Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Como estender o seu visto de visitante temporário no Canadá

Muitas pessoas que visitam o Canadá decidem ficar aqui por mais tempo. Mas é importante que o individuo tenha status no país, seja como turista, estudante ou trabalhador. Por isso é sempre bom ficar atento à data de vencimento do seu visto no Canadá. O OiCanadá vai ensinar passo-a-passo como fazer a renovação sem ter que sair do país.

A estudante de turismo Ilze Piva viajou de Florianópolis até Toronto para fazer um curso de inglês que iria durar três meses. Quando aplicou no Brasil para conseguir o visto, o Consulado do Canadá em São Paulo lhe concedeu o de visitante, já que o curso em que estava matriculada era de menos de seis meses (geralmente quando o tempo do curso é superior a 24 semanas, a pessoa recebe uma permissão para estudo).

Quando aterrisou no aeoroporto Pearson, em Toronto, o oficial de imigração carimbou o seu passaporte lhe dando uma permissão no país de 4 meses (um mês a mais que a duração do curso de inglês). Ilze Piva ficou surpresa, uma vez que o consulado do Canadá em São Paulo teria lhe dado um visto de seis meses. “Eu não entendi porque o ‘rapaz’ me deu somente quatro meses, quando o consulado me deu autorização para seis meses”, disse ela por telefone ao OiCanadá.

Visto x Tempo de permanência no país

O que aconteceu com Ilze é simples. Na verdade o que o Consulado do Canadá em São Paulo lhe concedeu foi uma validade de visto (geralmente de seis meses para turistas), que lhe daria o direito de viajar ao Canadá durante esse período. Porém, o tempo em que ela pode permanecer no país é decidido pelo oficial de imigração no momento em que ela chega no Canadá. “Isso acontece geralmente quando a pessoa está matriculada em um curso inferior ao tempo do visto concedido no país de origem ou quando, por algum motivo, o oficial acha que essa pessoa não deve permanecer durante aquele período no Canadá”, afirmou a consultora de imigração da Canadian Legal and Immigration Services, Jane Desmond.

Ilza viajou de volta para o Brasil antes do seu visto de permanência vencer, mas gostaria de ter ficado aqui por mais tempo. “Não tive a oportunidade de conhecer Quebec. Voltei frustrada”, confessou ela. Infelizmente Ilza não sabia que poderia renovar o seu visto no Canadá de uma forma bem simples e fácil, sem ter que voltar para o Brasil.

Segundo Jane, é comum alguém receber um tempo de permanência no Canadá inferior ao visto concedido anteriormente no país de origem e não fazer nada para renová-lo. “Eu já tive um caso bastante interessante de um rapaz que veio para o Canadá para estudar durante seis meses e quando chegou aqui recebeu um visto de somente 10 dias, além de uma carta que deveria ser apresentada no aeroporto confirmando a sua saída do país”, relatou Jane ao OiCanadá. “Ele entrou em contato conosco, informamos à imigração que ele não iria se apresentar porque estava fazendo a renovação do visto e conseguimos estender a sua permanência no país por mais seis meses. O interessante é que depois disso ainda renovamos o visto dele diversas vezes. Ele permaneceu legalmente no país por dois anos”.

Aprenda a renovar o seu visto de turista no Canadá

Lembre-se que só é possível renovar o visto de turista até 30 dias antes do vencimento. Para isso é preciso preencher um formulário que pode ser baixado no próprio site da Citizenship and Immigration Canada com o seus dados pessoais, data em que entrou no país e quanto possui em dinheiro para se sustentar durante a sua permanência.

O aplicante tem a opção de enviar o formulário pelo correio para o Centro de Processamento em Alberta ou fazer tudo pela internet. Nesse caso, é preciso escanear todos os documentos necessários.

