Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Yonge e Dundas: A esquina do entretenimento

Grandes redes de lojas, excelentes restaurantes, cinemas, teatros, shows de música ao vivo e o maior shopping da cidade fazem com que o cruzamento das ruas Yonge & Dundas seja um dos principais cartões postais de Toronto. O local atrai mais de 100 mil pessoas por dia.

Só em caminhar pelas proximidades do cruzamento da Yonge com Dundas já é um grande entretenimento. Grupos religiosos tentam atrair fiéis, músicos chamam a atenção com seus instrumentos improvisados, jovens dançam hip-hop em troca de alguns trocados e super-heróis posam para fotografias com turistas.

Tem até algumas figuras ilustres, que se tornaram bastante populares na cidade, como o Batman de Toronto (que assusta alguns pedestres com a sua voz grave), o Elvis Presley (uma estátua viva “movida a moedas”) e o Believe in the Lord (um senhor que ficou conhecido por esse nome ao dizer a frase diversas vezes e com bastante entusiasmo).

O maior shopping da cidade

Geralmente eles ficam em frente ou bem próximo do Eaton Centre, o maior shopping centre de Toronto, com mais de 200 lojas e quase um milhão de visitantes por semana, que faz com que ele seja a principal atração turística da cidade em termos de público.

Com a construção inspirada na Galleria Vittorio Emanuelle II de Milão, na Itália, o shopping foi um dos primeiros da América do Norte a serem construídos em um centro da cidade, no final da década de 70. Entre as lojas mais populares estão a Sears, Victoria Secret, Gap, H&M e a livraria Indigo.

No ano passado, a praça da alimentação do lado norte, a Urban Eatery, passou por uma reforma, onde foram investidos cerca de $48 milhões. Quando foi reaberta em setembro, começou a oferecer um serviço de melhor qualidade, com talheres e pratos de vidros e cadeiras mais aconchegantes. No momento, a praça da alimentação do lado sul está sendo renovada.

Na calçada em frente ao Eaton Centre e próximo ao cruzamento da Yonge e Dundas, está um mapa onde é possível ver todo o percurso da Yonge Street, considerada uma das maiores ruas do mundo.

A praça da alegria

No meio de todas atrações está a principal delas: A Yonge-Dundas Square. A semelhança com a Times Square de Nova York, com grandes telões e anúncios comerciais iluminados com neon, não é por acaso. A praça, que teve sua construção concluída há apenas 10 anos, foi inspirada na atração americana, o que gerou uma série de críticas, principalmente ao fato do município não aproveitar a área como um espaço verde em Toronto.

Apesar da polêmica gerada em torno de sua arquitetura, a Yonge-Dundas Square se tornou um dos locais preferidos para protestos e celebrações culturais, como o Brazilian Day, realizado todos os anos em setembro. Na última edição, o evento contou com a apresentação de artistas brasileiros locais e com o show da banda Exaltasamba. Para uma lista completa de festivais e eventos culturais, visite a página do Yonge-Dundas Square na internet.

Uma curiosidade da praça é a sua fonte aquática, com 600 jatos programados por computador, que funcionam 24 horas durante os meses de abril a outubro. A qualidade da água é testada todas as manhãs pelo Departamento de Saúde de Toronto, sendo inclusive potável para o consumo humano. Para saber mais sobre a Yonge-Dundas Square, visite o post A transformação da Yonge-Dundas Square.

Universidade e cinema como vizinhos

Como o cruzamento da Yonge com a Dundas fica em um ponto estratégico do centro da cidade, diversos prédios importantes estão situados bem próximo do local. Um deles é a Universidade de Ryerson, uma das melhores do Canadá na área de mídia e negócios, sendo inclusive sede da maior escola de administração do país, a Ted Rogers School of Management.

Um outro edifício localizado na área é o 10 Dundas East (antigo Toronto Life), onde funciona um dos melhores cinemas da cidade, o AMC Yonge & Dundas. Com 24 telões, inclusive um no formato Imax (onde são exibidos filmes com sons e imagens digitais), ele tem capacidade para mais de 5 mil espectadores e está situado no 4o andar do prédio.

Entre os demais edifícios e atrações do bairro estão o 33 Dundas East (antigo Olympic Spirit Toronto, onde hoje funciona um canal de televisão local), a Torre de Mídia (uma das maiores do mundo) e o Hard Rock Cafe.

O OiCanadá traz uma lista completa das melhores lojas, restaurantes e bares dessa área da cidade.

