, colares, bijuterias, cintos, etc.), pois eles ajudam a compor o visual e mudam a cara das mesmas roupas da viagem.

Como organizar a mala?

Separe os itens importantes e de uso freqüente, como óculos, remédios, nécessaire, documentos, passagens, câmera fotográfica, celular, notebook, carregadores e objetos de valor e coloque-os em sua bagagem de mão. Se possível, coloque também uma muda de roupa completa para imprevistos.

Não se esqueça de que, na bagagem de mão, não pode haver frascos ou tubos de produtos líquidos e pastosos com quantidade acima de 100 ml. Para agilizar a vistoria no embarque, separe todos esses produtos em um saco transparente tipo zip lock. E lembre-se de que não é permitido transportar objetos que produzam fogo, cortantes ou de ponta, como tesourinha, pinça de sobrancelhas, canivetes, etc.

Para a melhor organização da mala (bagagem despachada) procure embalar produtos líquidos em sacos plásticos, pois esse cuidado evita que roupas sejam manchadas caso algum produto estoure ou vaze durante o vôo.

  • Agora que está tudo separado, é hora de organizá-los na mala.
  • Embale meias e roupas íntimas em saquinhos de tela ou de pano e coloque-os dentro dos sapatos, os sapatos embalados em saquinhos deverão ser colocados no fundo da mala.
  • Estique as calças sobre os sapatos com as pernas para o lado de fora da mala. Elas deverão ser dobradas depois de colocar as outras peças, pois assim elas não ficarão amassadas.
  • Vire os casacos, blazers e/ou paletós do avesso e com as mangas para dentro, dobre-os ao meio uma vez e coloque-os sobre as calças.
  • Vestidos e saias também devem estar do avesso, dobrados ao meio, sobre os casacos.
  • Enrole camisetas e blusinhas e arrume-as sobre as saias e os vestidos.
  • Os cintos, os acessórios e outras miudezas podem ser colocados nos vãos livres entre as roupas.
  • Não se esqueça de embalar também os objetos cortantes e pontiagudos, como alicates, tesourinha e lâmina de barbear.
  • Por último, dobre as pernas das calças que estavam para fora, cobrindo assim todas as coisas colocadas na mala.

Dicas

  • Leve uma caixinha de costura bem pequena, para pregar um botão que soltou ou disfarçar aquele furinho que você não havia notado antes.
  • Cuidado ao secar roupas em máquinas, alguns tecidos encolhem.
  • Leve na mala um saquinho próprio para lavar roupas delicadas, se você for utilizar o serviço de lavanderia “faça você mesmo”. Ele será muito útil.

Com isso temos uma mala prontinha, esperando pelo dia da viagem, que por certo, está próximo.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Monica Keiko Korosue é paranaense, mas vive em São Paulo desde 1993. É casada e tem um filho. Monica é geminiana e como tal é uma mulher dinâmica, comunicativa, positiva, que adora novidade, de bem com a vida, tem muitos amigos, e é uma pessoa muito intensa e emotiva. Ela é dona de um carisma e astral festivo e sua principal característica é a busca por resultados e realizações. Monica é formada em Processamento de Dados pela Universidade Cidade de São Paulo e é especialista em Governança de TI com certificações internacionais em ITIL-Foundation, ITIL-Practitioner IPAD e CobiT. Trabalha com Tecnologia da Informação desde 1996 e atualmente é funcionária de uma associação ligada ao mercado financeiro brasileiro, atuando nas áreas de Infraestrutura, Serviços e Operação de TI.

11 Comentários

11 Comments

  1. Valesca

    22/mar/2016 at 22:37

    Olá , vou para toronto com a Tam , mais chegando em nova Iorque troco de avião e vou com a air canada , gostaria de saber se eu posso levar 2 malas de 32 kg despachada e uma de mão , vai ultrapassar o limite de peso ou está no peso certo ????

  2. adriana

    19/abr/2015 at 17:24

    Oi vou pra o Canadá com uma agencias de turismo, preciso ter algums cuidados, só vou a passeio, pretendo passar de 4 a 7 dias.

  3. [email protected]

    12/ago/2011 at 18:41

    Oi gente!
    Li no site da aircanada que as regras da bagagem seguem as normas da primeira companhia pela qual você vai viajar.
    No meu caso, essa companhia é a Tam que permite somente uma mala despachada, com 23Kg, e uma mala de mão de 5kg.
    Estou equivocada? Não é assim que funciona?

  4. michela

    02/jul/2011 at 12:54

    adorei as dicas de viagem para Toronto.

  5. Priscila Fragoso

    06/jun/2011 at 21:34

    Muito boas essas dicas! Estou indo em Agosto e já estou pensando no que vou colocar!
    Obrigada!

  6. martha

    23/fev/2011 at 08:33

    Adorei tuas dicas s/ como arrumar mala.Tô indo para sul da Itália em abril.Abçs.

  7. marques

    17/jun/2010 at 05:57

    obrigado

  8. Renata

    10/jun/2010 at 14:34

    concordo com a Monica, a informação com relação a mala esta errada. A american airlines em seu site diz:

    Viagem de/ para o Brasil:

    Uma bagagem de mão. Não será cobrada
    Despacho de duas bagagens. Não será cobrado

    45 in/114 cm (bagagem de mão)
    62 in/157 cm (bagagem despachada)

    40 lb/18 kg (bagagem de mão)
    70lb/32 kg (bagagem despachada

    No site da Air Canada consta o seguinte: Nos Voos de/para o BRASIL a Air Canada permite que cada passageiro leve consigo até 2 (duas) bagagens de até 158cm e com até 32kgs cada.
    sendo admitido 1 bagagem de mao de ate 10 kg, e 1 bagagem pessoal de até 10 kg.

    ** sendo que no caso de pessoas indo para o canada imigrando tem o direito de levar 3 malas de 32kg cada. sem taxa adicional.

    Grata,

    • Monica Keiko Korosue

      10/jun/2010 at 15:34

      Oi Renata,

      A correção já foi feita! Mas note que as informações na American Airlines e na Air Canadá são diferentes. Minha pesquisa foi baseada nos meus preparativos de viagem.

      Obrigada por contribuir para o artigo!

      Um grande abraço!
      Moninica Keiko Korosue

  9. Monica

    10/jun/2010 at 10:46

    Tens certeza que o peso da mala eh de apenas 23 Kg? Eu vim com 32Kg pra ca e fui pro Brasil com 32 tbm, pela AirCanada e sabia que o limite de 23 Kg era apenas para voos entre Canada e EUA, pois vindo ou indo para o Brasil o limite eh de 32 Kg.
    Abracao!!

    • Monica Keiko Korosue

      10/jun/2010 at 14:01

      Monica, você tem toda razão, eu me equivoquei, vou corrigir o artigo o quanto antes.
      Obrigada pelo aviso! ;o)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Experiência

Posts Populares

Topo