Documentos

Para conseguir a renovação do visto, é preciso convencer o oficial de imigração de que você tem motivos para continuar no país, da seguinte forma:

  • Escreva uma carta explicando por que você que ficar mais tempo no Canadá (você pode dizer que quer conhecer mais o país ou acha que deveria passar mais tempo praticando inglês).
  • Documentos que provem a sua identidade, como cópias das páginas do passaporte mostrando data de expedição e vencimento, nome e data de nascimento, o carimbo especificando até que dia você pode ficar no país (lembrando que qualquer aplicação depois dessa data será recusada) e qualquer outra página que tenha sido marcada.
  • Mostrar evidências de que você tem condições de se sustentar no Canadá e garantir a sua volta ao seu país de origem (extrato bancário com o seu nome e número da conta e cartões de crédito, por exemplo).
  • Se ainda for dependente financeiramente de alguém, incluir uma carta dessa pessoa explicando que será responsável durante o tempo em que você ficará fora do país (junto com fotocópia de documentos de identidade e prova de que tem condições financeiras de lhe manter aqui, como extrato bancário).
  • Cópia da passagem de volta para o país de origem ou carta especificando detalhes de como e quando pretende voltar.

Junte todos esses documentos e coloque em um envelope ou escaneie cada um deles caso resolva aplicar pela internet.

Passo Final

É preciso pagar uma taxa para a renovação do visto de visitante que custa C$75. Esse valor pode ser pago pela internet através de cartões de crédito ou nos bancos. Nesse caso, é preciso fazer o pedido do recibo através do telefone 1.888.242.2100 ou pela internet.

Junte o formulário, o recibo de pagamento (com o carimbo do banco) e cópia de todos os documentos, coloque em um envelope e envie para Visitor and Temporary Resident Permit (6212-55th Avenue, Unit 303. Vegreville , AB. T9C 1W1).

Tempo de duração até você receber o seu novo visto

Segundo informações da CIC (Citizenship an Immigration Canada) concedidas ao OiCanadá, o prazo para renovação do visto de visitante no Canadá varia muito. Até o fechamento desse artigo, o tempo de espera era de 132 dias para aplicações enviada pelo correio e 69 dias para aquelas submetidas online.

O meu visto venceu. E agora?

De acordo com a CIC, caso o aplicante tenha enviado toda a documentação e não receba a renovação do visto até a data de vencimento, ele pode continuar no país legalmente até receber a decisão final.

Caso o visto tenha vencido antes de ser enviado pelo correio ou online, não será possível renová-lo. Afinal de contas, não se renova o que não existe mais. Porém, ainda existe uma chance de conseguir ficar no país legalmente. “Nesse caso a pessoa precisa fazer uma restauração de visto até 90 dias depois da data em que foi vencido. A aplicação é muito parecida com a de renovação de visto, mas as taxas são diferentes. O fato de ter passado da data de validade do visto complica um pouco, por isso é preciso que a pessoa reconheça que errou e realmente tenha motivos para ficar no país”, avisa Jane.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

38 Comentários

38 Comments

  1. Marcia

    12/dez/2016 at 16:37

    Olá,
    Gostaria de esclarecer uma dúvida. Minha filha foi para o Canada, estudar, em setembro de 2016. Ela obteve um visto de estudante que expira em 03.01.2017. Chegando lá, ela recebeu uma autorização de estudos que também vence em 03.01.2017. Ela já aplicou para a renovação dessa permissão de estudos, já que foi aceita no College, onde as aulas começam em 09.01.2017. Ela veio para o Brasil passar o Natal com a familia. O retorno para o Canadá está previsto para 28.12.2016. Ela terá problemas na imigração, já que o visto de entrada vencerá em 03.01.2017?

  2. ta123

    03/set/2016 at 11:26

    Meu visto de permanencia no país acaba 4 dias antes da data que comprei minha passagem de volta. No caso, preciso extender meu visto por somente 4 dias. Tenho que fazer esse mesmo procedimento ou tem alguma outra forma mais rápida de resolve-lo? Se eu for em um canadian immigration office eu posso resolver isso levando a cópia da minha passagem de volta para o Brasil? Moro em Ottawa.

  3. Mauro

    28/ago/2016 at 11:36

    Olá , estou no Canadá por três meses com um visto que caduca em 2020 .
    Gostava de ficar mais uns tempos para passar meu aniversário é o inverno , minha pergunta é se o visto tem influência na minha data de ida ?
    Entrei no país sem problema carimbaram o passaporte mas só com data de entrada , não colocaram data de saída !
    Sou obrigado a sair do país nos três meses que tirei as ferias ou posso ficar mais tempo?
    Normalmente a emigração da mais três meses além dos meses que tiramos para vir cá !
    Gostaria de uma reposta acertada porque não quero problemas, quero voltar mais anos cá !

