Siga-nos

OiCanadá

Paladar

Pelos poderes da carne moída

Seja de boi, porco, frango, peru ou cordeiro, a carne moída do dia-a-dia pode ser usada para impressionar os amigos. Leia dicas de como aproveitá-la ao máximo.

http://www.flickr.com/photos/13586721@N05/3099723960/

http://www.flickr.com/photos/13586721@N05/3099723960/

Espero que estejam aproveitando bem o verão que, para nós aqui no norte do hemisfério norte, é bem curto, mas ainda assim cheio de atividades. Eu, como não perco tempo, fui logo acampar, atividade que conheci aqui no Canadá, já que no Brasil nem sabia que existia barraca de camping. Infelizmente, quando acampamos parece que deixamos de lado a criatividade. No segundo dia eu já não aguentava mais comer salsicha na “brasa”, os tradicionais marshmallows tostados que são bem melhores nos filmes (o meu parecia atrair todas as cinzas e poeiras da fogueira) e o sempre presente hambúrguer seco e tostado. Por falar em hambúrguer, as pessoas não percebem o quanto é fácil fazê-lo. É aí que entra o poder da carne moída.

Aqui no Canadá ou nos EUA a gente conta com uma variedade de carnes moídas, como as de frango, peru, porco, cordeiro e finalmente o tradicional “boi-ralado”. Eu adoro misturar a carne de porco e a de boi em quantidades iguais nas minhas receitas e ninguém repara a diferença. A suína é mais barata, mas não precisa contar para todo mundo né? Dizem que carne de peru é otima, mas acho muito seca por causa do teor muito baixo de gordura, ficando difícil sair algo que preste.

Molho

Nestes tempos de crise na economia, nada melhor do que algo fácil e barato. Então, queridos, preparem-se para o milagre da multiplicação!

Ingredientes: Carne de porco e de boi moídas em quantidades iguais (O que estiver na promoção! Adoro!), e o tradicional molho de tomate à bolonhesa.

A primeira regra para molhos diz que tudo o que se coloca no molho não pode ser retirado depois. Então, se fizer molho de carne, primeiro frite a carne com sal e pimenta-do-reino, retirando a gordura, caso contrário o seu molho vai ficar com aquela camada boiando. Outro detalhe, carne moída gelada faz soltar muita água, portanto tire a da geladeira um tempo antes e cozinhe-a quando estiver mais ou menos em temperatura ambiente.

Bem, voltando ao molho, após a carne estar frita, adicione cebola (se gostar) e alho (adoro). Se quiser, pode parar por aí ou recheá-la em panquecas, por exemplo. Mas se adicionar uma ou duas latas de tomate picado (diced tomatoes) e deixar ferver em fogo baixo até tomar a consistência desejada, você terá um belo molho que pode ser usado também em uma lasanha (ou para qualquer outra coisa, não é mesmo?). Agora me fale: é difícil? Não.

Hum… Está enjoado de molho de tomate? Pegue a mesma receita e acrescente tudo o que tiver em casa, como milho verde em lata, ervilha, champignons, pimentão verde, e cozinhe tudo. Em seguinda forre um refratário (pirex), cubra-o com purê de batata, povilhe com queijo-ralado e coloque no forno. Pronto, mais uma receita! Acompanhe com uma salada verde. Eu sempre faço aqui em casa.

Mais dicas

Meat loaf

Meat loaf

Pegue a mesma carne moída de boi ou de porco, ou a duas misturadas, coloque em uma vazilha e adicione sal e pimenta do reino à gosto, e ainda cebola e salsinha bem picadinhas. Misture tudo muito rapidamente e pronto. O seu melhor hambúrguer está feito. Apenas preste atenção, pois o segredo é nunca misturar muito a massa porque vai ficar duro e seco. É tudo muito rápido. Quanto menos você trabalhar a mistura melhor.

Agora pegue a mesma mistura e adicione pão adormecido deixado de molho com leite, misture a massa e adicione uma generosa pitada de orégano. Faça bolinhas e você já tem almôndegas deliciosas que podem ser fritas ou cozidas em molho de tomate. Fica uma delicia com qualquer tipo de macarrão. Não quer comida italiana?

Pegue a mesma mistura, abra-a sobre uma superfície forrada com papel alumínio, formando um retângulo de carne moída. Dentro desse retângulo, recheie com tirinhas de cenoura, salsicha cortada em tirinhas finas, bacon, azeitonas picadinhas, champignon e ainda pimentão verde e vermelho cortados em tirinhas. Em seguida, enrole tudo com a ajuda do papel alumínio e faça um rocambole de carne. É só colocar no forno com o papel alumínio. Quando estiver pronto, corte-o em fatias e sirva com arroz branco e uma salada de maionese. O seu domingo está salvo.

Quer mais?

Ainda assim está com preguiça? Pegue a mesma mistura da almôndegas e coloque-a em uma forma retangular e alta (aquela para pães). Pincele o topo com ketchup ou molho BBQ, coloque no forno e você terá um maravilhoso bolo de carne (meat loaf), que vai agradar a qualquer um.

Quer se aventurar ainda mais? Faça hambúrgers de peru (coloque uma colher de manteiga para não ficar seco demais), frango, ou mesmo cordeiro, com uma pitada de cominho (cumin powder), bastante alho picadinho e salsinha. Sirva esse último com molho de iogurte com hortelã e pão árabe (pita). Uma delícia! E se alguém te perguntar, fale que você aprendeu essa receita em seu último cruzeiro pelas ilhas gregas.

Se bater uma culpa, substitua 1/3 da quantidade de carne moída por proteína de soja também moída e juro que ninguém nem vai notar. Só tome cuidado para cozinhá-la antes. Ótimo para quem tem filhos que não comem nada (nunca foi o meu caso, mas não custa ajudar).

Eu ainda poderia falar muito mais sobre a carne moída, mas meus editores vão me matar. Na próxima coluna vou falar sobre comidas de verão!

Ah! Esqueci de falar. Todas as receitas acima congelam muito bem, tanto quanto cruas ou cozidas. Não sou um anjo?

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

14 Comentários

14 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Paladar

    Topo