Siga-nos

OiCanadá

Inglês

Como funciona o transporte público em Toronto

Leonardo Tenan ensina o vocabulário necessário para você andar de metrô, ônibus e streetcar sem gastar mais do que precisa ou pagar micos.

No meu último post (Oriente-se), aprendemos a dar e receber direções andando ou dirigindo pela cidade. Hoje vamos aprender mais sobre o sistema de trânsito de Toronto, o TTC.

TTC stands for (corresponde a) Toronto Transit Comission, e compreende os sistemas de bus (ônibus), subway (metrô) e street car (bondinho elétrico).

Isso quer dizer que podemos passar de um meio de transporte para outro usando o mesmo tipo de passe – mas é preciso entender algumas regras pra não dar bobeira!

Types of fares – Tipos de passagem

  • Ticket – como já foi incorporado ao português, é um quadrado de papel – usado somente para students e seniors (idosos).
  • Token (comprado nas estações de metrô) – tem a forma de uma moeda, do tamanho de uma de 10 cents, com a borda dourada. Pode ser usado tanto no metrô quanto no ônibus e no bondinho também.
  • Pass (Passe) – existe uma variedade, os mais comuns são o semanal e o mensal (darei mais detalhes abaixo).
  • Transfer (para mudar de transporte) – um retângulo de papel – pode ser pego por você na estação de metrô ou entregue pelo motorista do bus ou do streetcar.

Paying fares – Pagando sua passagem/ tarifa

Primeiro mico do turista: pegar um ônibus, perguntar quanto custa (3 dólares), e entregar ao motorista uma nota de 5 ou 10 dólares esperando o troco. O motorista te olha com cara fechada e diz “I don’t have change” – “eu não tenho troco”. Ou ainda “I don’t carry change with me” – “eu não carrego troco comigo”.

Nos buses e streetcars do TCC, o collector (cobrador) é o próprio driver (motorista) e ele só aceita o dinheiro exato (ou o ticket, token, pass, transfer).

Fica a dica então: troque seu dinheiro antes de subir no ônibus.

Na collector booth (cabine), tickets, tokens e weekly passes (passes semanais) só podem ser purchased/ bought (comprados) com dinheiro.

  • Tokens só podem ser adquiridos em quantidade de múltiplos de 5 – vale a pena, o custo passa de 3 dólares para 2,5 dólares por passagem.
  • Tickets para seniors (idosos a partir de 65 anos) e students também só podem ser adquiridos em múltiplos de 5. O preço cai de 3 para 2 dólares.
  • Se decidir pagar apenas uma passagem, jogue 3 dólares na caixinha em frente à booth. Caso precise trocar o dinheiro, o cobrador faz isso para você e te devolve toda a quantia trocada para que em seguida você ponha os 3 dólares. Se estiver comprando tokens, você também deverá colocar um token na caixinha antes de passar pela roleta.

Mas veja bem, post-secondary students (estudantes do ensino superior) só têm desconto no passe mensal.

Quando for comprar os tickets, diga “5 tokens, please”, e entregue o dinheiro. Não há necessidade de usar frases maiores ou mais complicadas. Seja objetivo, principalmente nas horas de rush.

Day pass

Uma boa alternativa para famílias e turistas, é o day-pass (passe diário). Custa 10 dólares e permite o uso livre do TTC (metrô, ônibus e streetcar) durante o dia.

Durante os weekdays (dias de semana), é vendido individualmente – single pass.

Nos weekends (fins de semana) e holidays (feriados), pode ser usado por até:

  • Two adults – dois adultos,
  • Two adults and four (4) kids – dois adultos e 4 crianças, ou
  • One adult and five (5) kids – um adulto e 5 crianças

Mas e o cartão de débito/ crédito?

Eles servem apenas para a compra do passe mensal.

As estações que aceitam debit card (cartão de débito) e credit card (Visa, Mastercard ou American Express) são:

  • Union
  • Dundas (East – Leste). Temos duas estações Dundas, uma de cada lado da Yonge.
  • Bloor-Yonge (North side – lado norte)
  • Davisville

As estações Finch, Kennedy, Kipling e Downsview aceitam apenas cartão de débito. Lembrando que isso é somente para compra de passes mensais.

Para quem acompanha os posts, já deu pra perceber que cash (dinheiro vivo) é o que manda na cidade, né? Visite a aula de inglês Da cerveja à ressaca para saber mais.