  4. Romualdo

    12/abr/2016 at 15:50

    Caro Marcio,
    Eu sou residente temporário, em Ottawa, por um ano, com visto de trabalho. Meus filhos (23 e 21 anos) vieram comigo, mas o visto de permanência deles vence dentro de 10 dias (carimbo no passaporte). Eles têm viso de visitante, múltiplas entradas, dos EUA e do Canadá. Para que eles fiquem mais seis meses, seria suficiente sairmos por terra para Buffalo, NY (por exemplo) antes da data carimbada e retornando após esta data? A ideia seria ficar nos EUA por uma semana e retornar para o Canadá por terra.
    Obrigado e parabéns pelas orientações!

  5. ana cristina queiroz

    16/jan/2016 at 12:01

    Ola!Marcio! Eu preciso renovar meu visto de permanencia pois cheguei dia 1 de novembro,então tenho que sair até Ultimo dia de Abril. Eu comecei a namorar um canadense e depois que eu estiver com a permanencia extendida vamos resolver qdo vamos casar.Depois se eu precisar de outra extensão , a pessoas com quem estou me relacionando pode se respabilizar pela minha permanência aqui?Ele é viúvo e eu separada no Brasil,preciso fazer o divórcio para Casar aqui, mas ele pode se responsabilizar mesmo assim?Obrigada.Ana Cristina .

  6. Carlos

    20/ago/2015 at 22:56

    Fui visitar meu filho e não colocaram nenhum carimbo nem validade no passaporte meu, de minha esposa e filha. Nosso visto é V1 multiple. Quanto tempo poderíamos ficar legalmente por lá?
    Pretendo voltar e queria ficar bom tempo…

  7. Carlos

    20/ago/2015 at 19:44

    Tenho uma grande dúvida:
    Meu visto é o V1 multiplex com validade até 17/03/19. Fui visitar meu filho, e não colocaram nenhum carimbo nem tempo de permanência nem no meu passaporte nem no da minha esposa e filha. Quanto tempo eu poderia ter ficado lá, legalmente?
    Pretendo voltar e queria ficar bastante tempo.

  8. marcelo papile

    14/mar/2015 at 17:53

    ola meu nome é Marcelo, tenho uma pergunta pra vocês só pra registro de curiosidade, voces trabalham com orientação em processos de imigração. é que daqui ha um tempo eu estou indo para o Canada com mais 2 amigos. e vamos precisar de uma consultoria mais detalhada sobre estes quisitos,
    bom desde ja agradeço

  9. João Victor

    15/ago/2014 at 00:47

    Olá, estou indo sábado agora pra Toronto, fazer um curso de inglês de 2 semanas. Só agora que descobri que existe o visto “SX1”, sendo que o meu é o V1. Eu terei algum problema ao chegar no Canadá?? Obrigado.

  10. Mirella

    27/Maio/2014 at 19:39

    Boa noite,
    Tenho 30 anos, me formei em fisioterapia, após me formar fiz um intercambio de 1 ano na europa e viajei por muitos paises.
    Voltei ao brasil, trabalhei em algumas empresas… Mas desde novembro de 2013, trabalho autonoma, e ganho uma media de 2500 a 3900 por mes. Declarei um total de 32.000,00 reais para o imposto de renda. Tenho carro e uma casa no meu nome.
    Agora gostaria de fazer um mochilão pela America do Norte após a Copa do mundo.
    Mas estou com muito medo de me negarem o visto, pois quero tirar o visto do EUA e Canada, e sei que será ainda mais dificil tirar o segundo visto, caso o primeiro seja negado.
    Tenho 15.000,00 reais para viajar entre 20 a 30 dias.
    Oq posso fazer, pra melhorar minhas chances de pegar o visto.

    Obrigada,
    Mirella.

  11. Ubiratan

    07/Maio/2014 at 12:28

    Renovei meu visto por mais 2 anos, juntamente com minha esposa (que é Japonesa) ela conseguiu a permissão de trabho pelo mesmo período. Quando se é casado, pode fazer a aplicação junto.
    Quanto mais vc tiver os documentos, cartas, organizados, melhor.

