Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Dicas para alugar um imóvel

É novo na cidade e está procurando um lugar para morar? Aqui vão algumas dicas para a hora em que você for alugar o seu cantinho.

Assim que os novos residentes chegam a Toronto, vão em busca de um lugar legal para morar. Como não conhecem a cidade direito, não têm crédito bom o suficiente para comprar um imóvel e nem sabem direito o que querem, eles preferem alugar. Mas é preciso tomar cuidado com a pressa de se estabelecer logo e começar a tão sonhada vida, pois alugar um apartamento exige certas precauções.

Para te ajudar a procurar um lugar que atenda bem suas necessidades e caiba no orçamento, a Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC) oferece as seguintes dicas sobre o que verificar quando estiver procurando um apartamento ou uma casa para alugar:

  • Leve um bloco de notas para que você possa anotar pontos importantes sobre cada lugar que visite; Isto facilitará que você se lembre dos lugares mais tarde ao comparar os diversos apartamentos.
  • Verifique a porta da frente para ter certeza que a tranca esteja funcionando propriamente.
  • Ligue o forno e o fogão, e abra a geladeira e o congelador para ter certeza que estão funcionando normalmente.
  • Ligue a torneira da cozinha e do banheiro para se certificar de que tem água quente, e dê descarga no banheiro para ver se está funcionando.
  • Verifique se tem chuveiro ou banheira, e espaço suficiente nos armários para suas roupas.
  • Pergunte como o aquecimento/ ar condicionado funciona, isto é importante principalmente para os apartamentos no porão que podem às vezes serem mais frio que os apartamentos dos andares acima. Alguns prédios não oferecem ar condicionado no verão, o que pode ser muito desagradável dependendo da ventilação do apartamento. A não ser que você esteja precisando economizar muito, opte por um local com ar condicionado.
  • Se o lugar que você esta verificando é um apartamento em um prédio, procure saber se existem áreas comuns em que você irá dividir com outras pessoas que vivem no prédio. Áreas comuns podem incluir a lavanderia, a piscina, e a sala de ginástica, e áreas de depósito.
  • Pergunte quem é o responsável para fazer consertos, e se as contas de água e energia estão incluídas no aluguel. Se as contas de água e energia não estiverem incluídas, procure saber o quanto você irá gastar mensalmente em média com luz e aquecimento/ ar condicionado.
  • Observe a vizinhança. Olhe as pessoas e veja se as casas ao redor têm grades. Caso sim, pode não ser um sinal positivo.
  • Pergunte onde é o mercado mais próximo, lembre-se que no inverno fazer mercado não é nada agradável e fica mais difícil empurrar o carrinho com neve no chão.
  • Veja onde fica a parada de ônibus/ streetcar mais próxima e a estação de metrô, se tem alguma rota 24 horas por perto, já que você nunca sabe quando vai estender uma balada e aí pode não ter jeito de voltar para casa a não ser pegando um táxi.
  • Lembre-se de não tomar decisões apressadas escolhendo o primeiro lugar que veja. Achar um lugar para alugar pode levar algum tempo. Olhe diversas opções, e acima de tudo, tome sua decisão com calma. O lugar que você escolher será seu lar e de sua família por meses e talvez anos.

Para mais dicas ou ter a acesso a especialistas da CMHC, ligue (613) 748-2799 ou mande email para [email protected].

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

CHMC é a agência nacional de habitação do Canadá. Com 60 anos de experiência, trabalhamos com organizações comunitárias, o setor privado, agências sem fins lucrativos e todos os níveis do governo, a fim de criar soluções inovadoras para os desafios atuais relacionados à habitação, antecipar as necessidades de amanhã, e melhorar a qualidade de vida de todos os residentes do Canadá.

6 Comentários

6 Comments

  1. Tessi

    01/fev/2012 at 16:36

    Olá, tudo bem?

    Gostaria muito de saber quanto custa para alugar um quarto no centro de Toronto. E, se não for pedir muito, gostaria de saber o nome de algum site onde eu possa procurar quartos a bom preço, leia-se, até CD$ 450,00.
    Muito obrigada

    • Lilian

      15/fev/2012 at 12:06

      Olá Tessi,

      No centro de Toronto é um pouco mais caro, mas procurando vc achará.
      Dois sites que oferecem muitos imóveis, quartos, basements, bachelor, enfim… moradia são:

      http://toronto.kijiji.ca/

      http://toronto.craigslist.ca/

      Também estou indo para Toronto em abril, por seis meses, e estou devorando as páginas de apartamento para alugar.

      Boa sorte!

      Abs,

  2. adriano wesley

    26/set/2011 at 22:03

    Eu quero morar em toronto no canada o que devo fazer? e priciso ter pra isso acontecer? Aguem pode me ajudar por favor esse e meu email:[email protected] me da uma forca ai gente vleu brigado desde ja.

  3. Fer

    04/set/2011 at 23:20

    gentee ja vi essa casa da foto…fica na dufferin , ne ?

  4. Diego Pessoa

    28/jul/2011 at 01:32

    Boas dicas para quem sai do Brasil só com um mes de homestay pago. Conseguindo um amigo de confiança fica perfeito!

    • elza medeiros

      12/nov/2011 at 12:13

      como consequir visto pra canada que tenho que fazer quero mto ir morar em toronto mas nao conheço ninquem ai que faço pode me mandar algumas dicas, obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Moradia

Posts Populares

Topo