Siga-nos

OiCanadá

foto: http://www.flickr.com/photos/smaku/

Cultura

Toronto sob o olhar brasileiro

A colunista Monica Korosue fala sobre suas primeiras impressões da cidade de Toronto, rotina e hábitos dos que aqui residem.

Toronto é uma cidade multicultural, e como esta afirmação é clichê, resolvi procurar no dicionário o significado da palavra “multicultural”, muito falada por aqui.

Segundo o dicionário Michaelis:

MULTICULTURAL: adj (multi+cultural) 1 Relativo ou pertencente a várias culturas ao mesmo tempo: Política multicultural. 2 Formado por muitos grupos culturais distintos: Sociedade multicultural.

Após alguns dias da minha chegada a Toronto, com a rotina (intensa) estabelecida e com os olhos de turista brasileira, pude observar algumas curiosidades sobre o estilo de vida em Toronto, sobre a rotina dos Torontonianos e também sobre seus hábitos.

Devido à pluralidade de culturas, não posso afirmar que minhas observações sejam relacionadas ao comportamento típico dos canadenses, mas talvez sim aos aspectos mais comuns de um comportamento coletivo.

Então resolvi listar algumas curiosidades:

Corpos à mostra: é impressionante como as pessoas por aqui usam pouca roupa no verão. Para as mulheres, o incomum é usar calça. Elas preferem shorts, saia, vestido, e tudo bem curtinho. Para os homens, as bermudas e regatas são o hit da estação.

Unhas: pela forma como unhas dos pés e mãos estão pintadas, imagino que as mulheres prefiram elas mesmas realizar o serviço, ao invés de irem à manicure. Elas usam as cores mais variadas e o engraçado por aqui é observar os pés.

Verão: os dias são longos, o sol se põe às 9 horas da noite e neste horário as pessoas ainda estão usando óculos de sol.

Gorjeta: apesar da gorjeta não ser obrigatória, faz parte da cultura canadense dar uma boa “recompensa” ao bom atendimento em restaurantes e bares. É importante se atentar para este detalhe ou poderá ser “cobrado” publicamente. O valor mínimo para quem quer dar uma gorjeta decente é de 15% sobre o valor da fatura, antes dos impostos.

Cerveja: encontrar cerveja gelada é uma missão “quase” impossível. Se quiser consumir algo realmente gelado, a melhor opção é o sorvete.

Bebidas alcoólicas: você só pode comprar bebidas alcoólicas nas lojas de cerveja (The Beer Store), lojas do governo chamadas LCBO (Liquor Control Board of Ontario), que vendem não só cerveja, mas também destilados e vinhos, ou em lojas especializadas em vinhos.

Café: a preferência por aqui é pela cafeteria Tim Hortons. É impressionante a quantidade lojas pela cidade.

Trânsito: as pessoas só atravessam a rua pelas faixas de pedestres e se os semáforos estiverem abertos, mesmo que não haja carro algum. Os carros sempre param para as pessoas passarem. Um exemplo de educação e cidadania.

Vias públicas: as ruas são limpas, bem sinalizadas e com acessibilidade para cadeirantes, ciclistas, patinadores e mães com crianças no carrinho.

Praia: por aqui a praia é de água doce. Infelizmente a minha experiência não foi boa:  visitei a praia de Woodbine e não gostei, pois estava imunda.

Transporte público: é muito fácil andar de ônibus, metrô e streetcar (um tipo de bonde elétrico), porém a boa educação não anda de transporte público em Toronto, pois nem sempre estão limpos.

Comércio: na maioria dos casos, o comércio fecha cedo, sejam lojas, bares ou restaurantes.

Idiomas: devido à diversidade cultural, é impossível entrar em algum lugar e não escutar alguém falando outro idioma diferente do inglês. Eu imagino que a maioria por aqui seja de origem asiática e hispânica. Então, neste caso, se preparar para o futuro é saber falar inglês, mandarim e espanhol.

Acho que as diferenças são sempre enriquecedoras, fortalecem valores, modificam atitudes e ampliam sua visão de mundo. Viva as diferenças!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Monica Keiko Korosue é paranaense, mas vive em São Paulo desde 1993. É casada e tem um filho. Monica é geminiana e como tal é uma mulher dinâmica, comunicativa, positiva, que adora novidade, de bem com a vida, tem muitos amigos, e é uma pessoa muito intensa e emotiva. Ela é dona de um carisma e astral festivo e sua principal característica é a busca por resultados e realizações. Monica é formada em Processamento de Dados pela Universidade Cidade de São Paulo e é especialista em Governança de TI com certificações internacionais em ITIL-Foundation, ITIL-Practitioner IPAD e CobiT. Trabalha com Tecnologia da Informação desde 1996 e atualmente é funcionária de uma associação ligada ao mercado financeiro brasileiro, atuando nas áreas de Infraestrutura, Serviços e Operação de TI.

10 Comentários

10 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Cultura

    Topo