Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Filhote de urso polar encanta visitantes do Toronto Zoo

No último final de semana uma “figurinha” roubou a atenção da mídia e estampou a primeira página dos jornais de Toronto. Um filhote de urso polar, o único sobrevivente de sua ninhada, virou a atração principal do Toronto Zoo e “celebridade instantânea” na internet.

Quando o OiCanadá esteve no Toronto Zoo em setembro do ano passado para uma reportagem especial — Uma visita ao Toronto Zoo, o maior zoológico do Canadá –, Aurora, um dos ursos polares do zoológico, estava prenha. A gestação deveria durar mais três meses, mas no dia 11 de outubro ela deu à luz aos filhotes. Dois deles morreram logo ao nascer, rejeitados pela mãe, que devorou um e esfolou o outro. O único que sobreviveu ainda estava na placenta da ursa quando foi resgatado por funcionários do zoológico.

Pesando apenas um pouco mais de 708 gramas, o filhote foi transferido para o Wildlife Health Centre (centro de saúde da vida selvagem, em inglês), onde passou a receber cuidados especiais o dia inteiro. O veterinário Graham Crawshaw disse em uma coletiva que logo nas primeiras horas de vida o ursinho foi colocado em uma incubadora e amamentado com mamadeira. A pele rosada se tornou preta quando ele completou duas semanas de vida. Com um mês, os olhos e ouvidos abriram e os dentes apareceram e há menos de um mês ele começou a andar. “É raro ursos polares serem criados manualmente por humanos quando eles são tão jovens”, afirmou Crawshaw, adicionando que era necessário amamentá-lo 11 vezes por dia.

Hoje, pesando cerca de 17 quilos, o ursinho mostrou uma aparência saudável e encantou crianças e adultos quando foi colocado em exibição na maternidade do zoológico na última sexta-feira (03/02). “Ele é curioso, sociável e pode ser bem amável, mas é também teimoso e tem um temperamento difícil”, confessou Crawshaw. “Como tem estado longe da mãe desde o nascimento, provavelmente não seria reconhecido por ela como cria. Nós não podemos correr o risco de entregá-lo aos pais”.

O ursinho polar ainda não tem nome, mas isso não deve durar muito tempo. O Toronto Zoo lançou um concurso onde o público poderá dar as suas sugestões até o dia 16 de março. O resultado final será anunciado no dia 31 de março na página do Toronto Zoo na internet.

Veja o vídeo do ursinho polar quando tinha acabado de nascer, aos dois meses de idade, e recentemente.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo