Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Onde encontrar iguarias brasileiras em Toronto

Se você é um daqueles que não consegue viver sem um bombom Serenata do Amor, chocolate em pó Nescau, biscoito Bono ou leite condensado Moça, saiba que não está sozinho. Qualquer pessoa que tenha provado uma das muitas iguarias fabricadas no Brasil sabe a falta que ela faz. Graças à boa vontade de alguns comerciantes e a relação comercial entre Brasil e Canadá, muitos produtos brasileiros podem ser encontrados em diversos estabelecimentos de Toronto. O OiCanadá visitou alguns deles.

Prateleiras da Salsicharia Pavão

Em Toronto, algumas lojas de conveniência e estabelecimentos como Brazil Direct, Salsicharia Pavão e até o Perola Supermarket, um mini-mercado especializado em produtos latino-americanos bem no meio do Kensington Market, oferecem diversos produtos “Made in Brazil”.

A advogada Lizandra Machado é uma das frequentadoras desses estabelecimentos. Desde que veio para Toronto para um intercâmbio de apenas três meses, a paraibana de João Pessoa tem ido semanalmente à loja Brazil Direct para comprar chocolate Bis. “Quando vim para Toronto trouxe alguns na mala, morrendo de medo de ser parada na alfândega e perder os meus chocolates. Apesar disso não ter acontecido, eles não duraram nem uma semana” diz Lizandra, que admite ser chocólatra. “Sem Bis eu não consigo nem me concentrar na aula. Acho que o nome do chocolate representa bem o que ele significa para mim”, brinca.

Lizandra descobriu a Brazil Direct por um acaso, quando caminhava pela Dundas Street. “Tive curiosidade de conhecer o ‘bairro brasileiro’ de Toronto. Quando entrei na loja e vi meu chocolate, fiquei louca”, afirma ela com bom humor. Assim como Lizandra, o estudante Vinícius Toufer também é cliente da Brazil Direct. Como um bom gaúcho, seu produto predileto é a erva mate para fazer chimarrão. “Nunca pensei que eu poderia encontrá-la aqui”, diz surpreso o rapaz natural de Novo Hamburgo.

Segundo informações fornecidas pelo Consulado Canadense no Brasil, só no ano passado os produtos brasileiros importados pelo Canadá totalizaram mais de C$3,3 bilhões, incluindo o setor de bebidas e alimentos. Em maio desse ano, 35 empresas brasileiras, como Chocolates Garoto e Forno de Minas, participaram do Sial, um dos mais importantes salões de alimentação do Canadá. Na ocasião, a chefe do Setor de Promoção Comercial do Brasil (Secom), Wanja Campos da Nóbrega, disse ao OiCanadá que o comércio bilateral entre o Canadá e o Brasil tem crescido de forma significativa, ultrapassando C$5 bilhões em 2010.

Com a relação comercial entre os dois países indo “de vento em popa”, os apaixonados pelas iguarias do Brasil encontradas no Canadá só tendem a ganhar, e esse grupo não é apenas formado por brasileiros. A comerciante colombiana Paola Reyes virou fã do requeijão cremoso brasileiro (encontrado no Perola Supermarket) e do pão de queijo mineiro. “Eu experimentei pela primeira vez quando fui a um restaurante brasileiro e depois disso nunca mais deixei de incluí-lo nas minhas compras”, disse ela.

Biscoitos, chocolates, grãos, geléias, doces, balas, sucos, refrigerantes, cafés… são vários os tipos de produtos alimentícios fabricados no Brasil que podem ser encontrados em diversas lojas de conveniência e mercados especializados em Toronto, sobretudo na área da Dundas com a Dufferin. O OiCanadá visitou quatro desses estabelecimentos e fez uma lista de alguns produtos e marcas que encontrou.

Salsicharia Pavão

1435 Dundas Street West
(416) 533.7667

Biscoito recheado Bono (Nestlé); biscoito Pretígio (Nestlé); creme de leite Itambé; leite condensado Itambé, café Pilão; farinha láctea Cerelac (Nestlé); feijão carioca Camil; caixa de bombons sortidos Garoto; batata palha Yoki; polvilho para pão de queijo Yoki; Toddy; Nescau; Neston; feijão preto Camil; farinha de mandioca Yoki; farinha de milho Yoki; guaraná Antártica.