    Quem tiver dívidas, eu posso ajudar.
    Me manda um email
    [email protected]

  12. Raika

    06/abr/2014 at 11:28

    Ola Marcio, ontem seria 30 dias para a minha aplicacao de extensao do meu visto. Como nao consegui ontem, seria possivel enviar hoje ? Ou eu posso aplicar pela RESTAURACAO do visto? O meu visto vence dia 05 de maio. Obrigada

  13. Anette

    08/mar/2014 at 00:37

    Ola Márcio, tudo bem? Morei Em Toronto por 2 anos com o visto sx-1 . Estudei lá por 6 meses em 2012 e depois fiquei viajando… Agora, pretendo voltar para fazer um curso avançado de iELTs por mais 6 meses com esse mesmo visto que tem a validade até abril de 2015. Você saberia me dizer se posso usar o mesmo visto, sendo que eu já estudei por 6 meses? Lembrando que voltei para o Brasil desde novembro de 2013 e quero voltar agora em abril. Aguardo seu contato.

    Muito obrigada

    Anette

    • Anônimo

      23/out/2014 at 00:11

      Anete, você tem facebook ou email? Se não se importar, gostaria de tirar algumas duvidas com você wue ja deve conhecer mais sobre o assunto! Obrigada

  14. Ronaldo

    02/mar/2014 at 18:16

    Olá Marcio.
    Tenho um visto de Turista ,mas comecei a fazer do Brasil o processo para Ordem dos Tec do Quebec,gostaria de saber se apenas com esse visto consigo a fazer o restante do processo agora no CAnada, que inclui estagio e alguns dias em sala de aula para reciclagem pois esse ano muda mta coisa.
    Ou será que consigo uma mudança para o visto de Estudante Ai do Canada,ou é melhor já pedir daqui ?
    Obrigado,Abraço

  15. Leticia

    07/jan/2014 at 21:05

    Olá Márcio.

    Estou com viagem prevista para Toronto. Com passagem comprada de ida e volta.
    Meu visto é de turismo (múltiplas entradas) com validade até 2018.
    Pretendo ficar 4 meses em Toronto e gostaria de saber se posso ter alguma complicação com a imigração por ser um periodo razoavelmente “longo”

    Aguardo sua resposta.
    E agradeço desde já.

  16. Eliane

    15/nov/2013 at 18:06

    Olá, Tenho um visto de estudante, posso renová-lo para permissão de trabalho?
    ele vai vencer em abril de 2014 quando devo solicitar a renovação?
    Obrigada

  17. Marinna Kowalski

    13/out/2013 at 23:26

    Boa noite, na hora que passei pela imigração em Toronto como turista o oficial não escreveu a data de volta. Isso significa que posso ficar até 6 meses?
    Obrigada!

  18. Diego Vilani

    31/jul/2013 at 18:42

    Olá Marcio,

    Sou aluno do Ciência sem Fronteiras, financiado pela CAPES e CNPq. Por falta de informação, alguns de nós enviou o pedido de visto ao VAC de São Paulo e outros aqui do Brasil com a carta da University of Toronto com o período de Set/2013 à Dez/2014… Ou seja, ficaremos com um visto de 8 meses. Porém, se passarmos na prova, prorrogaremos nossos estudos para mais dois semestres acadêmicos, aproximadamente para Graduação Sanduíche.
    O procedimento, documentos à apresentar e a taxa são as mesmas do que está no artigo?

    Obrigado,
    Aguardo uma resposta (se possível envie um e-mail também para: [email protected]). Não se como funciona direito a página, se ela avisa ou não.

    Diego Vilani

  19. Renan

    11/abr/2013 at 18:25

    Boa tarde, gostaria de pedir uma ajuda pois nao encontrei ninguem aqui com o mesmo problema. Eu tenho visto de estudante e de trabalho até Setembro de 2013 e estou prestes a aplicar para uma universidade aqui em Toronto e estou com medo de nao ser aprovado nos testes. A minha namorada/esposa (na verdade temos um contrato de uniao estavel) já esta na universidade e ela tem um visto de 2 anos (que sera extendido no final do proximo semestre pois a faculdade disse que o consulado nao concede vistos por todo o tempo de curso, só de 2 em 2 anos). Entao eu gostaria de saber se teria como eu renovar os meus vistos tendo em vista que quero permanecer aqui com a minha esposa? Eu nao sei se é verdade mas parece que tem um pocesso de renovaçao para conjuges, caso tu tenha alguma informaçao me ajudaria muito. Obrigado.