O uso do transfer

1) Se pegar o metrô, e for se transferir para um ônibus em alguma estação, logo após passar as turnstiles (catracas) procure uma transfer machine – uma máquina vermelha, que quando você aperta o botão, libera um transfer. O tranfer deverá ser apresentado ao motorista do ônibus ou streetcar que você vai pegar em seguida.

ATENCÃO: Você não pode pegar um ônibus na mesma estação de metrô em que pegou o transfer.

2) O outro caso será você receber seu transfer logo após pagar sua fare, diretamente do driver/ operator, quando entrar em um ônibus ou streetcar.

Se não for precisar do tranfer, diga “Thanks, I don’t need one” e assim evitará carregar um papel/lixo com você, o que ajuda a manter a cidade e os meios de transporte limpos.

Dicas importantes

Não é preciso acenar para o ônibus parar. Se você está parado no ponto, o ônibus pára obrigatoriamente. O que pode acontecer é o contrário: algumas pessoas fazerem sinal de “não” com a mão para avisar ao motorista que não precisa parar.

Para descer do ônibus pela porta de trás, após o motorista destravá-la (acende uma luz verde em cima), push (empurre) a barra amarela da porta (não é preciso forçar) e a porta abre logo em seguida.

Para descer do streetcar, basta descer até o segundo degrau. Ao step (pisar) nele, a porta abre.

Para esses dois casos acima, o motorista pode esquecer de liberar a porta de trás se estiver distraído. Se isso acontecer, pode falar em voz alta: “Excuse me! Can you open the door, please?” (Com licença, você poderia abrir a porta, por favor?).

Em ônibus lotados, é comum o motorista dizer “Please, move back”, pedindo aos passengers (passageiros) irem para o fundo do ônibus e abrirem espaço para quem está subindo.

Mulheres podem descer “entre pontos” a partir de 9pm, por questões de segurança.

Para isso, vá até o motorista e diga “Excuse me, can you stop on + nome da rua que o ônibus cruza + street?”

ou “Can you stop in front of ____” – Você pode parar em frente a (ponto de referência/ nome de um estabelecimento).

Em Toronto, se o passageiro pegar um ônibus na direção North (norte), não pode usar o transfer para fazer a viagem de volta para South (rota sul). Pode até arriscar, mas tenha em mente que você pode ser parado na entrada do ônibus para pagar outra fare.

Nos terminais de conexão ônibus-metrô, não é preciso mostrar o transfer ao motorista, pois não se passa em nenhuma catraca.

Aqui vai mais um mico de turista: em estações de metrô, a área de saída dos ônibus para a rua geralmente é bem larga e não tem nenhum portão. É comum desavisados entrarem na estação por esse espaço – deixando de passar pela catraca. A multa (ticket – sim, ticket também) não é das mais baixas… vale mais pagar a fare.

Aproveite a cidade e fique longe dos micos! rs

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Leonardo Tenan é jornalista, formado pelo Sheridan College, já tendo trabalhado para a TV Globo Internacional, TIFF Toronto International Film Festival, e tendo seu atual projeto de documentário aceito no Hot Docs Doc Accelerator program. Há 3 anos é produtor do BRAFFTV Festival de Filmes Brasileiros em Toronto.

36 Comentários

36 Comments

  1. Marina

    21/nov/2014 at 14:43

    Sei que o post é antigo mas espero conseguir uma resposta, rs. No aeroporto eu já consigo comprar o metropass? Ou ele só é vendido em estações de metrô?

    Obrigada!

  2. Thiago

    07/dez/2012 at 21:55

    Olá! Gostaria de saber se esse negócio de que o metropass só pode ser comprado até o dia 05 do mês é verdade. Vou a Toronto mas vou chegar depois do dia 05, logo, eu perco a possibilidade de comprar o metropass? O que devo fazer?

    Obrigado

  3. Amanda

    31/ago/2012 at 23:46

    Ola!! Gostaria de saber sobre dicas da melhor forma de chegar ate o zoo!

    Amandq.

  4. Patrize

    07/ago/2012 at 20:14

    Olá,

    Chego em Toronto no dia 26/08 e não contratei traslado.
    Pretendo pegar um taxi qdo chegar, alguém saberia me dizer se é fácil chegar até a “Lumsden Ave”? Minha homestay é nesse lugar.

    Caso tenha alguém indo na mesma época, fique à vontade para fazer contato. Vou ficar 1 mês estudando e desbravando a cidade.

    Abs,
    Patrize.

  5. Roberto

    22/jun/2012 at 19:54

    Olá Pessoal, vou viajar o mês que vem para Canada Toronto, intercambio escola hansa, vou ficar um mês there.

