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Ter advogado é importante na hora de negociar imóveis

No último artigo, falei sobre a Home Inspection e como ela é importante no processo de compra de um imóvel. Hoje irei falar sobre o papel do advogado nesta transação.

Imediatamente após a aceitação de uma oferta, e após todas as cláusulas serem cumpridas, o seu corretor enviará os papéis referentes à transação para o advogado de sua escolha. Ele irá defender seus direitos e fará os trâmites necessários para o fechamento da compra ou venda.

Portanto este profissional tem um papel bem importante, e antes de procurar um, procure pedir referência aos amigos e corretores de um bom advogado para fazer uma escolha consciente. É primordial que este advogado tenha bastante experiência no setor imobiliário pois ele terá que atuar também no caso de aparecer algum problema durante o processo de fechamento da compra ou venda. Os honorários variam bastante e é importante perguntar o que eles cobram antes de enviar os documentos para um advogado.

Os serviços que serão prestados pelo seu advogado devem envolver:

  • Pesquisa e verificação da validade do Registro do Título da propriedade e sobre os impostos pagos ou devidos;
  • Investigar se existe alguma ação judicial contra a propriedade;
  • Deve recomendar a obtenção de um Seguro para o Título (para sua proteção e da instituição financeira em caso de qualquer problema futuro);
  • Irá calcular o valor a ser pago de imposto de transfêrencia do Título de Propriedade e dos ajustes necessários;
  • Irá preparar os documentos do Mortgage (Financiamento, Hipoteca), caso ainda não tenham sido preparados pelo banco.

Um advogado tem uma participação muito importante no processo de compra e venda de um imóvel, portanto você deve se sentir seguro e confiar nos serviços prestados por ele. Os advogados sempre estão com pressa mas não se deixe intimidar e faça quantas perguntas forem necessárias até que você entenda todo o processo.

No dia do fechamento da venda ou Closing Date, você deverá entregar ao seu advogado um cheque visado (certified cheque) com o restante de sua entrada (downpayment), mais os custos do processo e os honorários. A quantia do financiamento (mortgage) será encaminhada à conta do advogado que, no dia do fechamento, a enviará ao advogado do vendedor em troca das chaves e do Registro do Título do imóvel.

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Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

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