  20. João pedro

    18/mar/2013 at 13:16

    Olá, sou dos Açores , tenho trabalho cá mas isto está muito mal, já tenho que recorrer ás minhas poupanças, sou serralheiro á mais de 20 anos, meu cunhado está no canadá em missisauga e diz-me para ir pra lá com a minha mulher e filho que arranja-me um contrato de trabalho na minha profissão, só que já fui á embaixada do canadá cá para pedir um visto temporário de trabalho e cá já não dão vistos, temos que ir a frança ao consulado canadiano. Meu cunhado está no canadá mais a mulher e filhos á mais de 30 anos e está muito bem na vida graças a Deus, ele diz-me para eu e minha mulher ir de visita que quando chegar-mos lá arranja -nos um contrato de trabalho e casa e o meu filho quando acabar a escola em julho para ir lá ter, Acha que é seguro ? mesmo tendo o contrato de trabalho? também não quero chegar lá e meses depois ser deportado, meu filho também quer ir para a universidade quando chegar lá, adorava ir para o canadá trabalhar e começar uma vida nova e ficar lá o máximo do tempo possível . Obrigado

    • Rui

      16/mar/2014 at 06:58

      Bom dia
      Gostava de saber se conseguiu emigrar. Estou na mesma situação e gostava de falar consigo. Obrigada

  21. Natalia Furlan

    26/fev/2013 at 21:09

    Olá Márcio,

    Tenho um visto categoria SX-1 Student cuja a validade é até 25/04/2013.
    Farei um curso de curta duração de inglês, que inicia-se em 15/04 e termina em 10/05.
    Com meu visto atual, é possível que eu faça o curso, sem necessitar de uma permissão ou outro visto?
    Caso o oficial me dê um período de permanência antes menor do que precisarei (antes de 10/05), precisarei da permissão, que se retira no Canadá?

    Obrigada

  22. Rafael Barreto

    10/fev/2013 at 19:16

    Muito bom as dicas agradeço, estou numa citação que nao encontrei anda na internet parecida… Tenho visto de busyness (!?) quando vim a primeira vez ao canada vim a negócios e nao determinaram um tempo de permanência e desta vez vim a turismo mas gostaria de ficar por uma oportunidade né negócios que esta surgindo por aqui, a empresa esta startando agora e esta em processo de legalização por tanto nao tem como confirmar a parceria comigo, eu consigo mudar de turista para busyness? Lembrando que esta impresso no meu visto turist AND busyness

  23. Marina Santos

    18/dez/2012 at 11:12

    Certo Marcio, mas posso fazer isso aqui no Canadá?
    Grata
    Marina

  24. Marcio Rollemberg

    18/dez/2012 at 04:27

    Oi Marina! Nunca espere o visto vencer. Quando isso acontece, você fica sem status no país, o que eu realmente não recomendo. Eu sugiro que você renove o visto e especifique o seu caso por escrito ao oficial que terá acesso ao seu processo, ressaltando que um visto de múltiplas entradas seria necessário, já que você pretende viajar para o Brasil para resolver a questão do aluguel do seu imóvel e voltar posteriormente. A renovação do visto vai depender do oficial de imigração que ficará responsável pelo seu processo, e o fato de você ter um noivo no Canadá teoricamente não afeta essa decisão.

  25. Marina Santos

    17/dez/2012 at 17:06

    Olá Marcio, como vai? Estou no Canada como turista por seis meses o que acontece é o seguinte:1.Estamos aguardando a homologação do divorcio do meu noivo que ainda não saiu, para podermos casar.2.Meu visto vence 22/02/13.3. Preciso voltar para renovar ou não o contrato de aluguel da casa onde moro no Brazil e a imobiliária precisa da minha assinatura uma vez que a
    casa está em meu nome. 4.Concluindo preciso ir ao Brazil para resolver esta questão e voltar ao Canada para me casar.5. Sei que vou precisar de um visto de multipla entrada pois preciso ir e voltar. 6.O que voce me aconselha a fazer? Como proceder? Faço isto aqui no Canada ou espero vencer o visto?
    Aguardo sua resposta o mais breve possivel no meu email.
    Grata
    Marina

  26. Marcio Rollemberg

    16/dez/2012 at 00:50

    Oi Rosana! Isso vai depender do oficial de imigração que ficar responsável pelo seu processo. Caso ele renove, o tempo de permanência deve ser por mais seis meses. Acho que vale uma tentativa. Não recomendo ficar sem status no Canadá.