    Estou levando trevel cards quanto dollar no cartão ue devo levar, é necessario levar muita roupa?? é melhor comprar para a semana inteira ou o mes inteiro??

  6. Gisleine

    12/jan/2012 at 08:46

    Olá, Tenho uma dúvida com relação ao taxi, quando eu chegar ao aeroporto, quanto custaria mais ou menos para ir até a casa da host family, é muito caro?? Sei que depende muito da localidade, mas teriam alguma base, para eu já ficar preparada?
    Ou seria melhor pedir translado, para que passa ter alguém me esperando no aeroporto??

    • Joao

      15/abr/2012 at 08:06

      Gisleine,

      Eu gastei 50 dolares. Conversando com outros estudantes acredito que a media seja entre 50.. 70.

  7. Camila

    07/dez/2011 at 10:56

    sobre o metropass, o TTC diz que nas estacoes de bloor-yonge e Davisville o passe mensal pode ser comprado ate o 15º dia do mes que sera usado, isso realmente é válido?
    vou chegar em toronto dia 7/1, sendo que 6/1 é o 5ª dia util do mes =\, ou seja, teria que comprar passes semanais pra usar duranto o mes inteiro se a regra do 15º dia util nao valer para essa estacoes certo?

    “You can buy a Metropass from the 24th day of the prior month until the fourth working day of the month for which the pass will be used (available until the 15th of the month at Davisville and Bloor-Yonge stations).”
    http://www3.ttc.ca/Fares_and_passes/Passes/Metropass/Metropass_details.jsp

  8. João Pereira

    30/out/2011 at 12:06

    Olá, boa tarde!

    Tenho uma(duas rs) dúvidas:

    Vvou fazer um curso durante um mês, se eu comprar o passe mensal eu preciso pegar o transfer? Vale a pena comprar o mensal, sabendo que eu vou ficar durante 30 dias?

    • Martha Rangel

      31/out/2011 at 10:21

      Oi João,
      Vale a pena sim comprar o metropass do mes, assim vc ficará mais livre para andar pela cidade. Mas para isso vc tem que chegar aqui antes do dia 5, já que o passe so é vendido até este dia. Qd vc tem o metropass, nao precisa de nenhum tranfer, basta sempre mostrar o pass.

      • João Pereira

        04/nov/2011 at 20:16

        Oi Martha,

        Obrigado. Vou ficar mais tranquilo, sem medo de passar mico rs.

  9. Gerson

    01/set/2011 at 09:31

    Muito boa a matéria. Só fiquei com duas dúvidas, se vocês pudessem me ajudar ficaria muito grato:

    No caso do uso do passe semanal eu preciso dos “tranfers” ou posso trocar de meio de transporte (metro x ônibus) ilimitadamente sem a necessidade de emitir esse ticket?

    Vi no sitio da TTC que para algumas regiões de Toronto há uma cobrança de tarifa adicional. Essa cobrança também se aplica ao passe semanal? A região do Zoo está sujeita a esta cobrança?

    Desculpem incomodar, estou indo para Toronto daqui a uns 15 dias, a passeio, e sou marinheiro de primeira viagem.

    Obrigado.

    • Fernanda Thiesen

      01/set/2011 at 14:08

      Oi Gerson, o passe semanal é um cartão de uso ilimitado que vc apresenta sempre que entrar no metrô, streetcar ou ônibus. Você não precisa de mais nada além dele para usar o transporte público. Este passe leva você de TTC ao zoológico sem a necessidade de comprar outros tickets. Abs.

      • Gerson

        01/set/2011 at 15:06

        Valeu Fernanda, muito obrigado mesmo. Vou poder passear tranquilo. Obrigado.

  10. Sobek

    03/jun/2011 at 09:17

    Oi Marta, só lembrando, que o transfer que tem a foto acima, para quem não sabe, a validade dele esta bem clara é a numeração maior que está no papel 053 que é a chave para pegar os “espertos” ( conheci um brasileiro que achando que era facil enganar as pessoas aqui, porque neste caso o motorista não olhava bem para o transfer ele entao comecou a usar por mais de um dia o mesmo. contando vantagem para nos, alertamos para o perigo, mas continuou, não deu outra, policia a vista etc…) como dizia o numero grande é o dia do ano, no topo do transfer esta a estação de onde saiu. ao lado o horario.

