Siga-nos

OiCanadá

Sainte Apolline de Patton, Québec

Moradia

Conheça as cidades do Canadá que dão terrenos para quem quiser morar lá

A estratégia é antiga e também foi largamente utilizada no passado do Brasil, mas surpreende quando usada hoje em dia e em um dos mais desenvolvidos países do mundo. No Canadá de 2021 encontramos pelo menos quatro localidades oferecendo terrenos a preços simbólicos para quem estiver disposto a construir e morar por lá — e podem haver mais locais, que simplesmente não conseguimos confirmar para esta matéria. Confira aqui os detalhes destas oportunidades.

Sainte Apolline de Patton, Québec

De acordo com o último censo, Sainte Apolline de Patton no Québec tem 621 habitantes e, por isso mesmo, lançou recentemente uma espécie de concurso que tem como prêmio um só terreno e 3.000 metros quadrados com vista para as montanhas da região.

A charmosa localidade fica a uma hora e meia de carro da capital da província, a Cidade de Québec, e está usando a novidade como uma estratégia de marketing para atrair mais gente que tope se instalar por lá. Por isso mesmo, no site que traz informações sobre o concurso, há também uma seção onde é possível ver detalhes de mais de 260 terrenos de todo tipo à venda a preço de mercado na região, até porque o concurso tem regras bem específicas.

Só podem participar desta promoção famílias que tenham pelo menos uma criança em idade pré-escolar ou que esteja cursando os primeiros anos de estudo. E o ganhador tem ainda que construir uma residência dentro de um ano e meio desde a assinatura do contrato. Também é preciso erguer um imóvel que valha pelo menos CADA $100.000 depois de pronto.

Há também um segundo concurso rolando ao mesmo tempo e que garante um ano de aluguel grátis de uma residência. E as inscrições para concorrer a um e/ou outro prêmio já estão abertas. Elas se encerram no dia 1o. de outubro deste ano e o resultado sai no dia 15 do mesmo mês.

Mundare, Alberta

A cidade de Mundare, que fica a um hora de distância de Edmonton, tem apenas 852 habitantes e há alguns anos colocou à venda terrenos comerciais localizados na rua principal a um dólar cada sob a condição de que os compradores começassem a construir dentro do prazo de um ano. Os lotes foram todos vendidos e agora há uma lista de espera de interessados em negociar com os atuais proprietários caso eles desistam do empreendimento.

Pipestone, Manitoba

A cerca de três horas de viagem tanto de Winnipeg, capital de Manitoba, e Regina, capital de Saskatchewan, Pipestone já vendeu 24 terrenos residenciais a CAD $10 cada.

A compra é feita com uma entrada de mil dólares e se a obra for iniciada dentro do prazo de 90 dias e terminada em um ano, a cidade devolve CAD $990 quando a casa estiver pronta. Além disso, há incentivos de até CAD $6.000 para a construção de uma casa nova, de até CAD $4.000 para a aquisição de um imóvel já existente e de até CAD $32.000 para a abertura ou compra de um negócio. 

Prince Albert, Saskatchewan

Esta é uma oferta diferente, porque, apesar de Prince Albert ter apenas 36.000 habitantes, ela é considerada a terceira maior cidade da província de Saskatchewan, atrás apenas de Saskatoon e da capital, Regina. E isso quer dizer que há de tudo no município — hospital, escolas, comércio etc. 

E por lá é possível obter terrenos por apenas um dólar, mas funciona assim: o interessado dá uma espécie de caução de CAD $10.000 e recebe tudo de volta, menos um dólar, se construir dentro do prazo de um ano.

6 Comentários

6 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Moradia

    Topo