Siga-nos

OiCanadá

Paladar

As tortas que os canadenses adoram

Esqueça o brigadeiro, o pudim ou o mousse de maracujá. A sobremesa mais popular do Canadá é a torta. E se você está pensando naquela com cobertura glacê e toda decorada, está enganado. A Canadian Pie tem como característica principal a massa (feita à base de farinha de trigo e manteiga), que reveste todo o recheio (geralmente de frutas). O OiCanadá visitou algumas das melhores docerias da cidade para saber mais sobre essa delícia norte-americana.

A torta está presente em praticamente todos os restaurantes do país. É sem dúvidas a sobremesa número um do Canadá. Mais leve do que outros doces, a Canadian Pie pode ser de vários sabores, como maçã, abóbora e coco. Ela não tem nada a ver com aquelas vendidas no Mc Donald’s ou em outros estabelecimentos de fast-food. É muito mais clássica e saborosa, e possui uma legião de fãs que muitas vezes se deslocam até a doceria mais próxima só para saborear uma fatia dessa tentação.

Um desses aficionados é a comissária de bordo Evelyn Horlacher, que não pensa duas vezes antes de pedir a sobremesa. “Eu amo a torta de limão. Ela não é enjoativa como outras sobremesas, tem o gostinho azedo do limão misturado ao doce do açúcar que forma uma combinação perfeita com a massa. É mesmo uma delícia”, diz ela, encontrada pelo OiCanadá na doceria Madeleine’s consumindo um pedaço generoso do doce junto com a filha.

Segundo a simpática Kyla Eaglesham, proprietária da Madeleine’s, a boa torta é aquela que traz boas lembranças de um passado a partir do primeiro pedaço. “Nós nos empenhamos em fazer a torta perfeita. Queremos que o nosso cliente experimente a sobremesa e se recorde de bons momentos da vida, como a torta da avó que ele comia quando criança, por exemplo”, diz Kayla, que também é uma das responsáveis por preparar essas delícias. “Basicamente o segredo está em anos de experiência, forno muito quente e manteiga muito fria, mas ter a mãe por perto ajudando no preparo também ajuda muito”, brinca ela sorridente, enfatizando que sua mãe tem sido presença fundamental na confeitaria.

Tim McConvey, proprietário da The Pie Shack, concorda com Kayla. “Os anos de experiência ajudam muito no preparo da boa torta. Para a massa, nós usamos basicamente farinha de trigo e manteiga, mas eu tive a sorte de encontrar uma pessoa muito boa em preparar as pies”, confessa ele, se referindo à Norma, que trabalha com McConvey desde o início. “Ela faz as tortas diariamente, de manhã bem cedo. Quando eu experimentei a primeira torta feita por ela, eu cheguei à conclusão de que tê-la como minha parceira seria o mais correto. Temos dezenas de encomenda para amanhã”, enfatiza ele orgulhoso, verificando no seu smartphone os sabores e quantidades de tortas para o dia seguinte.

Diversas das docerias visitadas pelo OiCanadá foram sugestões dos nossos leitores. Todas elas deliciosas e com funcionários muito simpáticos. Também fizemos uma lista dos sabores mais deliciosos e quanto custa levar a torta inteira para casa.

  • Blueberry (conhecido no Brasil como mirtilo)- Apesar dessa fruta não ser tão popular no Brasil, no Canadá ela é um dos ingredientes principais de bolos, balas e sorvetes. A blueberry pie é sem dúvidas uma das mais gostosas. Onde encontrar: Hot Oven Bakery ($9 / 2226 Bloor Street West / 416.762.3036)
  • Maple butter– O maple syrup (xarope muito semelhante ao mel de abelha, extraído de uma árvore), é talvez a iguaria mais típica do Canadá. É o ingrediente principal da maple butter tart, que possui uma massa amanteigada que se quebra em inúmeros pedaços. Onde encontrar: OMG Baked Goodness ($21 / 1561 Dundas Street West. / 647.348.5664)
  • Apple– É uma das mais populares. Vai muito bem servida com sorvete de creme ou chantily, morna ou fria. Onde encontrar: OMG Baked Goodness $18 / 1561 Dundas Street West. / 647.348. 5664)
  • Chocolate- Feito com recheio de ganache de chocolate, essa torta tem roubado a atenção em algumas docerias da cidade. Onde encontrar: Nadège ($24 / 780 Queen Street West. / 416.368.2009)
  • Lemon Meringue– A “queridinha” de muitos restaurantes da cidade, essa pie tem no recheio cremoso o segredo para uma sobremesa deliciosa. Onde encontrar: Nadège ($24 / 780 Queen Street West. / 416.368.2009)
  • Abóbora– Ela é a estrela de alguns feriados, como o Dia de Ação de Graças, Natal e Halloween, por isso é mais fácil achá-la durante esse periodo. Abóbora nunca foi tão saborosa. Podem acreditar! Onde encontrar: All the Best Fine Foods ($15 / 1101 Yonge Street / 416.928.3330)
  • Apple Blackeberry (maçã com amora)- Não é que essas duas frutas ficam ainda mais gostosas quando misturadas uma com a outra? Impossível não se apaixonar por essa delícia. Onde encontrar: All the Best Fine Foods ($15.50 / 1101 Yonge Street / 416.980.3330)
  • Strawberry and Cream– A massa da torta derrete na boca (é do tipo que até pura fica gostosa). O recheio de morango com creme faz dessa pie uma das melhores de Toronto. Onde encontrar: The Pie Shack ($25 / 2305 Queen Street East. / 647.351.1411)
  • Pecan– Ela parece ser a mais doce de todas. Alguns restaurantes da cidade servem essa torta com calda de caramelo, deixando-a ainda mais gostosa. Onde encontrar: Mabel’s Bakery ($16.50 / 323 Roncesvalles Avenue / 416.534.2333)
  • Coconut Cream– Um recheio cremoso de coco, com raspas da fruta, é a característica principal dessa torta. Onde encontrar: Madeleine’s ($16.50 / 1087 Bathrust Street / 416.534.2333)
  • Sour Cherry– A torta de cereja pode variar bastante na quantidade de açúcar, dependendo do tipo de fruta usada. É a campeã de vendas dessa doceria. Aparentemente as cerejas da região de Niagara são perfeitas para o preparo da cherry pie. Onde encontrar: Madeleine’s ($12.95 / 1087 Bathurst St. / 416.537.3131)
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo