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Hambúrguer vegetariano do Tim Horton's

Paladar

Carne vegetal ganha destaque em lanchonetes e supermercados canadenses

A Beyond Meat está fazendo sucesso em vários lugares do mundo com seus produtos vegetais que imitam o sabor, a textura e o valor nutricional da carne de origem animal. A similaridade é tanta que a empresa já recebeu até investimento do Bill Gates e do Leonardo DiCaprio.

O hambúrguer vegetariano não é novidade. Mas os produtos da Beyond Meat têm superado as expectativas tanto de vegetarianos e veganos quanto de carnívoros. O hambúrguer deles enganou comedores de carne em vários testes e trouxe variedade às dietas de vegetarianos e veganos.

Produtos alternativos que substituem a carne animal têm conquistado um interesse crescente não somente de consumidores mas também da indústria de alimentos, impulsionando startups como a Beyond Meat e a concorrente Impossible Foods, e até despertando o interesse de empresas tradicionais de carne.

Segundo a reportagem da CNBC publicada em 6 de junho, as ações da Beyond Meat subiram mais de 160% em seu primeiro dia de negociação na bolsa e depois ficaram quase 300% acima do preço de oferta pública inicial, dando à empresa um valor de mercado de US$5,8 bilhões.

Outros produtores já começaram a fazer suas próprias versões de alimentos processados rico em proteínas à base de plantas. A Vegeat, com sede em Quebec, a Maple Leaf Foods e a President’s Choice lançaram um hambúrguer de proteína de ervilha.

Várias redes de fast-food também estão embarcando na onda das alternativas à carne de origem animal, entre elas o Tim Horton’s, o A&W e o Subway. Mercados como o No Frills também já estão vendendo produtos da Beyond Meat. Em Toronto, o pacote com dois grandes pedaços de hambúrgueres, está custando $7.50-$8.

Mas, enquanto muitas pessoas estão optando por consumir produtos da Beyond Meat por razões ambientais e éticas, vale lembrar que, só porque um produto é baseado em plantas, não significa que seja automaticamente saudável. Batatas fritas também são veganas!

Então, é bom ficar ligado e adotar a novidade apenas como opção de fast-food mesmo. O produto não é indicado por nutricionistas para consumo diário.

Fernanda Thiesen

Fernanda é carioca, publicitária, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá, e web designer no SiteToaster.co. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

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