Siga-nos

OiCanadá

Paladar

A super fruta contra o baixo astral

O inverno está chegando e o açaí, além de excelente energético, é também uma ótima opção para abastecer seu corpo com antioxidantes que reforçam o sistema imunológico. Saiba onde encontrar a fruta em Toronto e aprenda a fazer sucos e vitaminas.

O açaí recentemente ganhou popularidade por ser uma das frutas mais ricas em antioxidantes, substâncias que protegem o nosso corpo da ação dos radicais livres, moléculas ligadas a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento. Além disso, a fruta é um verdadeiro “boost” de energia e um perfeito substituto de bebidas energéticas (que contêm diversas substâncias químicas prejudiciais à saúde). Não é à toa que ele é conhecido como uma “super fruta”. Que tal então trocar seu energético por um pote de açaí?

Para quem é fã dessa fruta poderosa, eu tenho boas notícias! Depois de pesquisar um pouco, encontrei polpa de açaí congelada aqui em Toronto numa loja chamada The Big Carrot. Além do açaí puro, eles também vendem duas outras opções: açaí com guaraná (que não recomendo por conter açúcar e outros conservantes) e açaí misturado com frutas vermelhas. A marca é Sambazon e o processo utilizado para congelar e embalar os frutos garante a menor perda de nutrientes possível (o açaí é altamente perecível e deve ser congelado ou consumido em até 48 horas depois de ser colhido). É importante ficar atento a esse detalhe porque algumas empresas têm aproveitado a fruta para criar suplementos alimentares. O problema é que a maioria mistura “preenchedores”, que reduzem o valor nutricional do açaí.

Receitas

Existem várias maneiras de se consumir a fruta. A mais popular é o “frozen açaí”. Basta bater a polpa do açaí com um pouco de água por alguns minutos. Acrescente banana picada, granola e sirva bem gelado. Mas a minha mistura favorita é polpa de açaí com banana congelada e leite de coco ou água de coco. Utilize um processador de alimentos para obter uma consistência parecida com sorvete e acrescente alguns outros ingredientes tais como maca peruana (tipo de raiz cultivado nos Andes e de alto teor protéico) e cacau em grão. É delicioso! Você também pode adicionar sucos batidos ou ainda misturar o açaí com outras frutas, como por exemplo blueberries ou morangos (procure comprar sempre frutas orgânicas para evitar o consumo de pesticidas ou herbicidas).

O açaí pode ser um aliado na hora de recarregar as energias e também uma ótima opção para abastecer seu corpo durante o inverno com antioxidantes além de reforçar o sistema imunológico. E, claro, se você está planejando ir ao Brasil em breve, faça um favor a si mesmo e consuma o alimento em sua forma pura. Aproveite!

Este artigo também está disponível em inglês e espanhol.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Laura Luis tem 35 anos e nasceu em Buenos Aires, Argentina. Sua paixão pela natureza vem desde pequena acreditando que dela podemos tirar tudo o que precisamos para ter corpo, mente e espírito saudáveis. Estudou nutrição em Buenos Aires e em Toronto se formou como nutricionista holística pela Canadian School of Natural Nutrition. Laura vive aquilo que prega consumindo apenas alimentos orgânicos, promovendo a vida sustentável e difundindo esta idéia no intuito de construir um mundo melhor para futuras gerações. Atuando como Health Coach e Nutricionista Holística sua missão é ajudar pessoas a atingirem uma vida cada vez mais saudável através da alimentação e REconexão com o meio ambiente.

6 Comentários

6 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo