Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Comprar imóvel no Canadá é mais simples que no Brasil

Rosa da Silva explica como o Multiple Listing Service (MLS), facilita a vida de quem quer comprar um imóvel no Canadá e destaca a importância de se ter um bom corretor.

Conversando com duas colegas corretoras no Brasil, pude observar quão diferente é o sistema brasileiro do canadense no que se refere a compra e venda de imóveis. Para se ter uma ideia, essas corretoras dividem o tempo entre plantões nos imóveis à venda pela sua imobiliária e o atendimento aos seus clientes. Não há assinatura de contrato entre o corretor e o cliente e nem tampouco divisão de comissão entre corretores, pois cada imobiliária possui sua própria carteira de propriedades e não há intercâmbio ou colaboração entre as imobiliárias.

Por essas e outras razões, o comprador no Brasil tem muito mais trabalho para encontrar o imóvel ideal do que se estivesse no Canadá, pois precisa visitar ou pesquisar os sites das imobiliárias (felizmente hoje em dia estas já possuem excelentes websites com fotos e detalhes das propriedades) para então agendar as visitas a cada um dos imóveis. No fim, o comprador pode negociar com mais de um corretor ao mesmo tempo.

Já no Canadá, esse processo de compra é bem mais simples e fácil, devido a um sistema eletrônico de cadastramento imobiliário que se chama “Multiple Listing Service” (MLS) e que reúne a maioria dos imóveis à venda na região. Assim, tanto os compradores quanto os corretores (realtors), independentemente da imobiliária para qual trabalham, têm acesso a todas as propriedades à venda ou para alugar.

Em outras palavras, ao invés de visitar várias imobiliárias (como se faz no Brasil), no Canadá o comprador tem apenas que escolher o realtor de sua confiança (pergunte aos seus amigos, peça referências deste profissional), que irá acessar o banco de dados e indicar os imóveis que se encaixem nas suas preferências.

Você também pode pesquisar no site www.realtor.ca, ou em muitos outros, mas é bom deixar claro que um corretor tem acesso a muito mais informações do que as expostas ao público em geral. O realtor irá agendar as visitas e levará o interessado pessoalmente até as propriedades em horário conveniente. Os serviços de corretagem, na maioria dos casos, são gratuitos para quem está comprando ou alugando, pois as despesas deverão ser pagas pelo proprietário do imóvel.

Para ser tornar um realtor no Canadá, é preciso…

Frequentar um College, onde o aluno passa por um treinamento intensivo e faz muitas provas. Além disso, precisa ser membro de associações em nível local, provincial e nacional, e para ter a licença aprovada e renovada pelo Conselho Imobiliário de Ontário, o RECO (Real Estate Council of Ontario), a cada dois anos o realtor deve fazer vários cursos e estar sempre atualizado. Os realtors estão ainda submetidos a um código de ética considerado um dos mais rígidos entre todas as profissões.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Moradia

    Topo