Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Sopas para aquecer o inverno

Agora que o tempo está esfriando, nada melhor do que uma sopa quentinha nos esperando em casa. Além de ser um prato muito versátil, também pode também ser bastante econômico. Que tal aprender algumas receitas?

Confesso a vocês que eu aprendi a apreciar sopas aqui no Canadá e estou adorando. Praticamente todos os dias lá em casa tem sopa. Ela pode ser bem simples, com poucos ingredientes, ou mais sofisticada com o uso de creme de leite ou camarão, por exemplo.

Seja como for, toda sopa começa com uma base, ou seja, um caldo. Ele pode ser de galinha, camarão, carne ou legumes, o mais importante mesmo é que seja saboroso. A partir daí, basta ser bem criativo.

Eu gosto muito de juntar caldo de galinha, umas maçãs (pode ser aquelas que estão sobrando na geladeira) abóbora,  batatas, alguns temperos e pronto. Ferva tudo e depois bata no liquidificador, ou não. No quesito sopas, você é quem decide.

O mesmo caldo de galinha ou legumes pode ser usado para fazer uma sopa com todas aquelas verdurinhas que estão na sua geladeira e você não sabe o que fazer com elas. Lembre-se apenas dessa regrinha: legumes mais duros vão primeiro para a panela (cenoura, cebola, aipo, salsão, batatas) e os mais moles vão depois.

No caso do brócolis ou abobrinha por exemplo, basta adicioná-los quando a sopa já estiver quase pronta.  Tampe a panela, espere uns cinco minutos e sua sopa está pronta.

Tudo se recicla

A sopa sobrou e ninguém aguenta mais? Bata tudo no liquidificador não a chame mais de sopa, mas sim de creme de legumes. Todo mundo vai achar super chique e comer tudo como se fosse algo que você acabou de fazer!

A essa mesma sopa você pode adicionar frango, pedacinhos de bacon ou ainda milho verde, ervilhas, batata-doce, pimentão vermelho, azeitonas, etc.

Sem desculpas

Está com preguiça? Dois tabletes de caldo de galinha, um pouco de água e um pacote de verduras já picadas e congeladas. Tudo isso na panela e sua sopa estará pronta em 10 minutos.

Quer algo mais sofisticado? Sirva a mesma sopa com frango desfiado ou queijo ralado por cima e um bom pão. Para os vegetarianos eu compro um pacote de firm tofu (tipo e queijo feito de soja), corto em quadradinhos e frito até ficarem crocantes. Quando a sopa estiver pronta, basta adicioná-los no final. Voilá! Sopa feita!

Mas se sua sopa ficou rala demais, uma dica de chef é engrossá-la adicionando purê de batata (pode ser aquele que já vem pronto). Sua sopa vai ficar super cremosa, sem as calorias do creme de leite ou aquele gosto desagradável de farinha de trigo.

Arrisque!

Está querendo se aventurar na cozinha? Faça aquela mesma sopa de abóbora (com batatas e temperos) sugerida acima e coloque duas colheres de curry (ou a gosto), um pouco de leite de coco, jogue uns camarões (no final apenas) e sirva com coentro ou salsinha picadinhos. Você acabou de fazer uma sopa muito apreciada na Tailândia e também pode tirar aquela onda com seus amigos falando que você agora domina a cozinha do sudoeste asiático. Não é o máximo? Essa é a glória de viver em Toronto.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo