Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Saiba como transferir seu título de eleitor para Toronto

Na última eleição para presidente do Brasil, realizada em outubro de 2010, mais de 1600 pessoas compareceram ao Consulado-Geral do Brasil em Toronto para exercer seu papel de cidadão, contabilizando mais de 50% do eleitorado na cidade. Porém, muitos brasileiros que residem no Canadá deixaram de votar na eleição pelo fato de não terem transferido o título eleitoral para o país.

Qualquer brasileiro que resida no exterior e seja maior de 18 anos tem a obrigação de votar nas eleições para Presidente da República. O voto é facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos ou mais de setenta anos, além dos analfabetos. Para transferir o título de eleitor para Toronto é muito simples e fácil. Basta comparecer pessoalmente ao Consulado-Geral do Brasil (situado na 77 Bloor Street West, Suite 1109) e levar cópia e original dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento (quem casou no Canadá, deve registrar no consulado), carteira de identidade ou de trabalho (o novo modelo de passaporte, por não possuir dados sobre a filiação, só será aceito acompanhado de outro documento)
  • Possuir alguma comprovação de residência no Canadá, como conta de energia, água ou telefone, por exemplo.
  • Homens entre 18 e 45 anos devem entregar um comprovante de quitação do serviço militar, que pode ser carteira de reservista ou certificado de alistamento.
  • Para quem for naturalizado brasileiro, é exigido o certificado de naturalização.

É preciso preencher um pedido de transferência do título eleitoral e um requerimento de isenção de pagamento de multas devidas e não quitadas, em decorrência da impossibilidade de serem recolhidas no exterior. A partir daí, todas as cópias da documentação apresentada e o Requerimento de Alistamento Eleitoral são enviadas para o Cartório Eleitoral do Exterior (situado em Brasília). Depois de deferido, o título eleitoral é remetido ao Consulado-Geral do Brasil em Toronto, onde estará pronto para ser entregue ao indivíduo. A transferência do título só pode ser feita até cento e cinquenta e um dias antes da data da eleição.

Obrigação só em eleições presidenciais

“É sempre bom lembrar que os brasileiros residentes no exterior podem, e devem, transferir seu título de eleitor para o Consulado ou Embaixada mais próxima. Dessa forma mantêm seu direito de votar em eleições presidenciais e ficam, por outro lado, dispensados de justificar ausência em eleições para os demais cargos eletivos”, disse por email o cônsul-geral do Brasil em Toronto, Afonso Cardoso. No entanto, é importante lembrar que brasileiros que continuam mantendo o domicílio eleitoral no Brasil (mesmo que residam no Canadá) são obrigados a votar em todas as eleições.

Quem possui título de eleitor no exterior não pode votar em cidade ou país diferente do qual está cadastrado. Se por um acaso, perder a eleição para presidência do Brasil terá que justificar. Caso contrário, não poderá obter nenhum documento enquanto não regularizar a situação eleitoral (como renovar o passaporte). O OiCanadá já publicou um post sobre como justificar sua ausência nas eleições.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral no Brasil, o número de brasileiros que transferiram o título para o exterior até outubro do ano passado ultrapassa 205 mil, correspondendo a 0,15% do eleitorado no Brasil, que gira em torno de 136 milhões de eleitores. Os Estados Unidos ainda é o país que possui o maior eleitorado de brasileiros fora do Brasil, com mais de 66 mil cadastrados.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Papelada

Topo