Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Ikea é a loja do imigrante

Depois de encarar os gastos do processo de imigração, os novos moradores de Toronto ainda têm uma despesa a mais pela frente: mobiliar a nova casa. Pra quem não quer comprar produtos de segunda mão, a dica é reservar muito tempo e algum dinheiro para gastar na loja Ikea.

Por mais que muitos cheguem ao Canadá cheios de malas, ninguém consegue trazer uma casa montada do Brasil, não é verdade? É nessa hora que a loja Ikea desponta como “a loja do imigrante”, onde se compra de tudo, menos geladeira e fogão, porque em geral os apartamentos de Toronto já vêm equipados com esses dois itens. E por que “loja do imigrante”? Porque além da grande variedade de produtos, em geral a loja tem preços mais baixos do que a concorrência.

Recentemente a paulistana Pauline Ramos, que mora em Toronto há três anos, gastou C$1.300 na Ikea para mobiliar a casa e considerou o valor satisfatório. Mas será que o barato também é bom? Vale salientar que muita gente recorre à loja por causa do preço baixo, mas questiona a qualidade e a durabilidade de alguns produtos. “Os móveis não são de madeira maciça, ou seja, são frágeis, mas se você não ficar desmontando e montando toda hora, eles duram bastante. Quando eu mudei de apartamento, por exemplo, trouxe tudo no caminhão sem desmontar para não correr o risco de os parafusos afrouxarem. Em geral, acho a qualidade boa e os preços também. Sem falar no design, que é super moderno, e os displays que eles têm na loja nos ajudam a ter uma ideia de como o ambiente vai ficar”, opina Pauline.

Self service

Já Gabriela Melo Ghisi, de Florianópolis, que imigrou para o Canadá em 2010, gastou em torno de C$ 2 mil pra mobiliar a casa, e diz que ficou meio assustada na hora de montar todos os móveis, mas depois de ver tudo pronto, acabou achando divertido.

É que na loja funciona assim: o cliente entra, escolhe o que quer, e depois procura o produto no estoque da loja. A montagem é um capítulo à parte. Como a maioria dos produtos foi pensada para ser montada pelo cliente, a pessoa faz tudo sozinha em casa, seguindo o manual de instruções. A Ikea até oferece serviço de montagem (assembly), mas como envolve um custo adicional, muitas pessoas optam por montar os móveis sem ajuda profissional mesmo.

A taxa de entrega custa C$60 (os produtos chegam no dia seguinte). Se você quiser para outra data, tem que pagar outra uma taxa, chamada storage.

Se você não for comprar produtos muito grandes ou pesados, pode usar o metrô, porque apesar da Ikea não ficar tão perto das estações, a loja oferece para seus clientes um serviço de ônibus gratuito (shuttle bus), que faz o trajeto entre a loja e a estação mais próxima, e sai da Kipling Station a cada 30 minutos.

Vale a pena mencionar a política de devolução da loja: o cliente tem até 47 dias pra mudar de ideia sobre o produto e pode devolvê-lo ou trocá-lo sem pagar multas.

Barriga cheia

Outro diferencial da loja é o Ikea Food (restaurante e bistrô/café). O restaurante sempre oferece uma opção de prato orgânico e outra de prato vegetariano, refil grátis de café, refrigerantes e chá, além de comida grátis para bebês em combinação com uma refeição de adulto.

“O Ikea Food não é um top de linha com pratos sofisticados nem ambiente luxuoso, mas é bem agradável e eles oferecem uma boa variedade de pratos e boas combinações. A que eu mais gosto é almôndegas sem molho com purê de batatas”, opina a pernambucana Aluísia Farias, que está em Toronto desde 2000. Ela se refere ao molho gravy, tipicamente canadense que alguns brasileiros recém-chegados costumam estranhar.

Já Leonel Andrade, marido de Aluísia, adora a combinação. No cardápio, há também pão de alho, sopa, costela, frango com fritas, salmão no vapor com legumes, sanduíches naturais, etc.

Onde encontrar

Na Grande Toronto há quatro lojas Ikea: em Burlington, Etobicoke, North York e Vaughan.

Para mais informações sobre horários e preços de produtos, visite o site da Ikea.

E você, conhece outra loja “boa e barata” para mobiliar a casa? Deixe sua dica nos comentários!

Quer saber mais? Leia também a matéria Como mobiliar sua nova casa.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
6 Comentários

6 Comments

  1. Rodrigo Schmiegelow

    13/jun/2011 at 13:52

    Eu já tinha ouvido falar bastante no Ikea pelos cases de Marketing, que sempre surpreendem. Quando cheguei aqui tive que ir conhecer a loja.

    Achei o design bem parecido com a Tok&Stok no Brasil, o layout da loja, onde os móveis ficam expostos, também. Só o valor que realmente é bem diferente.rs

    As refeições também tem um preço bem acessível.

    • diana gaivota

      13/jun/2011 at 14:21

      ôpa rodrigo! pois eh a Ikea arrasa no marketing neh? me lembro que uma das coisas que mais me surpreendeu foi uma place deles logo na entrada, com um coração alado, que dizia mais ou menos assim: você pode mudar de ideia, por que não? 47 dias pra trocar ou desistir da compra! amei isso! se pra outras coisas na vida a gente tivesse 47 dias pra mudar de ideia, seria ótimo não? um ctrl+z não virtual, digamos assim…rsss… abraço!

  2. lucivania

    13/jun/2011 at 08:57

    Os preços realmente valem a pena,pensei que fosse mais caro.Gostaria de perguntar qual o nome daquelas arvores do canada que tem cores variadas como amarelo e vermelho e da outra do simbolo canadense.obrigada

  3. Kantynho

    13/jun/2011 at 07:52

    Comprei muitas coisas no Ikea quando morei em Portugal! :-)
    Já pensou se fosse no Brasil? Aqui, com os mesmos 2 mil dólares canadenses, não se compra nem metade do que seria preciso pra mobiliar a casa.. nem que fosse nas Casas Bahia!

    • diana gaivota

      13/jun/2011 at 14:15

      oi kantynho, pois é, com 2 mil dolares canadenses a gente consegue comprar uma cama box por aqui e olhe lá, neh? quermos Ikea no Brasil, rssss…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Moradia

Posts Populares

Topo