  27. Rosana

    15/dez/2012 at 12:04

    Olá Marcio,

    Meu visto de turista vence só em 2014 mas tenho permissão para ficar até Março ( ‘me deram 06 meses de permanência ). Porém esse prazo termina no início de março mas eu gostaria de ficar mais, além de praticar muito meu inglês, estou fazendo trabalho voluntaário em uma ONG e uma igreja e não queria parar agora. Tenho condições de me manter aqui por mais 6 meses, mas como meu visto é somente de tursita, sem estudo, tenho chance de conseguir uma prorrogação? E se eles derem, eles especificam quanto tempo mais posso ficar, ou normalmente são mais 6 meses? Obrigada!

  28. Gabriela

    28/ago/2012 at 17:41

    Olá Marcio,

    Eu e minha família (2 crianças e marido) iremos tirar visto de Turismo com permissão para estudo e pretendemos ficar 3 meses no Canadá (Winnipeg). Temos na poupança R$ 70.000,00, apenas poupança, iremos declarar o IR ano que vem apenas.
    Iremos ficar na casa de amigos, que são imigrantes. Nossa intenção é entrar com processo de imigração (sei que preciso ir até os EUA). Minha dúvida é: Entrei com o processo o que devo fazer em relação ao visto? Estende ro visto de turista ou por ter entrado com o processo me da o direito de permanecer no País até a resposta?
    Não posso dar entrada no Brasil pelo tempo que leva o processo, judicialmente tenho que sair do país até dezembro para que a autorização da minha filha seja permanente. (autorização de viagem ao exterior) Obrigada :)

  29. Marcio Rollemberg

    30/jul/2012 at 15:04

    Oi Matias! Caso o viajante não tenha recebido nenhuma notificação do agente ao chegar no Canadá, ele pode permanecer no país até a data do vencimento do visto expedido pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Geralmente ele possui uma duração de seis meses, mas pode ser renovado.

  30. Matias Santos

    29/jul/2012 at 01:26

    Márcio, cheguei ao Canadá no dia 13/07/12, com minha esposa e meu filho, para visitarmos nossa filha que é residente legal aqui. O meu visto é válido até 2015 e devemos retornar ao Brasil na data inicialmente prevista, ou seja, 07/08/12. Ocorre que a imigração registrou no passaporte apenas a data de entrada, mas não fez menção ao prazo de permanência no Canadá. Apenas por curiosidade, gostaria de saber qual seria a data final permitida. É comum o oficial de imigração não informar a data final para o visitante deixar o país?

  31. Bernardo Ferrari

    05/dez/2011 at 23:30

    Oi Marcio,gostaria de tirar uma duvida com voce,estou estudando em uma escola de ingles aqui em Toronto,meu visto e’ para 6 meses,porem estou querendo muito estender meu visto para 9 meses,nao sei se e’ possivel pois mudaria a categoria do visto de visitante para estudante isso e’ possivel de se fazer daqui?

  32. Andréia

    05/dez/2011 at 20:04

    Muito boa suas informações,foi de grande valia pra mim que pretendo ir para o Canadá.Agora,já sei que procedimentos tomar.
    Abraços!

  33. Junior

    29/nov/2011 at 14:03

    Ótima dica, acredito que muitos pensam nisso quando entram no Canada, acabam querendo ficar um pouco mais…bom saber que existe a possibilidade, otima dica ;-)

  34. André Lima

    29/nov/2011 at 13:53

    Marcio,

    Muito obrigado! Esta informação é muito importante pra mim! Além do mais agora que estou fazendo o planejamento da minha viagem!

    Parabéns! Deus te abençoe!

  35. Rivair

    29/nov/2011 at 09:35

    Marcio, espetacular suas orientações. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Papelada

Posts Populares

Topo