Siga-nos

OiCanadá

Lazer

A imponência do canadense Imax se espalha pelo mundo

Em uma época onde o cinema hollywoodiando passa por uma leve crise, o Imax, criado pela canadense Imax Corporation, continua sendo sucesso de público em diversos países e o preferido de cineastas hollywoodianos para o lançamento de grandes produções. O OiCanadá traz uma lista dos melhores cinemas da cidade para assistir aos filmes com esse formato.

É impossível passar pela Queen West e não prestar a atenção no Scotiabank Theatre, situado no cruzamento das ruas Richmond com John. Também pudera, um cubo mágico gigante preso ao teto é apenas um “pequeno detalhe” da grandiosidade do cinema. São 13 salas de exibição e uma escada rolante do tamanho de um prédio de quatro andares, considerada uma das maiores de Toronto. Mas apesar de tanta imponência, a “menina dos olhos” do lugar é mesmo o Imax, onde são exibidos filmes em 3 dimensões com imagens e som digitais.

Não é surpresa nenhuma que o Imax exerça um papel importante no lucro do Scotiabank Theatre e de mais de 250 cinemas espalhados pelo mundo. Criada pela canadense Imax Corporation há mais de 40 de anos, a tela de 22 metros de largura por 16 metros de altura conquistou os maiores cineastas de Hollywood, que escolhem o formato para lançar suas grandes produções, como aconteceu com os filmes Avatar, e mais recentemente Titanic em 3D, ambos do diretor canadense James Cameron.

A tecnologia usada no formato Imax já está presente em mais de 35 países, incluindo o Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Em julho, Porto Alegre deve ser a próxima cidade brasileira a receber uma sala Imax, no Bourbon Shopping Wallig.

Apesar de uma série de opções para assistir a filmes, como celulares, computadores e as televisões com telas planas que estão cada vez maiores (e mais baratas), o cinema continua atraindo muita gente, e apesar desse número ter caído se comparado aos anos anteriores, nada parece ter abalado o Imax. Só nas seis primeiras semanas do ano, a venda de ingressos para assistir aos filmes exibidos em suas telas gigantes gerou $55 milhões só nos Estados Unidos, 45% a mais do que o mesmo período em 2011. Além disso, por enquanto, o processo usado nas suas produções é muito difícil de ser usado nas residências.

“Imax está cumprindo a promessa que o 3-D não cumpriu, algo diferente de tudo que você já viu. Ao contrário do som excelente e óculos de 3-D, você não pode copiar Imax em casa, a não ser que tenha uma tela de seis andares”, disse ao jornal americano USA Today, Jeff Block, analista do Exhibitor Relations (uma empresa de pesquisa estatística sobre a indústia cinematrográfica).

A criação dos filmes em 3 dimensões da Imax utiliza duas lentes que representam cada olho, e são separadas por uma distância de 64mm (em média, a mesma dos olhos humanos). Dois rolos de filmes gravam as imagens e as projetam simultaneamente, criando a ilusão de ver a imagem saindo da tela, usando os óculos com painéis LCD.

Na Grande Toronto, além do Scotiabank Theatre, existem mais sete salas Imax, entre elas o Imax Dome Theatre, no Ontario Science Centre, que exibe produções educativas para uma plateia inclinada e possui um projetor de 900kg. No momento estão sendo exibidos nesse cinema os filmes To The Artic (de Greg MacGillivray), Rocky Mountain Express (de Stephen Low) e Under The Sea (de Howard Hall). Aos sábados, a partir das 7pm, é possível assistir a duas sessões e pagar um preço mais barato pelo ingresso.

Nos próximos meses, uma série de filmes deve ser lançada no formato Imax em cinemas da cidade. Entre eles estão The Avengers (04/05), The Hobbit: An Unexpected Jouney (14/12), James Bond Skyfall (09/11), The Amazing Spider Man (03/07), The Dark Night Rises (20/07) e Frankenweenie (10/05).

O OiCanadá visitou alguns cinemas que oferecem o formato Imax e traz a seleção dos melhores da cidade. Para uma lista completa, visite o site do Imax.

  • Scotiabank Toronto (259 Richmond St West)- Esse cinema é um dos melhores de Toronto e está situado na Queen West, próximo a diversos restaurantes, bares, lojas e boates. Possui 13 salas de exibição, várias lanchonetes e uma livraria Chapters.
  • Imax Dome Theatre (770 Don Mills Road)- Está situado no Ontario Science Centre e exibe filmes educativos no formado Imax Dome (com a plateia inclinada) e oferece aos sábados, a partir das 7pm, a chance de assistir a duas sessões com desconto.
  • AMC Yonge & Dundas (10 Dundas Street East)- Está situado no último andar do Toronto Life Square, em frente ao Yonge-Dundas Square, oferecendo diversas salas de exibição e bons restaurantes como Jack Astor’s e Milestones.
  • Colossus Theatres Vaughn (3555 Highway 7 West)- Esse grande cinema tem capacidade para 5 mil pessoas e possui 18 telas para a exibição de filmes. Oferece uma série de lanchonetes do tipo fast-food e até salão de festas. A sala Imax tem capacidade de comportar 350 pessoas.

foto: TomFlemming

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo