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O sucesso dos coffee shops em Toronto

Toronto é uma cidade cheia de cafeterias. São tantas que, muitas vezes, estão localizadas a poucos metros umas das outras. Apesar, apesar da competição acirrada, boa parte dos estabelecimentos continuam faturando muito bem. Mas afinal, o que é que o café servido no Canadá tem de tão especial?

Os coffee shops começaram a tomar conta de Toronto no século XX, graças aos imigrantes europeus que abriram estabelecimentos onde serviam espressos feitos nas máquinas importadas da Itália e de outros países. Nos anos 80, o cappuccino foi o responsável por atrair a clientela e aumentar o número de cafeterias na cidade. Desde então esse mercado não para de crescer.

O OiCanadá publicou em novembro o post “O café nosso de cada dia”, falando sobre os benefícios da bebida e trazendo uma lista dos melhores coffee shops da cidade de acordo com a nossa equipe. Todos os cafés visitados na época estavam lotados com gente de todas as tribos e idades que faziam fila para comprar a bebida.

O segredo para atrair tanta gente talvez não esteja somente no sabor, mas principalmente no conforto oferecido por esses coffee shops. Cadeiras e sofás aconchegantes, internet gratuita e uma variedade de jornais e revistas disponíveis para os clientes são apenas alguns dos atrativos. Um estratégia que parece realmente dar certo, e que fez com que cafés como o Starbucks se tornasse um império bilionário no ramo alimentício, ameaçando inclusive o espaço antes ocupado pelo McDonald’s como símbolo do capitalismo americano.

Um império chamado Starbucks

Não se pode negar que a Starbucks é um marco na história do café. Criada em 1971 na cidade americana de Seattle, rapidamente se expandiu pelo mundo. Hoje, a marca está presente em 58 países (inclusive no Brasil). São mais de 19 mil lojas, sendo 1200 delas no Canadá e 151 em Toronto. “Eu acho que a Starbucks conseguiu se firmar no mercado não só pela qualidade do café, mas principalmente pela variedade. É possível tomar por exemplo um cafe mocha com sabor de caramelo, além de cafés gelados, frapuccinos e cappuccinos. Sou viciada”, confessa a bancária Isadora Fotopoulos, que nunca começa o expediente sem pegar o café no estabelecimento.

Se em Toronto é fácil encontrar uma Starbucks, nos Estados Unidos ela está em todo lugar. A marca da empresa é presença constante nos filmes hollywoodianos e já foi inclusive pauta de diversos estudos. Até hoje, o único país onde a companhia não foi bem sucedida foi Israel, em decorrência de problemas com o sócio local. No Brasil, as primeiras lojas foram abertas em 2006 em São Paulo.

Tim Hortons: O preferido dos canadenses

Assim como a americana Starbucks, diversas cafeterias com uma grande quantidade de franquias fazem sucesso na América do Norte, como a Second Cup, Coffee Time, Country Style e Timothy’s. Mas no Canadá, nenhuma delas é mais forte que uma marca de cafeteria canadense que conquistou o país e se tornou um dos negócios mais bem sucedidos da indústria alimentícia. A Tim Hortons, que teve a primeira loja fundada na década de 60, em Hamilton (na província de Ontário), é tão popular que já faz parte da cultura canadense.

“Nós adoramos donuts e café”, diz o caminhoneiro Scott Sorin, abordado pelo OiCanadá enquanto tomava o seu café “double, double” (expressão usada para pedir a bebida com duas medidas de açucar e creme). “Eu cresci tomando o café do Tim Hortons. Os donuts também são deliciosos e baratos”.

A cafeteria foi batizada com o nome do próprio criador, o jogador de hóquei Tim Horton, que junto com o sócio Jim Charade, deu início às franquias. São mais de 3000 lojas espalhadas pelo Canadá, sendo 249 delas somente em Toronto. Nenhum estabelecimento alimentício no país tem mais unidades do que a Tim Hortons (inclusive a rede de lanchonetes McDonald’s).

O cardápio vai muito além de café e donuts. É possível encontrar uma série de muffins, croissants, sanduíches, biscoitos, sopas e até lasanha. Tudo com um preço bastante acessível, responsável por fazer com que a popularidade da cafeteria crescesse ainda mais depressa.

O sucesso já ultrapassou barreiras. Países como Estados Unidos, Dubai, Irlanda e Inglaterra já servem café Tim Hortons aos seus moradores. “É uma pena que não exista no Brasil”, lamenta a estudante baiana Carla Pereira, que veio ao Canadá para fazer intercâmbio em 2009. “Toda as vezes que penso em Toronto, o Tim Hortons vem à minha mente. Eu adorava passar lá todas as vezes durante o intervalo das escolas e quando saía das baladas”, relembra ela.

Uma outra característica do Tim Hortons é a promoção “Roll Up The Rim” (“desenrole a borda” em inglês), lançada todos os anos e distribuindo mais de 30 milhões de prêmios, que vão desde produtos da loja até carros. Ao terminar de tomar o café, a pessoa pode desenrolar a borda do copo descartável e verificar se ganhou algo. É mais uma boa estratégia usada por essa cafeteria que não para de crescer.

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Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

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