Onde Comer

  • Big Smoke Burger (220 Yonge Street- Urban Eatery)- A grande fila formada em frente a essa hamburgeria, situada na praça de alimentação do Eaton Centre, não é à toa. Considerando as outras opções existente na Urban Eatery, o Big Smoke Burger ganha de longe. A carne é macia, os atendendentes simpáticos e pacientes e a variedade de opções é maior que muitos pubs e restaurantes da cidade.
  • Fran’s Restaurant (200 Victoria St.)- Essa é uma das 3 unidades desse restaurante. O cardápio traz uma boa seleção, incluindo opções de “café da manhã” que é servido 24 horas. E está exatamente aí o grande destaque desse lugar, o horário de funcionamento. Muitas vezes a fome ataca de madrugada (principalmente para aqueles que “trocaram a noite pelo dia”), e esse restaurante serve como uma boa alternativa.

  • Froshberg Gelato (220 Yonge Street)- Essa sorveteria é um outro lugar da praça da alimentação do Eaton Centre que vale a pena experimentar. Eu realmente me surpreendi com o sorvete de coco e abacaxi, com sabor bastante concentrado da fruta. Uma delícia!
  • Joey Eaton Centre (1 Dundas Street West)- Esse restaurante não é barato, mas possui um clima bastante agradável, fica ao lado do Eaton Centre e possui um boa variedade de pratos. Destaque para o butter chicken (prato indiano, bastante parecido com o nosso estrogonofe).
  • Imperial Pub (54 Dundas St. East)- O que mais chama a atenção desse bar, situado próximo à Ryerson University, são os diferentes tipos de tribos. Existem os hypsters, a geração shopping centre, patricinhas. O lugar vive lotado (seria por causa da pipoca grátis?), e possui garçons simpáticos.
  • Wanda’s Belgian Waffles (335 Yonge Street)- Ai, waffles… só de falar deles a boca começa a salivar. Não é fácil encontrar o “waffle perfeito” em Toronto, mas o Wanda’s Belgian Waffle é sem dúvida um dos melhores da cidade. Além disso, os atendentes são extremamente carismáticos. Vale a pena conferir!

  • Kyoto Japanese Restaurant (143 Dundas St W)- A impressão que eu tenho quando vou a alguns restaurantes japoneses é que eles tentam saciar o apetite do cliente enchendo o sushi de arroz. Esse não foi o caso do Kyoto House, que aliás nos surpreendeu pelo seu philadelphia roll (com queijo cremoso, salmão e abacate). Pedimos ele em várias rodadas. Para saber mais, visite o post Preço é o grande atrativo do Kyoto Japanese Restaurant.
  • Rare (220 Yonge Street)- Para quem gosta de sanduíches, esse é o lugar ideal. O de “roast beef” é simplesmente uma delícia. A carne vem em uma quantidade bem generosa, e o pão é bastante macio. Quando estiver fazendo compras no eaton Centre, aproveita para dar uma conferida nesse local.
  • Jack Astor’s (10 Dundas Street East)- Essa filial está situada em frente ao cinema AMC (no quarto andar do prédio), e assim como nos outros endereços, possui uma boa variedade de pratos e garçonetes que parecem ter saído de um concurso de beleza. Destaque para o chicken bowties.

O que comprar

  • Stag Shop (239 Yonge Street)- Esse é um dos melhores sex shops da cidade. Aqui você encontra praticamente tudo que precisa: uma grande seleção de vibradores, géis comestíveis, dvds quase de graça (salve a internet!) e lingeries. Na época do Halloween, essa é uma boa loja para encontrar fantasias sensuais.
  • Katie (354 Yonge Street)- Essa loja de roupas femininas possui filiais em diversos pontos de Toronto, e o sucesso veio em decorrência de uma combinação perfeita: bonito e barato. O destaque são os vestidos, com modelos em diversas cores, estampas e tamanhos.
  • Guess (306 Yonge Street)- Esse é o endereço de uma das maiores lojas em Toronto dessa famosa marca de roupas. São dois pisos (sendo o superior para a moda masculina), com peças da última coleção.
  • Best Buy (354 Yonge Street)- Não tem como visitar o Canadá e não comprar eletrônicos. Essa loja, junto com a Future Shop, são as melhores opções. Os funcionários parecem bem treinados e preparados para ajudar o consumidor em qualquer dúvida. Existe uma grande seleção de computadores, máquinas fotográficas, filmadoras, tvs de plasma, dvds, celulares e boa variedade de equipamentos de áudio.

  • Future Shop (351 Yonge Stret)- Os eletrônicos encontrados aqui são praticamente os mesmos da Best Buy, e os preços bastante parecidos. As duas lojas são excelentes para a compra de eletrônicos, incluindo computadores. Essa filial dá acesso ao 10 Dundas East, o prédio onde está situado o cinema AMC.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo