Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Ter advogado é importante na hora de negociar imóveis

No último artigo, falei sobre a Home Inspection e como ela é importante no processo de compra de um imóvel. Hoje irei falar sobre o papel do advogado nesta transação.

Imediatamente após a aceitação de uma oferta, e após todas as cláusulas serem cumpridas, o seu corretor enviará os papéis referentes à transação para o advogado de sua escolha. Ele irá defender seus direitos e fará os trâmites necessários para o fechamento da compra ou venda.

Portanto este profissional tem um papel bem importante, e antes de procurar um, procure pedir referência aos amigos e corretores de um bom advogado para fazer uma escolha consciente. É primordial que este advogado tenha bastante experiência no setor imobiliário pois ele terá que atuar também no caso de aparecer algum problema durante o processo de fechamento da compra ou venda. Os honorários variam bastante e é importante perguntar o que eles cobram antes de enviar os documentos para um advogado.

Os serviços que serão prestados pelo seu advogado devem envolver:

  • Pesquisa e verificação da validade do Registro do Título da propriedade e sobre os impostos pagos ou devidos;
  • Investigar se existe alguma ação judicial contra a propriedade;
  • Deve recomendar a obtenção de um Seguro para o Título (para sua proteção e da instituição financeira em caso de qualquer problema futuro);
  • Irá calcular o valor a ser pago de imposto de transfêrencia do Título de Propriedade e dos ajustes necessários;
  • Irá preparar os documentos do Mortgage (Financiamento, Hipoteca), caso ainda não tenham sido preparados pelo banco.

Um advogado tem uma participação muito importante no processo de compra e venda de um imóvel, portanto você deve se sentir seguro e confiar nos serviços prestados por ele. Os advogados sempre estão com pressa mas não se deixe intimidar e faça quantas perguntas forem necessárias até que você entenda todo o processo.

No dia do fechamento da venda ou Closing Date, você deverá entregar ao seu advogado um cheque visado (certified cheque) com o restante de sua entrada (downpayment), mais os custos do processo e os honorários. A quantia do financiamento (mortgage) será encaminhada à conta do advogado que, no dia do fechamento, a enviará ao advogado do vendedor em troca das chaves e do Registro do Título do imóvel.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

4 Comentários

4 Comments

  1. Daiane

    09/out/2015 at 14:17

    Financie pela construtora meu 1 imóvel ela n qr me dar desconto no registro isso é certo

  2. jessica

    24/abr/2013 at 10:58

    é normal q a caixa chame para conclusão das transações e marque no imovel e não na agencia?

  3. Lucas

    15/jul/2010 at 09:56

    Acho muito importante o auxilio de um advogado em transações imobiliárias. Ainda mais se você for leigo como eu e não entende perfeitamente os trâmites da lei.

  4. Sandra Majer

    13/jul/2010 at 10:16

    Realmente, o advogado exerce fator preponderante em vários aspectos da nossa vida, principalmente nas transações imobiliárias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Moradia

Posts Populares

Topo

Send this to a friend

Oi!

Acho que você pode gostar dessa página:

Ter advogado é importante na hora de negociar imóveis
https://oicanada.com.br/10273/ter-advogado-e-importante-na-hora-de-negociar-imoveis/