Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Dicas para alugar um imóvel

É novo na cidade e está procurando um lugar para morar? Aqui vão algumas dicas para a hora em que você for alugar o seu cantinho.

Assim que os novos residentes chegam a Toronto, vão em busca de um lugar legal para morar. Como não conhecem a cidade direito, não têm crédito bom o suficiente para comprar um imóvel e nem sabem direito o que querem, eles preferem alugar. Mas é preciso tomar cuidado com a pressa de se estabelecer logo e começar a tão sonhada vida, pois alugar um apartamento exige certas precauções.

Para te ajudar a procurar um lugar que atenda bem suas necessidades e caiba no orçamento, a Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC) oferece as seguintes dicas sobre o que verificar quando estiver procurando um apartamento ou uma casa para alugar:

  • Leve um bloco de notas para que você possa anotar pontos importantes sobre cada lugar que visite; Isto facilitará que você se lembre dos lugares mais tarde ao comparar os diversos apartamentos.
  • Verifique a porta da frente para ter certeza que a tranca esteja funcionando propriamente.
  • Ligue o forno e o fogão, e abra a geladeira e o congelador para ter certeza que estão funcionando normalmente.
  • Ligue a torneira da cozinha e do banheiro para se certificar de que tem água quente, e dê descarga no banheiro para ver se está funcionando.
  • Verifique se tem chuveiro ou banheira, e espaço suficiente nos armários para suas roupas.
  • Pergunte como o aquecimento/ ar condicionado funciona, isto é importante principalmente para os apartamentos no porão que podem às vezes serem mais frio que os apartamentos dos andares acima. Alguns prédios não oferecem ar condicionado no verão, o que pode ser muito desagradável dependendo da ventilação do apartamento. A não ser que você esteja precisando economizar muito, opte por um local com ar condicionado.
  • Se o lugar que você esta verificando é um apartamento em um prédio, procure saber se existem áreas comuns em que você irá dividir com outras pessoas que vivem no prédio. Áreas comuns podem incluir a lavanderia, a piscina, e a sala de ginástica, e áreas de depósito.
  • Pergunte quem é o responsável para fazer consertos, e se as contas de água e energia estão incluídas no aluguel. Se as contas de água e energia não estiverem incluídas, procure saber o quanto você irá gastar mensalmente em média com luz e aquecimento/ ar condicionado.
  • Observe a vizinhança. Olhe as pessoas e veja se as casas ao redor têm grades. Caso sim, pode não ser um sinal positivo.
  • Pergunte onde é o mercado mais próximo, lembre-se que no inverno fazer mercado não é nada agradável e fica mais difícil empurrar o carrinho com neve no chão.
  • Veja onde fica a parada de ônibus/ streetcar mais próxima e a estação de metrô, se tem alguma rota 24 horas por perto, já que você nunca sabe quando vai estender uma balada e aí pode não ter jeito de voltar para casa a não ser pegando um táxi.
  • Lembre-se de não tomar decisões apressadas escolhendo o primeiro lugar que veja. Achar um lugar para alugar pode levar algum tempo. Olhe diversas opções, e acima de tudo, tome sua decisão com calma. O lugar que você escolher será seu lar e de sua família por meses e talvez anos.

Para mais dicas ou ter a acesso a especialistas da CMHC, ligue (613) 748-2799 ou mande email para [email protected].

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

CHMC é a agência nacional de habitação do Canadá. Com 60 anos de experiência, trabalhamos com organizações comunitárias, o setor privado, agências sem fins lucrativos e todos os níveis do governo, a fim de criar soluções inovadoras para os desafios atuais relacionados à habitação, antecipar as necessidades de amanhã, e melhorar a qualidade de vida de todos os residentes do Canadá.

6 Comentários

6 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Moradia

      Topo