Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Apertem os cintos, os produtos sumiram!

Peru, bacalhau, fio de ovos, panetone e rabanada? Rafael Alcântara ensina onde encontrar cada uma dessas delícias que não podem faltar na sua ceia de Natal.

Todos nós que moramos aqui no Canadá sofremos com a falta de alguns produtos da nossa “terra”, não é mesmo? Muitos amigos meus contam o quanto é difícil encontrar “aquele” creme de leite, ou mesmo a goiabada ou ainda a famosa farinha láctea (já eu, eu não estou nem aí, nunca gostei).

Qual a solução? Pedir aos nossos amigos que encham a suas malas de produtos quando vêm nos visitar? Não parece um boa ideia… conheço amizades desfeitas porque amigos queridos esqueceram de incluir suco de caju na mala.

Vem chegando essa época do ano, de Natal e Ano Novo, e a falta que sentimos de alguns produtos brasileiros parece aumentar. Por isso, eu vou fazer uma lista de produtos típicos de nossa ceia natalina e tentar substituí-los com produtos que encontramos aqui em Toronto. Sugestões são bem vindas.

Peru

Apesar de ter aqui, tenho saudades mesmo é do chester da minha mãe. Eu ainda não vi por aqui, mas caso saibam onde encontrar, por favor me avisem! O que é o Natal sem um tender repleto de fio de ovos? A boa notícia é que você encontra tudo isso nas padarias portuguesas, que nesta época do ano estão abarrotadas de produtos do Brasil. Aliás, lá você também pode encomendar muitos pratos prontos.

Bacalhau

Tem muito aqui, fresco ou salgado. Mas, sinceramente, se não tem bacalhau, a dica é substituí-lo pelo salmão. Não vai ficar a mesma coisa, é claro, mas é também delicioso, não há motivos para drama.

Salpicão

Eu faço com aquelas verduras congeladas que já vêm cortadas em quadradinhos, mas e se você alegar que não tem creme de leite? No problem, utilize iogurte natural com um pouco de maionese e pronto. Fica até mais saudável! Aliás, o strogonoff feito com sour cream (creme azedo) fica até melhor do que o feito com creme de leite. Vá por mim.

Frutas secas ou cristalizadas?

Nozes? Tâmaras? Cerejas, farinha de tapioca (pão de queijo!)? Eu compro tudo no Bulk Barn. Anote esse nome porque você podem encontrar tudo o que mais sonha nessa época do ano com preços ótimos.

Batata palha

A menos que você queira ter uma crise nervosa e fazer batata palha em casa, a dica é utilizar uma alternativa canadense: chama-se Hickory sticks. É vendido em qualquer loja e quebra muito o galho. Cuidado que é um pouco mais salgado do que a bata palha convencional.

Panetone

Pode ser encontrado em uma lojinha italiana que fica na St Clair West ou em alguns supermercados. Caso não ache, com certeza você vai encontrar um pão alemão chamado stollen, que é a mesmíssima coisa, só que com formato diferente.

Rabanada

Vá em algum restaurante e peça um prato cheio de french toasts. É a mesma coisa. Mas quer fazer em casa? Compre um pão italiano, ou mesmo um baguette francês, e mãos à obra.

Sei que há ainda muitos outros produtos que não podem faltar na nossa ceia “à brasileira”. Então que tal listar aqui os que mais lhe fazem falta?

Feliz Natal e um Ano Novo muito produtivo para todos nós.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

2 Comentários

2 Comments

  1. JulimArquiteto

    29/dez/2010 at 16:17

    Rafael!

    ótimo artigo!

    Também já comprei batata palha yoki (made in Brazil!) no No frills, mas no Dufferin Mall!

    Aqui no St Lawrence Market também tem muita coisa, inclusive o polvilho para fazer pão de queijo (loja fica no subsolo). O que não conseguimos achar foi um bom queijo parecido com o CANASTRA.
    Mas uma hora a gente acerta.

    Um abraço.

    Júlio

  2. Ana Lucia Ferraz Cardoso

    18/dez/2010 at 13:33

    Boa tarde Rafael!
    Adorei as dicas e so para informar a quem interessar, tem batata palha da Yoki e varios outros produtos brasileiros a preco bem legal, no NoFrills da Eglinton Ave com Black Creek!! Ja cheguei a comprar ate guarana Antartica la. Agora sumiu mas dizem que vai voltar. Farofa, pao de queijo, goiabada, tambem tem.
    Nossa Ceia de Natal e de Ano Novo nao sera tao diferente assim.
    Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizacoes pra vc e para todos do OiToronto.
    Abracos carinhosos,

    Ana Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Paladar

Posts Populares

Topo