Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Nem tudo é farinha do mesmo saco

É importante saber o tipo de farinha a ser utilizada antes de uma receita, principalmente no Canadá. Saiba os tipos de farinha e experimente seguir uma receita especial de bolo de banana.

Aqui vai uma receitinha de bolo que, além de ser super fácil, é bastante econômica (uma palavra, aliás, muito na moda hoje em dia).

Em primeiro lugar, não podemos esquecer que no Canadá os ingredientes são diferentes se comparados aos do Brasil. Eu notei, por exemplo, que a maioria das pessoas não está ciente de que por aqui existem diversos tipos de farinha de trigo e cada um serve para uma aplicação diferente.

Diferentes tipos de farinha

Estou no supermercado, o que devo comprar? Antes de fincar a mão naquele pacote de farinha de trigo, repare o que diz o rótulo:

All-purpose flour – é a mais versátil de todas, que serve para quase tudo (digo QUASE tudo). Trata-se de uma farinha mais pesada, boa para bolos mais densos, pães rápidos (aqueles que não precisam deixar crescer) e massas.

Bread flour – trata-se de uma farinha pesada e bastante elástica. Ela é feita exatamente para pães que precisam ser sovados, já que seu teor de glúten é bem mais alto.

Cake flour – essa aqui é bem fina e feita especialmente para bolos, já que ela se distribui melhor e cresce com bastante rapidez por ser leve. Bolos contêm muito açúcar, e essa farinha vai deixá-los mais leves e menos secos.

Self-rasing flour – já vem com sal e bicarbonato de sódio adicionados, por isso, use com cuidado, do contrário, você corre o risco de ver o sua receita esborrando pelo fogão abaixo.

Minha dica? Na dúvida, compre o primeiro tipo All-Purpose Flour e a vida continua bela.

Bolo de Banana (Banana Bread)

Sabe aquelas bananas que estão estragando na sua cozinha e você olha para elas e fica com pena de jogar fora? Esse bolo é a solução para os seus problemas! E quanto mais madura a banana, melhor para essa receita.

Ingredientes

  • 3 bananas bem maduras
  • 1 xícara de farinha de trigo (All-purpose ou cake flour)
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de canela em pó ou a gosto (cinnamon)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (baking soda)
  • 1 pitada de noz moscada (nutmeg)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha (vanilla essence)

Modo de preparo

Comece amassando as bananas com um garfo até ficarem bem pastosas. Junte os dois ovos e a baunilha e, em seguida, junte o açúcar (misturando bem para dissolvê-lo).

À parte, junte a canela, a farinha de trigo, o bicarbonato e a noz moscada.

Agora junte tudo: os ingredientes secos, as bananas com os ovos, o açúcar e a baunilha. Misture bem e… pronto!

Agora vem a melhor parte dessa receita. Você pode substituir a noz moscada por diversos ingredientes que tiver em casa: amêndoas, passas, amendoim, frutas cristalizadas, abacaxi em calda (cortado em pedacinhos pequenos), damascos, figos picados, cerejas, avelãs, tâmaras, frutas secas, ou seja, o supermercado inteiro!

Lembrando que a proporção deve ser sempre de uma xícara e meia, ou seja, se for adicionar um ou dois ingredientes, use ¾ de xícara para cada um (nunca ultrapassando uma xícara e meia).

Antes de terminar, uma revelação que vou contar só para vocês. Fiz esse bolo para um amigo, e como eu não tinha nada disso em casa, então utilizei uma xícara e meia de cereal matinal. Ficou EXCELENTE! O meu amigo jurou que o bolo tinha nozes e é lógico que eu não neguei.

Dica de cozinheiro

Atenção para mais um detalhe. Baking soda = bicabornato de sódio. Sim, aquele que a gente comprava na farmácia no Brasil. Baking powder é o nosso famoso pó royal (ou fermento). Ambos são usados com o mesmo objetivo, que é fazer a sua massa crescer. Mas preste sempre atenção à quantidade que a receita pede, senão você corre o risco de colocar menos do que deve e ver seu bolo murcho ou, o contrário, colocar além da conta e ver a sua receita borbulhando pelo chão!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

11 Comentários

11 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo