Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Comprar imóvel usado é boa idéia ou encrenca?

Veja aqui as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel usado, e se ligue nas dicas de como fazer um bom negócio.

Vantagens de comprar um imóvel usado (Resale)

Sabendo que um grande fator de valorização de um imóvel é a sua localização, posso dizer que a principal vantagem de comprar um imóvel usado é que você estará se mudando para uma vizinhança já estabelecida.

Você pode ver o tipo de casas que existem na rua, se os jardins são bem cuidados, se as casas têm boa aparência e que tipo de vizinhos você terá, e ver se tudo lhe agrada. De nada adianta você ser cuidadoso se seus vizinhos não o são, pois em termos de valorização, sua casa será comparada com as demais de sua rua e nivelada “por baixo”.

Comprando imóvel em área já “amadurecida”, seu gramado já estará plantado, os arbustos estarão crescendo, a entrada de automóveis já estará pavimentada, a sua rua ou imediações já terão transporte público, escolas, zona comercial, enfim, tudo muito bem estruturado.

Outra grande vantagem é que, frequentemente, a maioria dos gastos extras que se tem com uma casa nova, não se tem comprando uma casa usada, pois já estão instalados ou fazendo parte da propriedade tais como ar condicionado, cortinas, aspirador central, humidificador, abridores elétricos da porta da garagem, basement acabado, cerca, deck nos fundos, landscaping na frente da casa, iluminação ao ar livre, árvores, arbustos, jardins, etc. Todos estes investimentos à propriedade têm custos altos e dão um grande trabalho (e stress) para serem executados.

Em termos de investimento, um imóvel usado geralmente tem maior custo benefício pois muitos proprietários, como falei anteriormente, já gastaram milhares de dólares em melhorias na casa. Embora estas melhorias tornem a propriedade mais atrativa aos compradores potenciais, estas não farão aumentar o valor de mercado do imóvel.

Para ter uma idéia, um proprietário que gastou $35,000 para fazer uma piscina, mais $15,000 para acabar o basement e mais uns $15,000 para ajardinar e fazer um deck nunca poderá acrescentar estes exatos valores no preço de venda da casa, somente uma parcela. O valor de venda de um imóvel é baseado em imóveis semelhantes já vendidos na vizinhança. Todos as melhorias citadas, de um total de $65,000, fazem parte da propriedade, beneficiando ao comprador e representando assim uma grande economia para este.

Por último, o valor pedido pelo imóvel usado é quase sempre negociável para baixo ao contrário do preço da tabela dos imóveis novos, que é geralmente fixa. Por exemplo, num imóvel novo, os $65,000 de melhorias seriam acrescidos integralmente ao preço básico de tabela do construtor.

Desvantagens de comprar um imóvel usado (Resale)

Uma percentagem pequena dos imóveis usados necessitam de pintura nova, troca de carpete ou piso, uma boa limpeza etc. Adicionalmente, dependendo da idade do imóvel, determinados sistemas tais como o de aquecimento, o telhado, as janelas e portas talvez necessitem ser trocados, o que pode ser um incômodo e representar gastos extras, especialmente se os compradores tiverem que contratar mão de obra especializada.

Considerando que muitas vezes o comprador “raspa a poupança” para dar o downpayment, isso pode ser inviável.

Embora tudo o que citei no parágrafo anterior tenha sido apresentado como desvantagens, alguns compradores irão considerar como vantagens, pois um imóvel que está necessitando de algum conserto ou manutenção, pode ter sido marcado com uma redução no valor em relação aos outros imóveis similares. Geralmente pode ser comprado abaixo do valor de mercado e o comprador pode ir arrumando aos poucos e deixando a decoração à seu gosto.


2 Comentários

2 Comments

  1. Rosa da Silva

    01/jun/2009 at 14:13

    Olá Marcelo
    Muito obrigada pelo seu comentário! Fico muito contente que estás bem feliz com a compra de sua casa própria em condomínio. Realmente esta pode ser uma boa opção para quem não quer ter que remover neve do driveway no inverno ou cortar grama no verão. Porém não podemos esquecer que nem todos podem arcar com mais esta despesa mensal que é a taxa de condominio, que dependendo do prédio, pode variar entre $80 a $700 mensais. Mas que é um conforto isso é né??
    Quanto a Home Inspection, também concordo plenamente contigo que ela é essencial. Ninguém deveria comprar qualquer imóvel sem fazer antes esta vistoria através dos serviços de um profissional licenciado (não vale a opinião de um amigo que entende de construção).

    Um abraço, Rosa

  2. Marcelo Abreu

    31/maio/2009 at 15:55

    Parabéns pela reportagem. Nós compramos nossa casa usada e estamos felizes com ela.
    Uma dica é comprar em condomínio, once você tem que arcar com a taxa de manutenção mensal, mas em compensação tem algumas despesas cobertas pelo condomínio, como limpeza da neve, corte da grama, coleta das folhas, bem como manutenções de telhado e canos externos.
    E outra coisa importante é estar atento a vistoria executada na compra de um imóvel usado, que é o momento exato pra você questionar sobre pequenas reformas e defeitinhos que podem ser exigidos do vendedor para que o negócio se concretize.
    Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

Mais em: Moradia

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Posts Populares

Topo