Siga-nos

OiCanadá

Moradia

O primeiro imóvel a gente nunca esquece

Parabéns! Você encontrou um imóvel que cabe no seu orçamento, combina com seu estilo de vida e está prestes a fazer uma proposta de compra. Mas você sabe o que essa proposta deve incluir e como efetuá-la? O OiCanadá traz um guia para os marinheiros de primeira viagem.

No Canadá, é quase sempre uma boa ideia consultar um advogado (ou um “notário”, como se diz na província do Quebec) para ajudá-lo a preparar uma proposta de compra. De acordo com a Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC) uma proposta de compra deve incluir:

  • O preço de compra que você propõe pagar pelo imóvel.
  • A quantia que você pretende dar como depósito.
  • Uma lista completa de todos os itens extras (chamados “chattels” em inglês) que você gostaria que fossem incluídos no preço de compra. Alguns dos itens normalmente incluídos nas negociações são o revestimento das janelas (cortinas, etc.), a geladeira e o fogão, ou as máquinas de lavar e secar roupa.
  • A data de fechamento do contrato, que é o dia em que você toma posse do seu imóvel. Essa data geralmente é fixada para de 30 a 60 dias depois da data em que a pessoa que está vendendo o imóvel aceita a sua proposta de compra.
  • Um pedido para apresentar a planta do Agrimensor (Land Survey) verificando o levantamento topográfico da propriedade.
  • A data em que a proposta perde a sua validade, no caso de você não ter tido uma resposta do vendedor.
  • Quaisquer outras condições que você deseja incluir, tal como aprovação do banco para financiamento da hipoteca, ou o direito de fazer uma inspeção do imóvel antes do acordo final.
  • Independentemente do que inclui a sua proposta, na maioria dos casos, o vendedor responderá à sua proposta com uma contra-proposta. Não se preocupe. Esse tipo de negociação “vai e vem” é perfeitamente normal, e pode haver várias propostas e contra-propostas antes de haver finalmente um consenso entre ambas as partes. Esse processo pode parecer angustiante, mas é a melhor maneira de se fazer um bom negócio tanto para o comprador como para o vendedor.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

CHMC é a agência nacional de habitação do Canadá. Com 60 anos de experiência, trabalhamos com organizações comunitárias, o setor privado, agências sem fins lucrativos e todos os níveis do governo, a fim de criar soluções inovadoras para os desafios atuais relacionados à habitação, antecipar as necessidades de amanhã, e melhorar a qualidade de vida de todos os residentes do Canadá.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Moradia

Topo