Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Pelos poderes da carne moída

Seja de boi, porco, frango, peru ou cordeiro, a carne moída do dia-a-dia pode ser usada para impressionar os amigos. Leia dicas de como aproveitá-la ao máximo.

http://www.flickr.com/photos/13586721@N05/3099723960/

http://www.flickr.com/photos/[email protected]/3099723960/

Espero que estejam aproveitando bem o verão que, para nós aqui no norte do hemisfério norte, é bem curto, mas ainda assim cheio de atividades. Eu, como não perco tempo, fui logo acampar, atividade que conheci aqui no Canadá, já que no Brasil nem sabia que existia barraca de camping. Infelizmente, quando acampamos parece que deixamos de lado a criatividade. No segundo dia eu já não aguentava mais comer salsicha na “brasa”, os tradicionais marshmallows tostados que são bem melhores nos filmes (o meu parecia atrair todas as cinzas e poeiras da fogueira) e o sempre presente hambúrguer seco e tostado. Por falar em hambúrguer, as pessoas não percebem o quanto é fácil fazê-lo. É aí que entra o poder da carne moída.

Aqui no Canadá ou nos EUA a gente conta com uma variedade de carnes moídas, como as de frango, peru, porco, cordeiro e finalmente o tradicional “boi-ralado”. Eu adoro misturar a carne de porco e a de boi em quantidades iguais nas minhas receitas e ninguém repara a diferença. A suína é mais barata, mas não precisa contar para todo mundo né? Dizem que carne de peru é otima, mas acho muito seca por causa do teor muito baixo de gordura, ficando difícil sair algo que preste.

Molho

Nestes tempos de crise na economia, nada melhor do que algo fácil e barato. Então, queridos, preparem-se para o milagre da multiplicação!

Ingredientes: Carne de porco e de boi moídas em quantidades iguais (O que estiver na promoção! Adoro!), e o tradicional molho de tomate à bolonhesa.

A primeira regra para molhos diz que tudo o que se coloca no molho não pode ser retirado depois. Então, se fizer molho de carne, primeiro frite a carne com sal e pimenta-do-reino, retirando a gordura, caso contrário o seu molho vai ficar com aquela camada boiando. Outro detalhe, carne moída gelada faz soltar muita água, portanto tire a da geladeira um tempo antes e cozinhe-a quando estiver mais ou menos em temperatura ambiente.

Bem, voltando ao molho, após a carne estar frita, adicione cebola (se gostar) e alho (adoro). Se quiser, pode parar por aí ou recheá-la em panquecas, por exemplo. Mas se adicionar uma ou duas latas de tomate picado (diced tomatoes) e deixar ferver em fogo baixo até tomar a consistência desejada, você terá um belo molho que pode ser usado também em uma lasanha (ou para qualquer outra coisa, não é mesmo?). Agora me fale: é difícil? Não.

Hum… Está enjoado de molho de tomate? Pegue a mesma receita e acrescente tudo o que tiver em casa, como milho verde em lata, ervilha, champignons, pimentão verde, e cozinhe tudo. Em seguinda forre um refratário (pirex), cubra-o com purê de batata, povilhe com queijo-ralado e coloque no forno. Pronto, mais uma receita! Acompanhe com uma salada verde. Eu sempre faço aqui em casa.

Mais dicas

Meat loaf

Meat loaf

Pegue a mesma carne moída de boi ou de porco, ou a duas misturadas, coloque em uma vazilha e adicione sal e pimenta do reino à gosto, e ainda cebola e salsinha bem picadinhas. Misture tudo muito rapidamente e pronto. O seu melhor hambúrguer está feito. Apenas preste atenção, pois o segredo é nunca misturar muito a massa porque vai ficar duro e seco. É tudo muito rápido. Quanto menos você trabalhar a mistura melhor.

Agora pegue a mesma mistura e adicione pão adormecido deixado de molho com leite, misture a massa e adicione uma generosa pitada de orégano. Faça bolinhas e você já tem almôndegas deliciosas que podem ser fritas ou cozidas em molho de tomate. Fica uma delicia com qualquer tipo de macarrão. Não quer comida italiana?

Pegue a mesma mistura, abra-a sobre uma superfície forrada com papel alumínio, formando um retângulo de carne moída. Dentro desse retângulo, recheie com tirinhas de cenoura, salsicha cortada em tirinhas finas, bacon, azeitonas picadinhas, champignon e ainda pimentão verde e vermelho cortados em tirinhas. Em seguida, enrole tudo com a ajuda do papel alumínio e faça um rocambole de carne. É só colocar no forno com o papel alumínio. Quando estiver pronto, corte-o em fatias e sirva com arroz branco e uma salada de maionese. O seu domingo está salvo.

Quer mais?

Ainda assim está com preguiça? Pegue a mesma mistura da almôndegas e coloque-a em uma forma retangular e alta (aquela para pães). Pincele o topo com ketchup ou molho BBQ, coloque no forno e você terá um maravilhoso bolo de carne (meat loaf), que vai agradar a qualquer um.