  11. Luiz Carlos

    16/Maio/2011 at 13:54

    Oi Carla,

    Olha eu vou citar aqui o meu exemplo na primeira vez que fui a Toronto: Fiz o grande vacilo de nao pedir translado no aeroporto, dai consequentemente nao teria ninguem me esperando! rsrsrs

    Cheguei em Toronto e peguei um taxi, ate me lembro que era um rapaz bem simpatico.. um belga. So falava o basico, mostrei a ele o papel da host family que eu ia ficar e ele me levou com toda a seguranca.
    Aconselho a vc pagar em dinheiro mesmo, nao usei cartao de credito.

    No que eu for util me avisa, boa sorte!

  12. Carla

    24/abr/2011 at 20:05

    Olá,
    minha dúvida não é exatamente sobre transporte público, mas se puder me ajudar……….

    gostaria de saber se quando chegar no aeroporto de Toronto posso pegar um táxi na saída do aeroporto. É seguro? Devo tomar algum cuidado? Os táxis aceitam cartão de crédito ou é melhor pagar com dinheiro?
    Precisarei ir de Toronto para Mississauga. Não falo muito bem o inglês, mas pretendo me virar. Se eu disser o endereço do hotel para o motorista ou apresentá-lo escrito em um pedaço de papel ficará claro? Obrigada

  13. Ana Critistina

    22/abr/2011 at 15:03

    As suas dicas serão muito proveitosas no meu caso. Viajarei no início de julho e ficarei o mês todo, estou insegura mas acredito que até lá estarei bastante informada.
    obrigada!

  14. Eugenia

    07/abr/2011 at 21:11

    Muito bom, Léo. Adorei a parte das dicas, quem dera eu tivesse um artigo desse pra ler antes de chegar aqui! Na primeira vez que andei pela cidade paguei muito mico com o degrau do streetcar, acenando pro ônibus parar, e colocando mais moedas pra falar no telefone público com medo de cair a ligação – que hoje, aliás, virou arcaico com os celulares!

  15. Neusa

    07/abr/2011 at 14:41

    Olá Leonardo, muito boas as suas dicas.Já abusando, entendi que o negócio de transfer só vale p/ ida? Não posso usar o mesmo na volta? E mais,se quando passo a catraca pego um transfer, onde vou pegar o ônibus se não posso fazê-lo nessa mesma estação onde foi gerado?

    • Leonardo Tenan

      07/abr/2011 at 16:19

      Oi Neusa,

      Temos algumas situações diferentes.
      Algumas estações são somente metrô.
      Outras tem a linha do metrô em baixo e o terminal de ônibus em cima ou até o street car. Nesses terminais, você não precisa mostrar nada para entrar nos ônibus (pois já vai ter pago ao passar a catraca). Por isso mencionei a entrada irregular que pode resultar em multa, já que uma vez dentro do terminal, não é preciso mostrar nada para subir no ônibus.

      Se você pegar o metrô e descer em uma estação-terminal, como a que falamos acima, não vai precisar mostrar transfer.

      Mas na grande maioria das saídas de metro, você passara pela catraca e o ponto de ônibus é na rua, então para não pagar de novo é preciso que você tenha o transfer – de outra estação que não essa.

      Abraços

    • Leonardo Tenan

      07/abr/2011 at 16:29

      Sobre os transfers:

      O transfer só vale para um sentido geral. Se você vai para norte, não poderá voltar para o sul. O mesmo para leste e oeste. Isso é chamado “backtracking”. Não tem problema fazer norte – leste, por exemplo.

      Se você dormir no ônibus, ou algo assim, fale com o motorista/ cobrador (quando estiver com o veiculo parado) e explique a situação “Sir, I missed my stop, I fell asleep” e pode completar com “can you fix my transfer so I can comeback?” – Você pode arrumar meu transfer para eu voltar.

      Ele ira “punch the ticket” – fazer um buraquinho com a maquina dele no seu transfer, indicando para o motorista do próximo ônibus ou streetcar que você pegar, que você tem permissão para fazer isso.

      Abracos

      • Neusa

        07/abr/2011 at 18:25

        Muito obrigada mesmo!Bem explicado.
        ABS.

    • Martha Lins

      07/abr/2011 at 16:33

      Oi Neusa,

      O tranfer so vale para ida, para voltar, vc precisa pagar denovo, caso nao tenha uma pass… ja que com o pass vc nem precisa do tranfer.

