Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Como estender o seu visto de visitante temporário no Canadá

Muitas pessoas que visitam o Canadá decidem ficar aqui por mais tempo. Mas é importante que o individuo tenha status no país, seja como turista, estudante ou trabalhador. Por isso é sempre bom ficar atento à data de vencimento do seu visto no Canadá. O OiCanadá vai ensinar passo-a-passo como fazer a renovação sem ter que sair do país.

A estudante de turismo Ilze Piva viajou de Florianópolis até Toronto para fazer um curso de inglês que iria durar três meses. Quando aplicou no Brasil para conseguir o visto, o Consulado do Canadá em São Paulo lhe concedeu o de visitante, já que o curso em que estava matriculada era de menos de seis meses (geralmente quando o tempo do curso é superior a 24 semanas, a pessoa recebe uma permissão para estudo).

Quando aterrisou no aeoroporto Pearson, em Toronto, o oficial de imigração carimbou o seu passaporte lhe dando uma permissão no país de 4 meses (um mês a mais que a duração do curso de inglês). Ilze Piva ficou surpresa, uma vez que o consulado do Canadá em São Paulo teria lhe dado um visto de seis meses. “Eu não entendi porque o ‘rapaz’ me deu somente quatro meses, quando o consulado me deu autorização para seis meses”, disse ela por telefone ao OiCanadá.

Visto x Tempo de permanência no país

O que aconteceu com Ilze é simples. Na verdade o que o Consulado do Canadá em São Paulo lhe concedeu foi uma validade de visto (geralmente de seis meses para turistas), que lhe daria o direito de viajar ao Canadá durante esse período. Porém, o tempo em que ela pode permanecer no país é decidido pelo oficial de imigração no momento em que ela chega no Canadá. “Isso acontece geralmente quando a pessoa está matriculada em um curso inferior ao tempo do visto concedido no país de origem ou quando, por algum motivo, o oficial acha que essa pessoa não deve permanecer durante aquele período no Canadá”, afirmou a consultora de imigração da Canadian Legal and Immigration Services, Jane Desmond.

Ilza viajou de volta para o Brasil antes do seu visto de permanência vencer, mas gostaria de ter ficado aqui por mais tempo. “Não tive a oportunidade de conhecer Quebec. Voltei frustrada”, confessou ela. Infelizmente Ilza não sabia que poderia renovar o seu visto no Canadá de uma forma bem simples e fácil, sem ter que voltar para o Brasil.

Segundo Jane, é comum alguém receber um tempo de permanência no Canadá inferior ao visto concedido anteriormente no país de origem e não fazer nada para renová-lo. “Eu já tive um caso bastante interessante de um rapaz que veio para o Canadá para estudar durante seis meses e quando chegou aqui recebeu um visto de somente 10 dias, além de uma carta que deveria ser apresentada no aeroporto confirmando a sua saída do país”, relatou Jane ao OiCanadá. “Ele entrou em contato conosco, informamos à imigração que ele não iria se apresentar porque estava fazendo a renovação do visto e conseguimos estender a sua permanência no país por mais seis meses. O interessante é que depois disso ainda renovamos o visto dele diversas vezes. Ele permaneceu legalmente no país por dois anos”.

Aprenda a renovar o seu visto de turista no Canadá

Lembre-se que só é possível renovar o visto de turista até 30 dias antes do vencimento. Para isso é preciso preencher um formulário que pode ser baixado no próprio site da Citizenship and Immigration Canada com o seus dados pessoais, data em que entrou no país e quanto possui em dinheiro para se sustentar durante a sua permanência.

O aplicante tem a opção de enviar o formulário pelo correio para o Centro de Processamento em Alberta ou fazer tudo pela internet. Nesse caso, é preciso escanear todos os documentos necessários.

Documentos

Para conseguir a renovação do visto, é preciso convencer o oficial de imigração de que você tem motivos para continuar no país, da seguinte forma:

  • Escreva uma carta explicando por que você que ficar mais tempo no Canadá (você pode dizer que quer conhecer mais o país ou acha que deveria passar mais tempo praticando inglês).
  • Documentos que provem a sua identidade, como cópias das páginas do passaporte mostrando data de expedição e vencimento, nome e data de nascimento, o carimbo especificando até que dia você pode ficar no país (lembrando que qualquer aplicação depois dessa data será recusada) e qualquer outra página que tenha sido marcada.
  • Mostrar evidências de que você tem condições de se sustentar no Canadá e garantir a sua volta ao seu país de origem (extrato bancário com o seu nome e número da conta e cartões de crédito, por exemplo).
  • Se ainda for dependente financeiramente de alguém, incluir uma carta dessa pessoa explicando que será responsável durante o tempo em que você ficará fora do país (junto com fotocópia de documentos de identidade e prova de que tem condições financeiras de lhe manter aqui, como extrato bancário).
  • Cópia da passagem de volta para o país de origem ou carta especificando detalhes de como e quando pretende voltar.

Junte todos esses documentos e coloque em um envelope ou escaneie cada um deles caso resolva aplicar pela internet.

Passo Final

É preciso pagar uma taxa para a renovação do visto de visitante que custa C$75. Esse valor pode ser pago pela internet através de cartões de crédito ou nos bancos. Nesse caso, é preciso fazer o pedido do recibo através do telefone 1.888.242.2100 ou pela internet.

Junte o formulário, o recibo de pagamento (com o carimbo do banco) e cópia de todos os documentos, coloque em um envelope e envie para Visitor and Temporary Resident Permit (6212-55th Avenue, Unit 303. Vegreville , AB. T9C 1W1).

Tempo de duração até você receber o seu novo visto

Segundo informações da CIC (Citizenship an Immigration Canada) concedidas ao OiCanadá, o prazo para renovação do visto de visitante no Canadá varia muito. Até o fechamento desse artigo, o tempo de espera era de 132 dias para aplicações enviada pelo correio e 69 dias para aquelas submetidas online.

O meu visto venceu. E agora?

De acordo com a CIC, caso o aplicante tenha enviado toda a documentação e não receba a renovação do visto até a data de vencimento, ele pode continuar no país legalmente até receber a decisão final.

Caso o visto tenha vencido antes de ser enviado pelo correio ou online, não será possível renová-lo. Afinal de contas, não se renova o que não existe mais. Porém, ainda existe uma chance de conseguir ficar no país legalmente. “Nesse caso a pessoa precisa fazer uma restauração de visto até 90 dias depois da data em que foi vencido. A aplicação é muito parecida com a de renovação de visto, mas as taxas são diferentes. O fato de ter passado da data de validade do visto complica um pouco, por isso é preciso que a pessoa reconheça que errou e realmente tenha motivos para ficar no país”, avisa Jane.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

38 Comentários

38 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Papelada

      Topo