Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Economia de energia tem hora

Se você comprou um imóvel ou o valor do seu aluguel não inclui eletricidade, entenda como funciona a cobrança de energia na cidade para pagar menos no fim do mês. A dica é desligar as luzes e os equipamentos elétricos durante os horários de pico.

No verão

O Ontario Energy Board cobra diferentes taxas dependendo da época do ano. Atualmente estão em vigor as summer rates, que passaram a ser cobradas no dia 1º de maio e continuarão valendo até 31 de outubro.

O valor cobrado varia de acordo com o horário porque durante os dias da semana em que a temperatura está muito elevada, por exemplo, a tendência é que um maior número de pessoas ligue o ar-condicionado, principalmente entre 11am e 5pm. Por isso, esse é horário de pico de consumo, em que as taxas de energia são mais altas: 10.7 centavos por kWh (kilowatt hour). Com isso em mente, é aconselhado, principalmente durante essas horas, não deixar o ar-condicionado ligado ou esquecer luzes acesas ao sair de casa. Também vale mencionar que existem horas mais apropriadas para lavar a roupa e pratos, quando as taxas são mais baixas.

A psicóloga Camilla Pinheiro conta que no verão, ela programa o ar-condicionado para aumentar a temperatura 30 minutos depois que ela e marido saem de casa e diminuir 30 minutos antes de eles voltarem. O mesmo acontece no inverno, só que ao contrário. “Esse é o jeito de economizar, como a casa é grande e fica vazia por muito tempo, não tem porque gastar energia desnecessariamente. Uma vez minha mãe veio nos visitar e eu esqueci de reprogramar o aquecedor, aí três horas depois que a gente saiu, o meu celular toca e era ela, desesperada de frio, rs, eu expliquei e ela aumentou a temperatura do aquecedor, mas eu fiquei com pena dela na hora”, lembra Camilla.

Já das 7am às 11am e das 5pm às 7pm o valor da tarifa abaixa um pouco: 8.9 centavos por kWh. E é ainda menor entre 7pm e 7am (quase a metade do kWh do horário de pico): 5.9 centavos kWh. É nessa hora que é aconselhado usar a máquina de lavar, secar e de lavar pratos.

O boa notícia é que nos fins de semana e feriados todas as horas são consideradas horas de economia e o kWh fica por 5.9 centavos.

No inverno

A partir do dia 1º de novembro a 30 de abril, passam a valer as winter rates.

As horas em que a energia é mais barata continuam as mesmas: entre 7pm e 7am, e pelo mesmo valor, 5.9 centavos/kWh. O que muda são os horários de pico, que passam a ser das 7am às 11am e das 5pm às 7pm, quando a maioria das pessoas que mora em Toronto liga as luzes, o forno e aquece a casa, ao acordar, e ao voltar para casa depois do trabalho. O valor do kWh no horário de pico não muda em relação às summer rates: 10.7 centavos por kWh. E das 11am às 5pm, a energia fica por 8.9 centavos por kWh.

Para mais informações, visite o site do Ontario Energy Board.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Moradia

Topo