Siga-nos

OiCanadá

Cultura

Mais que uma gentileza

A gorjeta no Canadá é algo completamente diferente daqueles dois reais que você carinhosamente deixava para o garçom no Brasil. É mais que uma questão de educação e pode variar de 10% a até 25% do valor da conta.

O Canadá é um país que se orgulha em acolher centenas de nacionalidades diferentes, e faz dessa salada uma cultura completamente nova. O OiCanadá traz uma matéria para você se familiarizar com um costume bem peculiar da cultura canadense: o hábito de dar gorjetas, ou em inglês: tipping.

Em geral, a “regra” é dar pelo menos 15% do valor da conta (calculado sem as taxas do governo), valor que pode ser pago em “cash”, ou adicionado ao pagamento com cartão de débito ou crédito.

Se por acaso você não ficou satisfeito com o serviço, tem o direito de não deixar gorjeta, mas nesse caso o ideal é expressar os seus motivos conversando com o gerente do estabelecimento. Assim ele fica sabendo como melhorar o serviço, e você ainda pode ganhar um desconto para a próxima visita (não é o caso de todos os lugares). Também é importante lembrar que se a comida não está ao seu gosto, a culpa não é do garçom, e sim de quem trabalha na cozinha.

Amanda P., de 20 anos, trabalha como garçonete em uma das lojas da rede Applebee’s em Toronto. Ela conta que a gorjeta é muito importante porque apenas o dinheiro do contra-cheque não é suficiente para todas as suas despesas. “Viver de paycheck to paycheck não dá. Eu uso o que ganho de gorjeta para os gastos de transporte”, desabafa. Mas ela se queixa de que nem sempre o cliente colabora: “É frustrante às vezes porque você roda pra todos os lados a noite toda, fazendo de tudo para o cliente se sentir satisfeito com o serviço, e quando ele não deixa a gorjeta eu não só fico sem grana, mas ainda acabo pensando que estou fazendo alguma coisa errada.”

Tamanha é a importância desse “dinheirinho extra”, que a maioria dos restaurantes na América do Norte paga a seus funcionários um salário abaixo do mínimo (que no Canadá é de C$10.25 por hora de trabalho e C$9.60 para menores de 18 anos), já contando que o salário será complementado com as gorjetas pagas pelos clientes.

Se ganhar, é lucro

Em restaurantes de fast-food e cafeterias (como o McDonald’s e o Tim Horton’s, por exemplo) não é necessário pagar a gorjeta, mas ela é aceita e muito bem-vinda se o lugar tiver uma latinha onde há a palavra “tips”, que quer dizer “gorjetas” (geralmente essa latinha fica ao lado do caixa). Aí vale qualquer valor, até mesmo centavos. “O canadense é bem legal quando o assunto é gorjeta. Mesmo quando eles compram apenas café, muitos deixam pelo menos as moedas do troco” diz Amanda.

Vou de táxi

As gorjetas não estão apenas nos restaurantes. Também é comum dá-la a taxistas, embora no Canadá nem todo mundo faça isso. Mas se o taxista ajudou você com malas no aeroporto ou com as compras no supermercado, pode ter certeza que ele estará esperando receber uns “trocados” a mais. Nesse caso, 15% é uma gorjeta generosa. A maioria das pessoas arredonda o valor da conta (se ela deu C$17, paga-se C$ 20, por exemplo) ou deixa um “toonie” (moeda de C$2) como forma de agradecimento.

Salões de beleza também são lugares onde a gorjeta é esperada: um mínimo de 15% ou mais se você estiver muito feliz com o serviço prestado.

Indispensável

Já nos bares, ela é tão extremamente importante, que se você não deixar a gorjeta, o garçom ou bartender vai pedir que você pague. Funciona assim: dependendo do preço da bebida, você deve deixar pelo menos de um a dois dólares. Para economizar na tip, muitos pagam por duas ou três bebidas de uma vez e deixam uma só gorjeta. Aqui também vale a dica usada para taxistas: se o serviço prestado foi muito bom, deixe um pouco mais.

Delivery

Entregadores de pizza ou de qualquer outra forma de comida take-out também recebem gorjeta.  Ela é geralmente de 15%  (quando paga em cartão de débito ou crédito, a opção de pagar a gorjeta aparece na máquina) ou de dois a três dólares se você pagar em dinheiro. Se o seu pedido for grande, aumente a gorjeta para 20% ou para quatro a cinco dólares.

Segue uma tabela para você imprimir e guardar na carteira:

Gorjeta
Estabelecimento/ServiçoPéssimoBomExcelente
Restaurante0-10%15%20-25%
Bar0C$1-C$2C$2-C$4
Salão de Beleza0-10%15%20-25%
Táxi0C$1-C$215%
Serviço de Entrega0C$1-C$2C$2-C$5

Na próxima vez que você levar a família para comer em um restaurante em Toronto – ou em qualquer cidade no Canadá – não esqueça da gorjeta. A conta foi C$100? É bom ter no bolso no mínimo $115 para não fazer feio. Sair sem pagar gorjeta é considerado uma falta de educação tão grande quanto falar de boca cheia.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marina se mudou para o Canadá em 2006 e completou seu high-school diploma em Mississauga. Hoje ela estuda Jornalismo na Ryerson University em Toronto e carrega sua máquina fotográfica por todos os cantos.

28 Comentários

28 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Cultura

      Topo