Quer se aventurar ainda mais? Faça hambúrgers de peru (coloque uma colher de manteiga para não ficar seco demais), frango, ou mesmo cordeiro, com uma pitada de cominho (cumin powder), bastante alho picadinho e salsinha. Sirva esse último com molho de iogurte com hortelã e pão árabe (pita). Uma delícia! E se alguém te perguntar, fale que você aprendeu essa receita em seu último cruzeiro pelas ilhas gregas.

Se bater uma culpa, substitua 1/3 da quantidade de carne moída por proteína de soja também moída e juro que ninguém nem vai notar. Só tome cuidado para cozinhá-la antes. Ótimo para quem tem filhos que não comem nada (nunca foi o meu caso, mas não custa ajudar).

Eu ainda poderia falar muito mais sobre a carne moída, mas meus editores vão me matar. Na próxima coluna vou falar sobre comidas de verão!

Ah! Esqueci de falar. Todas as receitas acima congelam muito bem, tanto quanto cruas ou cozidas. Não sou um anjo?

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

14 Comentários

14 Comments

  1. Mary

    23/jun/2011 at 10:35

    Precisava mesmo de um marido desses aqui em casa…..rsrs

    ADOREI AS DICAS E JA FIZ ALGUMAS AQUI

  2. Mamãe

    04/dez/2009 at 07:14

    Maravilha nº 2 bjos

  3. Carol

    24/jul/2009 at 16:16

    Grande Rafael!

    Seu humor está afiadíssimo, hahaha!

    A parte mais importante que eu preciso lembrar sempre é: “E se alguém te perguntar, fale que você aprendeu essa receita em seu último cruzeiro pelas ilhas gregas.” :D

    Mas é isso aí, carne moída é que nem Neston (putz, fundo do baú… isso ainda existe?). Eu sempre tenho uma caixinha no freezer. Meu default é hambúrguer caseiro, coisa de 5 minutos e fica suculento e delicioso!

  4. Caroline

    11/jul/2009 at 21:27

    Rafa!! Adorei a receita do rocambole!! Vc me deixou com fome agora… Vou ter que fazer um lanchinho. :)

  5. Dani

    09/jul/2009 at 11:22

    ainda bem q vc fica aqui em casa quando vem pro Brasil!!!!!!!!!
    vamos ter mtas comidinhas gostosasssssssssssssss!!!!!!!!!!!

  6. Bianca Bold

    09/jul/2009 at 07:40

    Show, Rafael! =) Uns com tanta criatividade na cozinha, outros sem nada (moi!)… hehehe
    Olha, quando tiver um tempinho, poderia dar umas dicas de pratinhos light? Mas tem que ser nesse seu estilo — rápido, prático e gostoso! Merci!
    Beijo e sucesso!

  7. Rafael Alcântara

    09/jul/2009 at 00:07

    Queridos obrigado pelas visitas eu adoro quando vocês aparecem aqui! Esse “rocambole” de carne moída é super interessante e vai bem com tudo. Eu uso sempre uma combinaçao de doce com salgado entao eu recheio com ovos cozidos picadinhos, passas e cenora cortada em tirinhas e salsicha e azeitona e pimentao verde ou seja o recheio fica super colorido… E sem contar que a receita rende bastante mesmo. E congela super bem. Deixe no seu frizer e tire no dia anterior e coloque na geladeira depois e só colocar no forno e pronto. Purê de Batata ou mesmo uma saladinha ou um arroz branco fica uma delícia.

  8. Ale Pego

    08/jul/2009 at 22:32

    Valeu as dicas!
    Amo carne moida de peru e nao gosto muito da de porco.Mas vou testar sua sugestao de misturar porco com boi.Te conto depois!

  9. FláviaCola

    06/jul/2009 at 17:05

    ei rafa, vc é dos meus…
    segue outra receitinha com carne moída, que eu tb adoro!!!
    misture a carne moída com sopa de cebola, abra em duas partes e recheie com mussarela e asse – fica show!!!

  10. Paulo Mello

    06/jul/2009 at 08:07

    Nada como um gourmet pra falar tão bem de comida a ponto de dar água na boca!!!!

  11. Deyse

    03/jul/2009 at 22:33

    Rafa! adorei a receita e até fiquei com água na boca! vou tentar o rocambole de carne…
    Beijão!

  12. Dennys

    03/jul/2009 at 17:06

    Adoro hambuguer de peru. Muito delicioso e bastante comum na Florida. Aqui na Polonia fazemos sempre no verao. Obrigado mais uma vez pelas dicas deliciosas.

  13. levi

    03/jul/2009 at 12:03

    Dilicia!!!!

  14. Gio

    03/jul/2009 at 09:39

    voce e um anjo mesmo rafa! adorei as receitas! inclusive ja fizemos o racomabole de carne aqui em casa mas colocamos queijo e presunto no recheio! ficou muito bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Paladar

Posts Populares

Topo