Brazil Direct

1473 Dundas Street West
(416) 588.1208

Creme de cebola Maggi; tempero Arisco; Caldo Knorr; Maisena; mistura para bolo Dona Benta; adoçante Zero Cal; leite condensado Itambé; creme de leite Itambé; doce de leite Itambé; Toddy; Nescau; chocolate Serenata de Amor (Garoto); chocolate Ouro Branco (Lacta); chocolate Bis (Lacta); suco Maguari; Lucilon (Nestlé); guaraná Antártica; Nestón (Nestlé); bala 7 Belo (Arcor); biscoito recheado Bono; biscoito wafer Bono; biscoito Bauduco; chocolate Talento (Garoto); coco ralado Du Coco; doce de leite Zebu; pé de moleque Tojo; arroz Tio João; chá Matte Leão; batata palha Yoki; feijão preto Máximo; farofa de milho Yoki; farinha de mandioca Yoki; farofa pronta Yoki; erva mate chimarrão Ximango; café Pilão; café Melita; bananada Predilecta; ameixa em calda Tozzi; caixa de bombons sortidos Garoto; caixa de bombons sortidos Nestlé.

O Nosso Talho

1326 Dundas Street West
(416) 533.0101

Café Pilão; farinha de mandioca Yoki; farofa Yoki; azeitona verde Predilecta; leite condensado Itambé; Maisena; Toddy; Nescau; Neston; biscoito recheado Bono (Nestlé); feijão carioca Camil; feijão preto Camil; biscoito Passatempo (Nestlé); polvilho para pão de queijo Yoki; biscoito wafer Bauduco; farinha láctea Cerelac (Nestlé); guaraná Schin.

Perola Supermarket

247 Augusta Avenue
(416) 593.9728

Café Pilão; leite de coco Só Coco; farinha de mandioca Yoki; rapadurinha De Minas; polvilho para pão de queijo Yoki; guaraná Antártica; leite condensado La Lechera (o mesmo Leite Moça da Nestlé, mas fabricado no Chile); doce de leite La Lechera (Doce de Leite Moça fabricado no Chile); Leite Nino (o mesmo leite Ninho brasileiro, mas fabricado no México); Biscoito Maria (Milano, que apesar de não ser brasileiro, lembra muito o nosso biscoito Maria).

Compare os preços

O OiCanadá encontrou a mesma marca em mais de um estabelecimento, mas com preços diferentes. Como esses produtos são importados, é bom lembrar que o valor depende de taxas e da cotação do dólar. Por isso, o preço final pode oscilar bastante.

Farinha de mandioca Yoki (1kg)

  • Salsicharia Pavão – C$3.79
  • Brazil Direct – C$2.98
  • O Nosso Talho – C$3.29
  • Perola Supermarket – C$3.99

Café Pilão (500g)

  • Salsicharia Pavão – C$7.79
  • Brazil Direct – C$5.69
  • O Nosso talho – C$5.99
  • Perola Supermarket – C$7.99

Biscoito recheado Bono (Nestlé – 165g)

  • Salsicharia Pavão – C$1.59
  • Brazil Direct – C$1.99
  • O Nosso Talho – C$1.59

Leite condensado Itambé (395g)

  • Salsicharia Pavão – C$2.29
  • Brazil Direct – C$2.29
  • O Nosso Talho – C$3.99

Bombons sortidos Garoto (400g)

  • Salsicharia Pavão – C$4.49
  • Brazil Direct – C$6.25

Galeria

21 Comentários

21 Comments

  1. Fabia Ribeiro

    16/nov/2015 at 9:11 AM

    Olá! Vocês fazem entrega em Michigan?
    Como fazer pra comprar?
    Obrigada…

  2. Sue

    31/jul/2015 at 7:44 AM

    encontro todos esses produtos em diferentes supermercados por Toronto, assim como Requeijao (Supermercado Adonis) Pao de Queijo (Sup.Adonis)Bis(HighLand Farms)Goiabada(HighLand)Creme de Leite (ARZ, Adonis) Leite Condensado(Qualquer supermercado) Picanha (Cotsco) Farinha de mandioca (Caribean groceries store)Pamito (qualquer supermercado)., e eu nao pago o preco exorbitante que cobram dos Brasileiros nos locais acima citados…….

  3. Rosah

    11/nov/2013 at 6:15 AM

    Olá, alguém sabe se existe algum site que entregue guaraná antartica em Victoria,BC ? Obrigada!

  4. Andreia Travassos

    04/out/2013 at 2:52 PM

    Adorei as dicas!

    Procuro flocos de milho pra fazer cuscuz, ainda não encontrei!
    Leite em pó ninho, farinha lactea????

    Grata,

  5. artur

    14/ago/2012 at 1:50 PM

    Amigos,

    Viajarei para o Canadá em novembro. Porém, na ida farei um stop de dois dias em Atlanta para compras. Terei algum problema na alfândega no Canadá? Depois de uma semana retorno ao Brasil.

