Siga-nos

OiCanadá

Paladar

A super fruta contra o baixo astral

O inverno está chegando e o açaí, além de excelente energético, é também uma ótima opção para abastecer seu corpo com antioxidantes que reforçam o sistema imunológico. Saiba onde encontrar a fruta em Toronto e aprenda a fazer sucos e vitaminas.

O açaí recentemente ganhou popularidade por ser uma das frutas mais ricas em antioxidantes, substâncias que protegem o nosso corpo da ação dos radicais livres, moléculas ligadas a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento. Além disso, a fruta é um verdadeiro “boost” de energia e um perfeito substituto de bebidas energéticas (que contêm diversas substâncias químicas prejudiciais à saúde). Não é à toa que ele é conhecido como uma “super fruta”. Que tal então trocar seu energético por um pote de açaí?

Para quem é fã dessa fruta poderosa, eu tenho boas notícias! Depois de pesquisar um pouco, encontrei polpa de açaí congelada aqui em Toronto numa loja chamada The Big Carrot. Além do açaí puro, eles também vendem duas outras opções: açaí com guaraná (que não recomendo por conter açúcar e outros conservantes) e açaí misturado com frutas vermelhas. A marca é Sambazon e o processo utilizado para congelar e embalar os frutos garante a menor perda de nutrientes possível (o açaí é altamente perecível e deve ser congelado ou consumido em até 48 horas depois de ser colhido). É importante ficar atento a esse detalhe porque algumas empresas têm aproveitado a fruta para criar suplementos alimentares. O problema é que a maioria mistura “preenchedores”, que reduzem o valor nutricional do açaí.

Receitas

Existem várias maneiras de se consumir a fruta. A mais popular é o “frozen açaí”. Basta bater a polpa do açaí com um pouco de água por alguns minutos. Acrescente banana picada, granola e sirva bem gelado. Mas a minha mistura favorita é polpa de açaí com banana congelada e leite de coco ou água de coco. Utilize um processador de alimentos para obter uma consistência parecida com sorvete e acrescente alguns outros ingredientes tais como maca peruana (tipo de raiz cultivado nos Andes e de alto teor protéico) e cacau em grão. É delicioso! Você também pode adicionar sucos batidos ou ainda misturar o açaí com outras frutas, como por exemplo blueberries ou morangos (procure comprar sempre frutas orgânicas para evitar o consumo de pesticidas ou herbicidas).

O açaí pode ser um aliado na hora de recarregar as energias e também uma ótima opção para abastecer seu corpo durante o inverno com antioxidantes além de reforçar o sistema imunológico. E, claro, se você está planejando ir ao Brasil em breve, faça um favor a si mesmo e consuma o alimento em sua forma pura. Aproveite!

Este artigo também está disponível em inglês e espanhol.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Laura Luis tem 35 anos e nasceu em Buenos Aires, Argentina. Sua paixão pela natureza vem desde pequena acreditando que dela podemos tirar tudo o que precisamos para ter corpo, mente e espírito saudáveis. Estudou nutrição em Buenos Aires e em Toronto se formou como nutricionista holística pela Canadian School of Natural Nutrition. Laura vive aquilo que prega consumindo apenas alimentos orgânicos, promovendo a vida sustentável e difundindo esta idéia no intuito de construir um mundo melhor para futuras gerações. Atuando como Health Coach e Nutricionista Holística sua missão é ajudar pessoas a atingirem uma vida cada vez mais saudável através da alimentação e REconexão com o meio ambiente.

6 Comentários

6 Comments

  1. Manoel Rufino

    20/set/2013 at 13:32

    Estou em Nanaimo BC e tenho condições de exportar o Açaí direto do Amazonas …
    É só contatr por e mail

    [email protected] ou [email protected]

  2. Fernanda Thiesen

    Fernanda Thiesen

    03/nov/2010 at 16:55

    Essa foto está dando água na boca!
    Acredito que qualquer alimento consumido em grande quantidade não faça bem para a saúde. O segredo de uma alimentação saudável está no equilíbrio e variedade de bons alimentos.

  3. sobek de alcantara

    03/nov/2010 at 11:28

    Nasci e me criei ao lado desta fruta no interior do amazonas, tivemos épocas em que o açaí era servido em todas as refeições, não pelo seus nutrientes hoje tão decantado pelo mundo, mas como único recurso de sobrevivência nos altos rios como opção de alimentação na região. Tomava-se puro com açúcar e, puro é sem gosto – para mim é claro -. A infância passou, a juventude correu, e a velhice abateu a muitos e o açaí provocou muitas doenças por ser consumido em grande quantidade como alternativa de sobrevivência. tenho aqui em minha casa no Canada como curtição e sei que de todas as formas ele tem que ter conservante. Não acredito muito nos milagres, vejo sim como tesão que explodiu nos anos 90 no Brasil e galera embarcou na ideia . Só para lembrar que bom mesmo, é como sobremesa, ou tomar um suco natural da fruta é bem melhor, e que não se coloque como algo milagroso que vem da selva amazonica,la não temos nada milagroso. Temos sim tudo natural.

    • Rui

      03/nov/2010 at 21:24

      Olá Sobek!
      Nos encontramos mais uma vez! Meu nome é Rui e trabalho no Marché Restaurant downtown Toronto, no nosso encontro você conheceu minha noiva Gabrielli e até cantamos parabéns pelo seu aniversário. Espero que esteja tudo bem! Grande abraço e apareça para um cafézinho! :)

      • sobek de alcantara

        04/nov/2010 at 10:26

        OLA Rui, não esquecemos voces não, agora e falta de tempo mesmo, pergunto ja melhoraram o crepe? se posso dar uma aula para aquela gente hahahah sempre gostei dessa de Marché Restaurant. vamos aprecer sim e se cuidem. aproveitando siga este endereço http://www.brasileirosnomundo.mre.br e votem para representante do conselho de imigrantes no mundo, meu nome esta no fogo cruzado tambem.manda o email de voces. abraços

  4. Luanda Jones

    03/nov/2010 at 01:21

    Adorei!
    Ótimas dicas ;0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Paladar

Posts Populares

Topo

Send this to a friend

Oi!

Acho que você pode gostar dessa página:

A super fruta contra o baixo astral
https://oicanada.com.br/12080/a-super-fruta-contra-o-baixo-astral/