Siga-nos

OiCanadá

Educação

Como estudar na Ryerson University

Na semana passada o OiCanadá publicou um artigo sobre a Ryerson, uma das universidades canadenses que mais têm crescido nos últimos anos. São cerca de 40 cursos de graduação e pós-graduação, entre eles Jornalismo, Artes Cênicas e Engenharia Aeroespacial. Se tornar um dos mais de 35 mil alunos que estudam nessa instituição pode ser mais fácil do que se pensa. No entanto, é preciso dominar bem o inglês e conseguir uma boa nota no ENEM (o exame do ensino médio brasileiro).

São várias as vantagens de estudar na Ryerson. A universidade está situada no centro de Toronto, próxima ao Eaton Centre (o maior shopping da cidade) e a diversos bares e restaurantes. Além disso, essa instituição tem a reputação de unir muito bem a teoria à prática formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

No curso de Artes Cênicas, por exemplo, o aluno assiste às aulas no Ryerson Theatre, um dos maiores teatros de Toronto com capacidade para comportar mais de 1200 pessoas. Já quem estuda Jornalismo (considerado um dos melhores cursos dessa instituição), tem acesso a excelentes equipamentos para TV e rádio e a chance de publicar seus artigos em revistas e jornais como Ryersonian e McClung’s, além de poder estagiar em algumas das melhores empresas de comunicação do país, como o jornal The Globe and Mail e a estação de rádio e televisão estatal CBC.

Engenharia Aeroespacial é um dos dois cursos da área reconhecidos pelo Conselho de Engenharia Canadense e inclui disciplinas como mecânica de vôo e aerodinâmica. Quem opta pelos setores de administração, tem a oportunidade de estudar no Ted Rogers School of Managemnent, a maior escola de programas em gestão do Canadá, oferecendo cursos como Gestão em Varejo, Negócios, Turismo e Hospitalidade. A instituição oferece também projetos de empreendedorismo, possibilitando ao aluno criar a sua própria empresa.

A Ryerson University está aberta a receber estudantes brasileiros que queiram fazer parte do seu corpo discente. O OiCanadá ensina passo a passo como estudar nessa universidade, e aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer.

  • A Ryerson disponibiliza de uma série de cursos em diversas áreas. Veja se na lista se existe algum programa com o qual você se identifique.
  • Antes de aplicar, é importante ficar atento aos prazos. As informações podem ser encontradas no site da Ryerson University.
  • Estudantes brasileiros precisam providenciar certificado de conclusão do ensino médio e o resultado do ENEM (o exame do ensino médio brasileiro). É importante ressaltar que as exigências de média mínima e outros detalhes para ser aceito varia de acordo com cada curso. Mais informações podem ser encontradas na página de cada programa acadêmico.
  • É preciso fazer um teste de proficiência da língua, como o IELTS, TOEFL ou ainda o RTEP (teste oferecido pela própria Ryerson). Para mais informações, visite o site na internet.
  • Preencher o formulário 105 F do Centro de Aplicação para Universidades de Ontário (OUAC).
  • Preencher formulário complementar da Ryerson University.
  • É preciso indicar na aplicação que você possui ou pretende adquirir o study permit (permissão de estudos no Canadá adquirido pelo Consulado do Canadá em São Paulo). Esse documento é emitido com a confirmação da Ryerson que você foi aceito no programa. Para mais informações, visite o site do Departamento de Imigração e Cidadania do canadá.
  • Envie toda a documentação para o seguinte endereço: Undergraduate Admissions and Recruitments- Ryerson University, 350 Victoria Street- Toronto, ON, M5B 2K3.
  • A Ryerson University oferece a possibilidade de acompanhar todo o seu processo pela internet a partir do momento em que a instituição recebe a sua aplicação. Para isso, basta criar uma conta no site da internet. Mais informações na seção “Depois que eu apliquei”.
  • Qualquer informação mais detalhada pode ser obtida no site de matrícula da Ryerson University para estudantes internacionais, incluindo valor dos cursos e bolsas de estudo.

As inscrições para a Ryerson reabrem no final de outubro de 2012, para cursos em 2013.

O OiCanadá oferece um serviço personalizado gratuito onde o estudante pode esclarecer dúvidas e obter orçamentos junto a algumas das melhores escolas de idioma e agências de intercâmbio do Canadá, economizando tempo e dinheiro.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo