Siga-nos

OiCanadá

Moradia

Rosa da Silva

Quando a brasileira Rosa da Silva decidiu entrar para o ramo imobliário no Canadá, ela estava decidida a se tornar uma das melhores profissionais na área. A sua dedicação fez com que se destacasse na empresa onde trabalha, a Coldwell Banker RMR. “Eu posso dizer que hoje estou na lista dos dez melhores vendedores”, confessa ela orgulhosa.

O “faro” para os negócios começou muito antes. Rosa era representante comercial no Brasil e sempre desempenhou muito bem a sua profissão, até que seu esposo recebeu uma proposta da empresa na qual trabalhava de ser transferido para o Canadá. No início a ideia de morar em um país com língua e cultura diferentes não agradou Rosa, mas rapidamente ela se adaptou ao país.

“Quando cheguei no Canadá, não pretendia trabalhar fora porque eu já estava perto dos 50 anos e começar uma faculdade não estava nos meus planos. Mas ficar parada, sem fazer nada, começou a me incomodar, e como sempre gostei de vendas e tive sucesso no Brasil, pensei em fazer o mesmo aqui”, conta ela. “Como sempre me interessei em trabalhar com imóveis e o curso no Canadá para ingressar nessa área era de dois anos, comecei a me especializar. Eu confesso que hoje estou muito feliz com o que faço”.

No ramo imobiliário (conhecido no Canadá como Real Estate), Rosa da Silva trabalha com toda a parte residencial direcionada a imigrantes brasileiros e novos compradores, que são aquelas pessoas que nunca compraram um imóvel antes. A sua função está em ajudar na escolha da melhor casa ou apartamento, além de orientar qual é a região mais adequada, baseada no perfil do comprador. Por isso, ela faz questão de ter uma conversa com o cliente para conhecer o seu estilo de vida.

“Muitas vezes a pessoa quer morar em uma casa grande, mas vai detestar ter que cortar a grama no verão ou tirar a neve no inverno, as dificuldades com transporte público ou em encontrar uma boa escola para o filho por perto. É preciso saber que tipo de vida a pessoa quer ter, se a casa vai ficar distante do trabalho ou se os filhos vão se adaptar ao bairro. O meu trabalho é deixar o cliente satisfeito, principalmente depois da compra do imóvel, quando ele percebe que comprou não só uma boa casa, mas conseguiu também praticidade”.

A maioria dos clientes de Rosa são pessoas que estão comprando casa ou apartamento pela primeira vez. Boa parte deles são imigrantes brasileiros entre 25 e 45 anos, alguns deles cheio de dúvidas com relação ao mercado imobiliário no Canadá, como se a compra de um imóvel é realmente melhor do que aluguel. “A maioria dos meus clientes está decida a comprar um imóvel, em decorrência da grande liquidez que o Canadá oferece. Geralmente os que têm dúvidas sobre alugar ou comprar são os que estão inseguros no emprego, ou não sabem se vão continuar morando no país”, afirma ela.

Outra dúvida é sobre quanto custa imóvel. Como Rosa tem experiência no mercado imobiliário de diversas cidades de Ontário, como Toronto, Oshawa, Whitby, Mississauga, Vaughan, Ajax e Burlington, ela conhece bem as diferenças de preço de um lugar para o outro. Segundo ela, pelo custo de um apartamento pequeno em Toronto, é possível comprar uma casa com subsolo, pátio e excelente localização em uma cidadezinha próxima. “Muitas vezes a pessoa quer morar em uma área mais barata da cidade, mas ao mesmo tempo quer estudar em um bairro distante. Aí eu mostro para ela todo o percurso que será preciso fazer todos os dias para chegar até a escola, o que não compensa. Muitas vezes com a mesma quantia o cliente consegue comprar uma casa melhor e mais conveniente”, ressalta.

Os motivos pelos quais tantos imigrantes brasileiros procuram Rosa da Silva para ajudá-los na compra do imóvel são óbvios. Ela é brasileira, fala português e passa todas as regras do mercado imobiliário de forma simples, orientando no que for preciso. Para isso ela vai até o cliente em toda a grande área de Toronto e nas cidades em que ela atua. O primeiro contato é feito por telefone ou email, onde é agendado um encontro de acordo com o melhor horário para a pessoa.

Serviço

  • Telefone: 905. 447.6896 (celular)/ 905.430.6655 (escritório)
  • Email: [email protected]
  • Site: www.rosadasilvarealestate.com
  • Blog: www.casanocanada.com
  • Cidades em que atua: Toronto, Mississauga, Oakville, Vaughan, Burlington, Oshawa, Ajax, Whitby, Pickering
  • Horários e dias de funcionamento: Todos os dias, no melhor horário para o cliente.
  • Formas de pagamento: Não é o comprador, mas sim o vendendor da residência que, na maioria dos casos, é responsável pelo pagamento (geralmente 5% do valor do imóvel).
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Mais em: Moradia

Topo