    Muito Obrigado!

    Artur

  6. Salanda Sant'Ana

    07/jan/2012 at 5:20 PM

    Olá Pessoal!
    Adorei as dicas, estou embarcando para TORONTO,mas como toda GAÚCHA fiquei com uma dúvida: E A NOSSA ERVA-MATE? Realmente não há em lugar nenhum??? Vou levar, alguém sabe se é proibido?
    Abraços.

    • Nathalia

      25/mar/2012 at 4:16 PM

      não é proibido a erva mate pode trazer guria! :)

  7. rafaela duarte

    16/nov/2011 at 12:11 PM

    Ola, pessoal! Estou em Burlington e estou doida pra fazer uma feijoada aqui. Sabem onde posso encontrar os ingredientes? Abcos.

  8. Fabio

    25/ago/2011 at 3:09 PM

    Alguem achou Catupiry em Toronto? Tenho saudade da pizza, fazemos em casa, mas o requeijão ou cream cheese vira leite na pizza … :(

    • Anônimo

      24/nov/2015 at 3:12 PM

      No dkinnas lanchonete vc 3ncontra catupiry entry outras novidades faca Uma visita na pagina do dkinnas lanchonete valeu

  9. Mercia

    14/ago/2011 at 10:58 PM

    Adorei !!!

    Matei a saudade das torradas Bauduco com o Requeijão maravilhooooso!!!!!!

  10. Maria Eugenia

    14/ago/2011 at 10:34 PM

    Tb tem geléia de jabuticaba, açaí e de outras frutas no Hibiscus, que fica no 238 Augusta Avenue (Kensington Market) , tel. 416-364-6183. O No Frills da Eglinton com Black Creek tb vende muitos produtos brasileiros, como café Pilão, farinha temperada Yoki, polvilho, etc.

  11. Flavio Ferreira

    10/ago/2011 at 9:58 PM

    O pão de queijo “Forno de Minas” pode ser encontrado no Supermercado Távora (Toronto e Mississauga), Nosso Talho (nas duas lojas: Dundas e Bloor), Salsicharia Pavão, Rui Gomes, Brazil Direct, Caldense Bakery, Casa Coimbra, Courense Bakery, Doce Minho Bakery.

  12. Amanda

    10/ago/2011 at 3:53 PM

    Muito boa a matéria!

    A única dica que deixo é para ficar atento aos prazos de validade. Por diversas vezes eu deixei de comprar produtos na Salsicharia Pavão e no Nossa Talho pq. os produtos estavam vencidos.

    Outra coisa que faz muuuuuuita falta é o queijo Catupiry, eu amo e aqui não tem. Tem algumas invenções caseiras, mas Catupiry é Catupiry não tem igual! rs rs

  13. Cristina

    10/ago/2011 at 3:51 PM

    Faltou mencionar tambem o Tavora. Varios produtos do Brasil com preco acessivel tambem.

  14. Dionisio Abraao

    10/ago/2011 at 3:06 PM

    Reportagem fantastica! Excelente texto, mostrando profissionalismo e imparcialidade nas informacoes sem beneficiar nenhuma loja—dificil de ver isso hoje em dia—Parabens!

    Uma dica: Os chocolates da Garoto tambem sao encontrados em lojas de doces e balas. No supermercado Dominio na Front Street ao lado do Rainbow Movies ele e vendido no peso.

  15. Lucas

    10/ago/2011 at 11:36 AM

    Adorei o artigo! Parabens!
    Porem encontra-se alguns desses items em supermercados canadenses como o leite condensado (Metro), batata palha (Metro), doce de leite argentino (Costo). Valeu a dica.

  16. Rodrigo Schmiegelow

    10/ago/2011 at 11:35 AM

    Meu cafezinho sempre compro no Brazil Direct.

  17. Andréia

    10/ago/2011 at 10:31 AM

    Adorei a matéria!!! Ainda não fui a esses lugares, mas é sempre bom saber onde tem as nossas delícias por aqui!

  18. Lu

    10/ago/2011 at 8:03 AM

    Iguarias é um pouco de exagero, mas enfim…

    Eu vi o tal “requeijão” no Perola e achei assustador, pois é caseiro, não é industrializado. Laticínio sem ser industrializado e sem saber a procedência é um perigo! Eu particularmente não gosto de requeijão, mas já ouvi falar que existe um queijo da Etiópia que é parecido.

    Vocês esqueceram de mencionar o Rui Gomes, que fica na Bloor na região da Dufferin. Da última vez que estive lá tinham pão de queijo Forno De Minas, que dá de dez a zero na mistura da Yoki.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Mais em: Paladar

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!