Papelada
Validar o diploma de médico exige persistência
Médico brasileiro por mais de 20 anos, dr. Artur Pinto recentemente validou seu diploma e está atuando na cidade de Whitby. Ele fala sobre ser impossível comparar os sistemas de saúde brasileiro e canadense e explica como validar o diploma de médico, um exercício de humildade e perseverança. A colaboradora do OiCanadá Rosa da Silva o entrevistou.
Vale a pena revalidar o diploma de médico brasileiro aqui no Canadá?
DR. ARTHUR PINTO: Optar por praticar medicina no Canadá não foi uma decisão fácil estando há mais de 20 anos formado no Brasil e com consultório e toda nossa vida estruturada por lá. Mas, depois de pesar prós e contras, resolvi criar coragem e, junto com minha esposa, meu filho (na época com 12 anos) e nossa cachorrinha, iniciar um novo e “desconhecido” período de nossas vidas.
Confesso que os primeiros meses (e por que não dizer anos…) não foram fáceis. Para alguém com mais de 40 anos, acostumado ao “status de doutor” e reconhecimento como médico competente e estabelecido, voltar a ser um residente e muitas vezes tratado como um estudante estrangeiro sem o mesmo conhecimento que os canadenses (sim, existe discriminação, ainda que velada…) foi um exercício de humildade e perseverança.
Depois de quase 6 anos no Canadá e muito estudo, testes, decisões e questionamentos, finalmente recebi meu certificado de médico da família e titulo de especialista. O sentimento é de orgulho e dever cumprido. Revalidar o diploma brasileiro aqui não é um processo fácil. Exige acima de tudo desprendimento e força de vontade. Hoje, finalmente estou atendendo como médico de família e cuidando de pacientes, principalmente brasileiros que procuram um pouco do “calor do atendimento do Brasil” não tão comum aqui no Canada. Tenho certeza que cada momento difícil valeu a pena e se Deus permitir daqui para frente a jornada vai ser cada vez mais iluminada.
Qual é sua visão do sistema de saúde canadense? É melhor, igual ou pior do que o brasileiro?
AP: Diria que no fim das contas a diferença básica entre os dois sistemas de saúde é uma só: o sistema canadense oferece atendimento para todos, independente de quanto dinheiro você tenha em seu bolso. Vale ressaltar porém que isso não representa uma medicina melhor que a medicina brasileira. No Brasil, possuímos uma medicina da melhor qualidade, porém acessível apenas a quem pode ter um plano de saúde privado. Isso torna a comparação impossível e até certo ponto injusta.
Quais foram os principais desafios de ter seu diploma reconhecido e trabalhar como médico de familia aqui no Canadá?
AP: Sem dúvida que existem alguns obstáculos para revalidar o diploma de médico e começar a trabalhar. Porém, nós brasileiros temos bastante experiência em enfrentar desafios e acredito que isso é o que nos diferencia dos demais povos. Persistência e determinação sem dúvida nenhuma me ajudaram nessa caminhada.
Cito abaixo os principais desafios a serem enfrentados por médicos brasileiros que queiram trabalhar no Canadá, segundo minha experiência pessoal. Outros colegas médicos certamente podem ter visões diferentes sobre esse processo.
Desafio número 1
Passar nos exames obrigatórios para médicos na seguinte ordem:
- MCCEE: obrigatório somente para médicos formados no exterior. Médicos canadenses não precisam passar nesse exame.
- MCCQE part 1: obrigatório para todos os médicos, tanto para os formados no Canadá quanto no exterior.
- MCCQE part 2: obrigatório para todos os médicos, tantos para os formados no Canadá quanto no exterior.
Detalhe importante: cada exame somente pode ser tentado em intervalos de 6 meses e todos de acordo com a ordem citada acima.
Desafio número 2
Mesmo obtendo sucesso em todos os exames acima, isso não confere registro automático junto ao College of Physicians & Surgeons of Ontario (CPSO), que é a autoridade que regulamenta a profissão de médico na província de Ontário. Outras províncias podem ter critérios diferentes.
Em Ontário existem 2 outras exigências a serem completadas antes que se possa conseguir o registro profissional:
- Residência médica em uma Universidade Americana ou Canadense;
- Titulo de especialista na área de especialização, no meu caso titulo de especialista em Family Medicine obtido após prova escrita e oral junto ao College of Family Physicians of Canada.
Após sobreviver a tudo isso, finalmente o médico está pronto a exercer sua profissão”.
Qual seria seu conselho para os médicos brasileiros que querem seguir carreira no Canadá?
AP: Pense no que lhe motiva a vir exercer a medicina no exterior. Caso você consiga pensar em pelo menos 4 bons motivos, faça as malas e se prepare para a maior aventura de sua vida. O Canadá definitivamente precisa de médicos porém obviamente existem alguns obstáculos a serem vencidos antes de exercer nossa profissão nessa terra bonita.
“Se você consegue sonhar, você certamente pode alcançar seus sonhos”. Walt Disney.
Serviço
A cidade de Whitby tem agora um médico de família (family doctor) brasileiro, o dr. Artur Pinto. Ele está atendendo na MCI Clinic, situada na 80 Thickson Rd S – Whitby. O telefone é 905- 668-4023 e ele está aceitando novos pacientes.
Para mais informações, visite o blog Médico Brasileiro no Canadá ou envie um email para [email protected].
38 Comments