      O tranfer vc pega assim que entra na estação de metro. Toda estaçao tem uma maquina vermelha dentro. Este tranfer server para depois que usar o metro e precise continuar a viagem de onibus ou street car. dai é so mostrar o tranfer para o motorista. isto se o onibus ou street car for fora da estação.
      se vc entrou na estação para pegar um onibus, vc pega o tranfer apenas para se precisar mudar de onibus mais adiante. ja que assim que vc ta dentro da estação de metro, nao precisa mais mostrar o tranfer ao motorista de onibus… fui clara?

      eu acima expliquei exemplos para felipe, espero ter ajudado…

      • Neusa

        07/abr/2011 at 18:28

        V. foi muito clara, Martha. Muito obrigada.

  16. brenda

    07/abr/2011 at 07:21

    oi tudo bem, eu queria uma informacao… é que eu levei uma multa de 235 dolares por estar usando um trasfer que ele disse estava vencido, mas eu mostrei pro senhor da cabine e ele mandou passar, e logo o fiscal me parou e me disse que o tranfer tava vencido. eu nao sabia , o certo nao era o senhor da cabine me avisar que o tranfer nao era valido? eu tenho q pagar essa multa? eu nao ando muito de onibus eu ando mais e de carro, por isso eu nao sei como funciona. voce pode me esclarecer isso por favor? obrigado desde ja .

    • Bruno

      07/abr/2011 at 13:42

      Brenda, vc precisa se informar sobre o procedimento para recorrer, com certeza deve ser possivel, pois o valor é alto. Tente ir a central da TCC que fica na “Davisville Station.” Boa sorte!

  17. Simone

    05/abr/2011 at 10:42

    Olá Leonardo… as informações são excelentes mas já vou abusar da sua ajuda… para comprar o ticket de estudante, basta mostrar a carteirinha de estudante internacional? E o meu curso é só do idioma, não é post-secondary.
    Agradeço desde já.
    Obrigada.
    Simone

    • Leonardo Tenan

      07/abr/2011 at 16:42

      Oi Simone,
      Infelizmente o passe de estudante é somente para Post-Secondary Education e highschool students, a carteirinha que conta é a da escola/ college/ university.
      Abracos

  18. Felipe Tartuce

    05/abr/2011 at 07:53

    Bos dicas !
    Estarei chegando em Toronto no fim do mês e provavelmente irei pegar transporte publico, pq taxi sai bem caro para ir até o Victoria Park …
    Minha duvida é se eu consigo pegar o transfer na estação Queens de Metro para pegar o street car.

    Abraço

    • Artur Jorge

      05/abr/2011 at 14:52

      Para o Filipe: Quando pegar o onibus (BUS) no aeroporto vai logo pedindo o TRANSFER, valido ate ao seu destino final.

      http://www.ttc.ca

      Abraço

    • Martha Lins

      07/abr/2011 at 16:16

      Oi Felipe,

      Vc pega o tranfer no primeiro lugar do ttc que entrar.

      exemplo: se vc ta saindo do aeroporto, vc pegará o tranfer com o motorista, assim que pagar a passagem. O onibus vai te levar ate a kipling station, de lá vc segue até a estaçao que precisar. se ainda assim vc precisar de um outro onibus, dependendo da estação, o onibus/street car ficam dentro da propria estação. dai vc pega e é só seguir… se o onibus/street car ficar fora da estação, vc mostrará o tranfer que pegou no onibus do aeroporto.

      Se vc ta usando o metro dentro da cidade, assim que vc entrá na estação, sempre tem uma maquina vermelha no mesmo andar do lado de dentro no sentido que vc ta indo… dai vc aperta o botão e pega o transfer que diz a hora exata que vc apertou o botão. acredito que o trasfer vale apenas por uma hora… Vc sempre pega o tranfer assim que entra da rua para a estação. já que se vc pegar antes de sair, o transfer nao vale e vc corre o risco de o motorista nao aceitar o seu transfer.

  19. Diogo

    05/abr/2011 at 01:08

    Olá!

    Obrigado pelas informações. Gostaria de saber mais sobre os passes mensais (Monthly Pass).

    Thanks!

    • Martha Lins

      07/abr/2011 at 16:26

      O Diogo,

      O metropass custa C$121, serve para as pessoas que usam o metro pelo menos duas vezes por dia. além de dar uma certa facilidade de vc andar por toronto. Ja que com o token vc as vezes nao vai para um lugar pq nao quer gastar outro token, e com o metropass, vc se sente mais livre. Comprar ou não metropass vai depender de mesmo da necessidade de cada um.

      abs,

      • Neusa

        07/abr/2011 at 18:16

        ô Marta, o metropass custa C$121 E DÁ P/ quantos dias?

        • Martha Lins

          07/abr/2011 at 18:21

          o metropass vale o mês inteiro e só pode ser comprado até o da 05 do mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Inglês

Posts Populares

Topo